Árvores sobreviventes ao bombardeamento atómico de Hiroshima

uma mensagem de paz das bibliotecas públicas e do projeto EC-614 da Universidade da Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rb.42-2.2

Palavras-chave:

Paz, Justicia, Acción social, naturaleza, Biblioteca

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de ação social EC-614 da Universidade da Costa Rica “Árvores da paz sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima: Fase 1: estabelecimento de mudas na Costa Rica”, bem como o impacto que teve especialmente nas bibliotecas públicas e como contribuição para o cumprimento do objetivo 16, “Paz, justiça e instituições fortes”, da Agenda 2030 das Nações Unidas. Assim, faz-se uma contextualização das bibliotecas enquanto entidades promotoras da paz e descreve-se o projeto, a sua génese e significado. Também apresenta as conclusões e lições aprendidas até agora com o desenvolvimento deste projeto de colaboração entre a Faculdade de Biologia e a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade da Costa Rica.

 

Referências

Ávalos, G., Rodríguez, D. y Chaves, L. (2022). Informe resultados de proyecto EC-614. Universidad de Costa Rica.

Carrascosa, M. (2015). Las bibliotecas públicas, lugares para compartir, disfrutar y aprender. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, 109, 8-17. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5468155.pdf

Castro, S. (2022). Árboles de Ginkgo en un paseo para peatones en Seúl, Corea del Sur. [Fotografía].

Consejo Universitario. (1974). Estatuto orgánico de la Universidad de Costa Rica. https://www.cu.ucr.ac.cr/normativ/estatuto_organico.pdf

Comité Permanente de la Sección de Bibliotecas Escolares de IFLA. (2015). Directrices de la IFLA para la biblioteca escolar. https://repository.ifla.org/bitstream/123456789/1096/1/ifla-school-library-guidelines-es.pdf

International Federation of Library Associations and Institutions. (2019). Acceso y oportunidades para todos: cómo contribuyen las bibliotecas a la Agenda 2030 de Naciones Unidas. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/access-and-opportunity-for-all-es.pdf

Lor, P. y Pabón, J. (2018). Bibliotecas, internacionalismo y paz. Signo y pensamiento, 37(72). https://www.redalyc.org/journal/860/86057225002/86057225002.pdf

Naciones Unidas. (2017). Paz, justicia e instituciones sólidas: por qué es importante. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/wp-content/uploads/sites/3/2017/01/Goal_16_Spanish.pdf

Naciones Unidas. (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40155/24/S1801141_es.pdf

Naciones Unidas Costa Rica. (2023). Agenda 2030: 17 objetivos de desarrollo sostenible. https://ods.cr/17-objetivos-de-desarrollo-sostenible

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2017). Guía para asegurar la inclusión y la equidad en la educación. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000259592

Tornos, J., Arroyo, A., Martínez, M., y López, J. (2012). Transparencia, rendición de cuentas y participación: una agenda común para la cohesión social y la gobernanza en América Latina. https://www.observ-ocd.org/sites/observ-ocd.org/files/2018-04/transparencia-rendicion-de-cuentas-y-participacion-una-agenda-comun-para-la-cohesion-social-y-la-gobernanza-en-america-latina.pdf

Universidad de Costa Rica. (2023). Acción social en la UCR. https://www.ucr.ac.cr/accion-social/

Vicerrectoría de Acción Social. (2023). Buscador de proyectos. https://bite.ucr.ac.cr/buscador_proyectos

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Árvores sobreviventes ao bombardeamento atómico de Hiroshima: uma mensagem de paz das bibliotecas públicas e do projeto EC-614 da Universidade da Costa Rica. (2024). Bibliotecas, 42(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/rb.42-2.2

Como Citar

Árvores sobreviventes ao bombardeamento atómico de Hiroshima: uma mensagem de paz das bibliotecas públicas e do projeto EC-614 da Universidade da Costa Rica. (2024). Bibliotecas, 42(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/rb.42-2.2

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >>