Proposta de estratégia para a vinculação e o acompanhamento de graduados dos currículos da Escola de Biblioteconomia, Documentação e Informação da Universidade Nacional da Costa Rica (2022-2026).
DOI:
https://doi.org/10.15359/rb.42-1.3Palavras-chave:
Biblioteconomia, Educação em Biblioteconomia, GraduadosResumo
Para a presente pesquisa, foram compiladas e organizadas fontes de informação sobre o tema da vinculação e acompanhamento dos graduados dos diferentes programas de estudo da Escola de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (EBDI) da Universidade Nacional da Costa Rica. Os conteúdos selecionados das fontes consultadas foram analisados e foi determinada a necessidade atual de criar uma estratégia para orientar e coordenar todas as novas iniciativas para fortalecer o vínculo e facilitar o acompanhamento desses profissionais com a EBDI, levando em conta os tópicos de interesse identificados para sua atualização e educação continuada.
O objetivo da proposta é fortalecer o vínculo, o acompanhamento e a comunicação entre ambas as partes consideradas por meio de uma estratégia para o período de 2022-2026, o que facilitaria o conhecimento atualizado das condições do mercado de trabalho, a gestão de alianças e os interesses de atualização e educação continuada, levando em conta a experiência e o aprendizado obtidos pelos graduados.
Esse exercício acadêmico foi realizado com uma abordagem mista, na qual foram utilizadas diferentes técnicas e fontes de informações qualitativas e quantitativas, o que facilitou a obtenção de resultados como a descrição do contexto e a identificação das necessidades de atualização dos graduados, a identificação do contexto e das necessidades tanto dos graduados quanto da EBDI para manter um vínculo e uma comunicação constantes entre si, e uma proposta de estratégia para o vínculo e o acompanhamento desses profissionais com a EBDI.
Referências
Barboza, L. (2021). Informe de Avance de Cumplimiento del Compromiso de Mejoramiento julio 2019-julio 2021. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información.
Barboza, L., y Ocampo, G. (2020). Opinión de la población graduada, con respecto a sus necesidades de formación y actualización profesional, de la carrera de Bibliotecología y Documentación, de la Universidad Nacional de Costa Rica. Bibliotecas 1 (38), 1-22. DOI https://doi.org/10.15359/rb.38-1.4
Consejo Nacional de Rectores (CONARE). (2019). Radiografía III Bibliotecología. https://www.bibliotecologia.una.ac.cr/index.php/es/promocion-de-la-carrera
Enlace Profesional. (2022). ALUMNI. [Diapositiva de PowerPoint]. Curso EGASPG-V-202210A Buenas prácticas para el seguimiento y vinculación con personas graduadas.
Enlace Profesional. (2022). Presentación Vinculación con personas graduadas. [Diapositiva de PowerPoint]. Curso EGASPG-V-202210A Buenas prácticas para el seguimiento y vinculación con personas graduadas.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información. (2019). Plan de fortalecimiento de competencias académicas y laborales de la persona bibliotecóloga. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información
Espinoza, J., y Mariño, L. (2018). Capítulo lll: Metodología. https://bonga.unisimon.edu.co/bitstream/handle/20.500.12442/2330/Cap_3_Metodolog%C3%ADa.pdf?sequence=7&isAllowed=y
Instituto Tecnológico de Costa Rica. (2022). Club Alumni. https://www.tec.ac.cr/node/4399
Rodríguez, K. (2021). Plan de formación continua para la vinculación de la comunidad EBDI. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información.
Rojas, N. (2017). Aseguramiento de la calidad de la carrera de Bibliotecología y Documentación. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información.
Seid, G. (2012). Conceptualizaciones sobre capital social y redes de relaciones sociales. Potencialidades y desafíos para la investigación en estratificación y movilidad social. https://www.aacademica.org/000-097/22.pdf
Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior. (2009). Manual de Acreditación Oficial de Carreras de Grado del Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior. Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior. https://www.matematica.una.ac.cr/index.php/oferta-academica/acreditacion/documentacion-digital?download=137:manual-de-acreditacion
Sistema Nacional de Acreditación para la Educación Superior. (2015). Informe Final. Sistema Nacional de Acreditación para la Educación Superior.
Schomburg, H. (2004). Manual para Estudios de Seguimiento de Graduados Universitarios. Inwent.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2018). Plan de Acción 2018-2028 III Conferencia Regional de Educación Superior en América Latina y el Caribe, organizada por IESALC-UNESCO. UNESCO. https://drive.google.com/file/d/1Mr_obMED-yv2RalSeC6L1YeStb1C9tiU/view
Universidad Autónoma de Madrid. (2022). ALUMNI UAM. https://alumni.uam.es/
Universidad Autónoma de México. (2022). Casa abierta al tiempo. https://www.uam.mx/
Universidad Latina. (2022). Latina Alumni. https://www.ulatina.ac.cr/experiencia-universitaria#alumni
Universidad Nacional. (2021). Política institucional para la vinculación entre la Universidad Nacional y las personas graduadas. UNA-GACETA N.° 6-2021 al 26 de marzo de 2021. Universidad Nacional. https://documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/13278/Gaceta%206-2021%20al%2026%20de%20marzo.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Universidad Nacional. (2015). Estatuto Orgánico. Universidad Nacional. https://documentos.una.ac.cr/bitstream/handle/unadocs/6693/ESTATUTO-ORG%C3%81NICO-UNA-digital.pdf
Universidad Nacional de Costa Rica. (2022). Enlace Profesional. https://www.docencia.una.ac.cr/index.php/unidades-menu/uiecp-menu/enlace-profesional
Universidad Técnica Nacional. (2022). Alumni Universidad Técnica Nacional. https://utn.ac.cr/content/utn-recibe-postulaciones-galardon-alumni-dirigido-graduados-universitarios
Universidad de Costa Rica. (2022). Red Alumni. https://accionsocial.ucr.ac.cr/red-alumni
Universidad de Salamanca. (2022). Alumni Universidad de Salamanca. https://alumni.usal.es/
Universidad de Navarra. (2022). Sigue en contacto ALUMNI. https://www.unav.edu/web/alumni/comunidad-alumni
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.