Estratégia didática para o ensino de gerenciamento de coleções digitais e digitalização de materiais do patrimônio
DOI:
https://doi.org/10.15359/rb.42-2.7Palavras-chave:
Fotografia, Digitalização, Conservação e preservação, Prototipagem, Estratégia didática, BiblioteconomiaResumo
As coleções bibliográficas fazem parte do patrimônio acadêmico e cultural de nossa sociedade, e preservá-las e conservá-las é de extrema importância para tornar as informações que elas contêm acessíveis às gerações futuras; portanto, a proteção das informações é uma das tarefas mais importantes das bibliotecas. Entretanto, um documento a ser digitalizado para preservação pode estar sujeito a muito estresse se o processo for realizado com dispositivos de digitalização comerciais. Por esse motivo, é necessário treinar os futuros profissionais da informação no processo de digitalização de material bibliográfico do patrimônio.
Para isso, foi criada uma estratégia didática que inclui aulas síncronas sobre os princípios básicos da conversão de material analógico em digital, resoluções para cada tipo de material, balanço de branco e teoria das cores; além disso, como parte da estratégia didática, foram produzidos vídeos que explicam o manuseio adequado do material no momento da digitalização, a configuração da câmera, o processo de captura, a edição do material e a criação de um documento eletrônico.
Por fim, os alunos participaram de um workshop virtual prático, no qual concluíram sozinhos o processo de digitalização de material bibliográfico, aplicando o que aprenderam em sala de aula. Para avaliar a experiência, foi fornecido um instrumento ao grupo de alunos que participou da estratégia didática, o que permitiu conhecer a opinião deles sobre o nível de abordagem do assunto que conseguiram ter.
Referências
Aguado de Costa, A. (2011). Gestión de colecciones. Alfagrama Ediciones.
Alarcón, M., Alcas, N., Alarcón, H., Natividad, J., y Rodríguez, A. (2019). Empleo de las estrategias de aprendizaje en la universidad. Un estudio de caso. Revista de Psicología Educativa Propósitos y Representaciones, 7(1).
Casanovas, I. (2008). Gestión de archivos electrónicos. Alfagrama Ediciones.
Chan-Pavon, M., Mena-Romero, D., Escalante-Euán, J. F., y Rodríguez-Martín, M. D. (2018). Contribución de las Prácticas Profesionales en la formación de los Estudiantes de la Facultad de Ingeniería Química de la Universidad Autónoma de Yucatán (México). Formación Universitaria, 11(1), 53-62. https://scielo.conicyt.cl/pdf/formuniv/v11n1/0718-5006-formuniv-11-01-00053.pdf
Consejería de Cultura de la Junta de Andalucía. (2010). Recomendaciones técnicas para la digitalización de documentos. https://www.uma.es/media/tinyimages/file/11.D-AGUMA.pdf
Flores Flores, J., Ávila Ávila, J., Rojas Jara, C., Sáez González, F., Acosta Trijillo, R., y Díaz Larenas, C. (2017). Estrategias didácticas para el aprendizaje significativo en contextos universitarios. Unidad de Investigación y Desarrollo Docente Dirección de Docencia, Universidad de Concepción. https://www.academia.edu/36090833/Estrategias_did%C3%A1cticas_para_el_aprendizaje_significativo_en_contextos_universitarios
Fuentes, M. B. (2010). Evaluación y análisis de catálogos en línea: el catálogo centralizado de las bibliotecas públicas dependientes del Gobierno de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. http://eprints.rclis.org/15318/1/Evaluaci%C3%B3n%20y%20an%C3%A1lisis%20de%20cat%C3%A1logos%20en%20l%C3%ADnea%20%284%29.pdf
Guadamuz Villalobos, J. (23 de octubre de 2020). Como migrar colecciones impresas a formato digital. [Video]. YouTube. https://youtu.be/fkQQWs8VOvE?si=ZdKmWnO9W7ikNIr5
Guadamuz Villalobos, J. (7 de diciembre de 2023). Cómo digitalizar material bibliográfico patrimonial [Video]. YouTube. https://youtu.be/ZR8xpc2nVyc?si=pV_68KMw3IEk3R2X
Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico - IAPH (5 de marzo de 2015). Formación IAPH: Digitalización del patrimonio documental en el IAPH [Video]. YouTube. https://youtu.be/GqNHRgfaYM4?si=-lZyqjZmwldQHJsp
López Yepes, J. (Ed). (2004). Diccionario enciclopédico de ciencias de la documentación. Síntesis.
Meden, S. (2012). Gestión de la conservación, archivos y museos: herramientas para el diagnóstico de situación. Alfagrama Ediciones.
Monfasani, R. (2016). Introducción a la bibliotecología. Alfagrama Ediciones.
Muñoz-Egido, D., y Hernández-Pérez, T. (2016). Evaluación de la usabilidad en catálogos centrados en el usuario: una propuesta basada en heurísticas. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, 37. http://bid.ub.edu/es/37/munoz.htm
Organización de las Naciones Unidas para la Cultura, las Ciencias y la Educación. (2014). Indicadores UNESCO de cultura para el desarrollo. Manual metodológico. https://es.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/iucd_manual_metodologico_1.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.