Acreditação da Bibliotecologia e Documentação na Costa Rica Escola de Bibliotecologia, Documentação e Informação, Universidade Nacional
Palavras-chave:
Acreditação, Biblioteconomia, Ensino Superior, Pesquisa, Ensino UniversitárioResumo
Esta pesquisa visa fornecer uma idéia da dimensão e estrutura formal da carreira, a partir de uma perspectiva intrínseca e extrínseca que facilite a identificação de obstáculos, o planejamento e a proposta de alternativas de melhoria baseadas em resultados científicos.
Este relatório apresenta a metodologia utilizada nos processos de auto-avaliação e acreditação para conhecer a perspectiva dos informantes sobre as atividades acadêmicas, os resultados da análise da sistematização das informações coletadas, a experiência obtida ao longo dos quatro anos acreditados na Escola de Biblioteca, Documentação e Informação e as lições aprendidas no processo; considerando como base as diretrizes da entidade acreditadora, o Sistema Nacional de Acreditação do Ensino Superior (SINAES).
Este exercício pode ser utilizado como um manual de práticas para garantir processos educativos de qualidade, como uma metodologia para acompanhar as atividades que devem ser realizadas nos processos de acreditação de carreiras universitárias e como um input para definir aspectos da avaliação curricular.
Referências
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2005) Informe de acreditación. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2007) Informe de gestión académica. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2006) Informe del grado de cumplimiento del POA 2006. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2007) Informe del grado de cumplimiento del POA 2007. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2007) Plan estratégico. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2006) Primer informe de cumplimiento del plan de mejoramiento. Heredia: UNA.
Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2008) Segundo informe de cumplimiento del plan de mejoramiento. Heredia: UNA.
Santos, M. (2006). Currículum oculto y aprendizaje en valores. España: Guerra. Universidad de Málaga.
Sequeira, A. La construcción del currículo: una opción ética. Consultado en: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/cielac/human/seque.rtf
SINAES (2008). Manual de acreditación. San José, C.R.: SINAES. Consultado en: http://www.iesalc.unesco.org.ve/acreditacion/costa%20rica/ManualdeAcreditaci%F3n%20sinaes_texto_2.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.