Democratização da informação. Uma análise das motivações que levam os acadêmicos a publicar
DOI:
https://doi.org/10.15359/rb.42-1.5Palavras-chave:
Motivações, Publicações periódicas, Pessoal acadêmico, Democratização, Acesso aberto, Ciência aberta, Universidad Nacional, Costa RicaResumo
As motivações são a estrutura que impulsiona as ações das pessoas e, de acordo com várias pesquisas, elas são a base para o sucesso de muitas das tarefas que influenciam o momento de agir e escolher o que se deseja alcançar. Este artigo investiga as motivações dos acadêmicos ativos da Universidad Nacional (Costa Rica) para publicar os resultados de suas pesquisas financiadas com recursos públicos, usando uma abordagem metodológica mista, pesquisa descritiva e exploratória, e questionários, entrevistas e análise de conteúdo como técnicas de coleta de dados. Ao final da pesquisa, concluiu-se que as motivações dos acadêmicos são tanto positivas quanto negativas; determinou-se que existem critérios academicamente atraentes para esses pesquisadores, mas, ao mesmo tempo, estão presentes critérios que podem estar ligados a concepções inerentemente desestimulantes. A investigação das motivações sob a perspectiva da biblioteconomia permite identificar como essas tendências influenciam a democratização da informação. Além de entender como os pesquisadores são motivados pelo prazer e pela curiosidade intelectual, dependendo da revista em que publicam, isso ajuda a distinguir entre motivações intrínsecas, fundamentais para o compromisso e a qualidade do trabalho, e motivações extrínsecas, como recompensas externas ou reconhecimento.
Referências
Alfaro Martínez, R. M. (2022). Propuesta de lineamientos amparados en la filosofía del acceso abierto para la regularización y normalización de la distribución de las publicaciones realizadas en la Universidad Nacional, Costa Rica. [Tesis para optar por el grado de Licenciatura en Bibliotecología y Gestión de la Información, Universidad Nacional, Costa Rica] https://repositorio.una.ac.cr/bitstream/handle/11056/23756/Tesis%20a%20texto%20completo%20de%20Raquel%20M.%20Alfaro%20Marti%CC%81nez.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Bongiovani, P., Gómez, N. D., y Miguel, S. (2012). Opiniones y hábitos de publicación en acceso abierto de los investigadores argentinos. Un estudio basado en los datos de la encuesta SOAP. Revista Española de Documentación Científica, 35(3), 453-467. https://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/752/833
Comisión de Carrera Académica. (2023). Misión y Visión. https://www.carreraacademica.una.ac.cr/index.php/quienes-somos/mision-y-vision
Nielsen Muñoz, V., y Azofeifa Mora, A. B. (2011). Análisis de la producción científica y tecnológica de Costa Rica: 2001-2011. Programa Estado de la Nación.
Centro Latinoamericano y del Caribe de Información en Ciencias de la Salud. (23 de setiembre 2005). Declaración de Salvador sobre “Acceso Abierto”: la perspectiva del mundo en desarrollo. Bahía, Brasil. http://www.icml9.org/channel.php?lang=es&channel=87&content=437
Dorta, G. C., y González, B. I. (2003) La motivación en el nivel obrero-gerencial de la fábrica Tropicana según la Teoría de las expectativas (Porter y Lawler). [Tesis de Licenciatura, Universidad Católica Andrés Bello]. http://biblioteca2.ucab.edu.ve/anexos/biblioteca/marc/texto/AAP9872.pdf
Elsevier. (2023a) Pricing: subscription prices. https://www.elsevier.com/about/policies/pricing
Elsevier. (2023b). Article Publishing Charge (APC) price list. https://www.elsevier.com/about/policies/pricing
Federación Internacional de Asociaciones de Bibliotecarios y Bibliotecas (IFLA). (2011). Declaración de la IFLA sobre el acceso abierto – definición de su posición y política. https://www.ifla.org/files/assets/hq/news/documents/ifla-statement-on-open-access-es.pdf
Babini, D., y Fraga, J. (2006). Edición electrónica, bibliotecas virtuales y portales para las ciencias sociales en América Latina y El Caribe. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, pp. 15-33. https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/biblioteca/20110809013130/Babinientero.pdf
Suber, P. (2012). Open access. MIT Press. https://dash.harvard.edu/bitstream/handle/1/10752204/9780262517638_Open_Access.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Stiglitz, J. E. (2021). La información como un bien común. A 30 años de la declaración de Windhoek. Mensaje en ocasión del 40.º aniversario del Programa Internacional para el Desarrollo de la Comunicación de la UNESCO, 24 de noviembre de 2020. https://en.unesco.org/sites/default/files/wpfd_2021_concept_note_es.pdf
Naranjo Pereira, M. L. (2009). Motivación: perspectivas teóricas y algunas consideraciones de su importancia en el ámbito educativo. Revista Educación, 33(2), 379-7082. https://doi.org/10.15517/revedu.v33i2.510
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2021) . Recomendación de la UNESCO sobre la Ciencia Abierta. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_spa
Padovan, I. (2020). Teorías de la motivación. aplicación práctica. [Tesis de Licenciatura en Administración, Universidad Nacional de Cuyo]. https://bdigital.uncu.edu.ar/objetos_digitales/15664/teorias-de-la-motivacin.-aplicacin-prctica.pdf
Porter, L., y Lawler, E. (1967). The Effect of Performance on Job Satisfaction. Industrial Relations: A Journal of Economy and Society, 7, 20-28. https://doi.org/10.1111/j.1468-232X.1967.tb01060.x
Resnick, B., y Belluz, J. (2019). The war to free science. Vox. https://www.vox.com/the-highlight/2019/6/3/18271538/open-access-elsevier-california-sci-hub-academic-paywalls
Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2000). Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, 25, 54-67. https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0361476X99910202?token=19CF33A39C4C80DB1F6A2F5CFA4EE395BAB1E5EAE5D43053B54D00382038AEE1A4B8EBE64D605BF2407B982AC372A631&originRegion=us-east-1&originCreation=20230517145329
Ryan, R. M., y Deci, E. L. (2000). Self-Determination Theory and the Facilitation of Intrinsic Motivation, Social Development, and Well-Being. American Psychologist, 55(1), 68-78. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11392867/
Universidad Nacional, Costa Rica. (2014). Política de Conservación del Patrimonio Académico Institucional. http://www.documentos.una.ac.cr/handle/unadocs/3424?show=full
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.