A utilização da realidade aumentada na concepção de recursos para a leitura de animação.
DOI:
https://doi.org/10.15359/rb.39-1.4Palavras-chave:
Leitura Animada, Realidade Aumentada, Bibliotecas, Álbuns de Livros, ecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
Este artigo é uma descrição dos resultados obtidos no Trabalho Final de Pesquisa Aplicada Criação de um livro de álbum com realidade aumentada da peça "A guardiã da natureza e os seus amigos salvam o rio" para apoiar o projecto Green I read you green da Fundación Leer / IBBY Costa Rica para obter um mestrado em biblioteca e estudos de informação. A fim de motivar os estudantes de 10, 11 e 12 anos a ler o livro e participar nos workshops da Fundación Leer / IBBY Costa Rica, foi criado um livro de álbum com a realidade aumentada do livro "Nature's Guardian and her friends save the river", escrito por Jessica Sheffield e ilustrado por Shannon McWhriter. Para a sua realização, foram concebidos diferentes recursos para serem adicionados ao livro através da tecnologia de realidade aumentada, incluindo um website, vídeos, animações, figuras 3D, imagens e ficheiros áudio, bem como uma fotografia 360 esférica. No final da criação do documento, foi utilizado num workshop sobre saúde ambiental organizado pela Fundación Leer / IBBY Costa Rica, como parte do seu projecto Leo que te leo verde. A utilização do livro neste workshop foi avaliada pelo facilitador da Fundação e pelos estudantes participantes. Os resultados de todo o processo permitiram-nos concluir que é possível criar, a partir da biblioteca, recursos bibliográficos originais, e que a utilização da realidade aumentada traz resultados favoráveis no que diz respeito à animação da leitura. Do mesmo modo, os estudantes envolvidos nesta investigação afirmaram que consideravam que a utilização desta tecnologia lhes permitia ter um maior interesse na leitura.
Referências
Arroyo, N. (2016). Experiencias de realidad aumentada en bibliotecas: estado de la cuestión. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, 36. DOI: http://dx.doi.org/10.1344/BiD2016.36.4
Aumentaty (2019). Aumentaty Community. Estás en la comunidad educativa Aumentaty. [Sitio Web Oficial]. Recuperado de: http://www.aumentaty.com/community/es/
Blázquez, A. (2017). Realidad aumentada en la educación. Recuperado de: http://oa.upm.es/45985/1/Realidad_Aumentada__Educacion.pdf
Cabero, J., Vázquez, E. y López, E. (2018). Uso de la Realidad Aumentada como Recurso Didáctico en la Enseñanza Universitaria. Formación Universitaria 11(1). 25-34. Recuperado de https://scielo.conicyt.cl/pdf/formuniv/v11n1/0718-5006-formuniv-11-01-00025.pdf
Castillo, J. (2011). Proceso lector como instrumento de aprendizaje. Trabajo final de graduación para optar por el título de Maestro en Docencia Universitaria. Universidad de San Carlos de Guatemala. Recuperado de: http://www.repositorio.usac.edu.gt/1216/1/07_2115.pdf
Chaves, L. (2015). Estrategias para el fomento a la lectura: ideas y recomendaciones para la ejecución de talleres de animación lectora. e-Ciencias de la Información (5)2, 1-15. Recuperado de: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/eciencias/article/view/19605
Chaves, L. (2019). La biblioteca: un escenario diverso para la promoción de la lectura. e-Ciencias de la Información, 9(1). DOI https://doi.org/10.15517/eci.v1i1.35436
Flores, J., Domínguez, C. y Rodríguez, J. (2010). La realidad aumentada como herramienta para mejorar los procesos educativos en la USMP. Boletín electrónico de la Unidad de Virtualización Académica. 10. Recuperado de: http://oei.org.ar/ibertic/evaluacion/sites/default/files/biblioteca/14_realidad_aumentada.pdf
Jiménez, L. (2012) La animación a la lectura en las bibliotecas... La construcción de un camino hacia la lectura. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios. 113. 59-78
Lluch, G., Sánchez, S. (2017). La promoción de la lectura: un análisis crítico de los artículos de investigación. Revista Española de Documentación Científica 40(4). 1-14. Recuperado de https://doi.org/10.3989/redc.2017.4.1450
Pernas, E. (2009). Animación a la lectura y promoción lectora. En: López Gómez, P. y Santos Paz, J. (Eds). Guía para bibliotecas escolares (pp. 261-290). Universidad de Coruña. Recuperado de: https://core.ac.uk/download/pdf/61911757.pdf
Prendes, C. (2015). Realidad aumentada y educación: análisis de experiencias prácticas. Revista de Medios y Educación, 46. 187-203. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36832959008
Ramírez, E. (2009). ¿Qué es leer? ¿Qué es la lectura? Investigación bibliotecológica (23)47, 161-188. Recuperado de: http://www.scielo.org.mx/pdf/ib/v23n47/v23n47a7.pdf
Unidad de Currículum y Evaluación. (2007). Ver para leer. Acercándonos al libro álbum. Santiago de Chile: Ministerio de Educación. Recuperado de http://www.bibliotecas-cra.cl/sites/default/files/publicaciones/verparaleer.pdf
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.