Uma experiência educacional na área da biblioteconomia: inovar através de estratégias didácticas práticas e criativas por meio de estratégias didácticas práticas e criativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rb.40-1.5

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Didáctica, Aprendizagem significativa, Educação, Ensino

Resumo

O objectivo do artigo é apresentar o processo desenvolvido para adaptar, inovar e melhorar as estratégias didácticas aplicadas no curso "Fundamentos de
e melhorar as estratégias didácticas aplicadas no curso "Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação" do
da Escola de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade da Costa Rica.
Ciências da Informação da Universidade da Costa Rica. Para este efeito, um
56 estudantes inscritos durante o primeiro ciclo de 2019 foram diagnosticados e com base nas suas necessidades e formas de
e com base nas suas necessidades e formas de aprendizagem, foram concebidas e aplicadas 3 estratégias didácticas que
facilitar a aquisição de conhecimentos, aprendizagem significativa e a aquisição de competências transversais.
competências transversais. Como resultado, as actividades desenvolvidas tiveram um elevado nível de aceitação por parte dos estudantes.
As actividades foram muito bem aceites pelos estudantes, o que se reflectiu tanto nas suas avaliações como nas
bem como nas avaliações dadas aos professores.

 

Referências

Araya, A. (2016). La dimensión lúdica del ser humano en el aprendizaje. San José, CR:

EUNED.

Escuela de Bibliotecología y Ciencias de la Información [EBCI] (2019). BI-1001 Fundamentos

de las Ciencias Bibliotecológicas y de la Información: Programa del curso. San José,

Costa Rica: EBCI.

González, B. y León, A. (2009). Interacción verbal y socialización cognitiva en el aula de clase.

Acción Pedagógica, 18, 30-41. Recuperado de

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3122358

González, L. (2013). Learning commons en bibliotecas académicas. Biblios: Revista de

Bibliotecología y Ciencias de la Información, 53, 88-96.

DOI: https://doi.org/10.5195/biblios.2013.136

Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, M. (2010). Metodología de la investigación (5 ed.).

México: McGrawHill

Imbernón, F. y Medina, J.L. (2006). Metodología participativa en el aula universitaria: La

participación del alumnado. En Martínez, M. (coord.), Propuestas para el cambio

docente en la universidad (91-122). España: Editorial Octaedro.

Muñoz Rocha, C.I. (2015). Metodología de la investigación. México: Oxford University Press

Piedra García, L.A. (2015). Una aproximación científica y pedagógica a la existencia de los

grupos grandes en el contexto universitario. San José, Costa Rica: DEDUN

Piedra, L.A. y Arias, M. (2015). Informe final del proyecto: Creencias y representaciones del

estudiantado en los procesos de formación de la Universidad de Costa Rica.

Recuperado de

http://repositorio.inie.ucr.ac.cr/bitstream/123456789/375/1/06.03.06%202280.pdf

Programa Estado de la Educación (2019). Estado de la Educación Costarricense 2019.

Recuperado de http://repositorio.conare.ac.cr/handle/20.500.12337/7773

Sobrados, M. (2016). El trabajo docente en grupos numerosos: Experiencias en el uso del

portafolio. Opción, 10, 773-788. Recuperado de

https://www.redalyc.org/pdf/310/31048901043.pdf

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Uma experiência educacional na área da biblioteconomia: inovar através de estratégias didácticas práticas e criativas por meio de estratégias didácticas práticas e criativas. (2022). Bibliotecas, 40(1), 1-25. https://doi.org/10.15359/rb.40-1.5

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Uma experiência educacional na área da biblioteconomia: inovar através de estratégias didácticas práticas e criativas por meio de estratégias didácticas práticas e criativas. (2022). Bibliotecas, 40(1), 1-25. https://doi.org/10.15359/rb.40-1.5

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >>