Investigação qualitativa aplicada ao desenvolvimento da prática profissional supervisionada
Palavras-chave:
Investigação Qualitativa, Triangulação, Educação Universitária, Aprendizagem Profissional, BiblioteconomiaResumo
Os procedimentos pedagógicos utilizados no curso BGE215 Prática Profissional Supervisionada da Escola de Biblioteca, Documentação e Informação (EBDI) da Universidade Nacional (UNA) da Costa Rica são descritos e comparados com os métodos, técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa qualitativa. Além disso, a triangulação é aplicada para determinar a validade das técnicas utilizadas para avaliar a prática profissional supervisionada realizada na Escola.
Os sujeitos desta pesquisa foram: 22 estudantes de biblioteconomia do terceiro ano, 20 gerentes diretos e dois acadêmicos. Os objectos analisados foram 22 tipos diferentes de produtos produzidos na prática, 40 relatórios de alunos e supervisores, os catálogos produzidos, as bases de dados actualizadas. Além disso, foram utilizados como instrumentos de recolha de informação folhas de comparação, diários de visita, entrevistas, relatórios impressos e orais, opiniões e observações
Referências
Arias Valencia, M. M. (2000). La triangulación metodológica: sus principios, alcances y limitaciones. Consultado en: http://tone.udea.edu.co/revista/mar2000/Triangulacion.html
Blaikie, N. W. H. (1991). A critique of the use of triangulation in social research" Quality and Quantity. N. 25.
Bryson, B. (2003). A short history of nearly everything. Doubleday. London.
Coll, C. y otros (1995). El Constructivismo en el Aula. Biblioteca de Aula. Barcelona, España.
Morse, J. M. Y Chung, S. E. (2003): "Toward Holism: The Significance of Methodological Pluralism". International Journal of Qualitative Methods. Vol. 2. N. 3. Article 2. Pp 12.
Olsen, w. (2004): "Triangulation in social research: qualitative and quantitative methods can really be mixed". En: Holborn, M.: Development in Sociology. Causeway Press.Universidad Nacional (Costa Rica).
Facultad de Filosofía y Letras. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2006). Informe del curso BGE215 Práctica Profesional Supervisada. Heredia, C.R. : UNA.Universidad Nacional (Costa Rica).
Facultad de Filosofía y Letras. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información (2004). Licenciatura y Bachillerato en Bibliotecología y Documentación con salida lateral de Diplomado. Heredia, C.R.: Universidad Nacional (Costa Rica).
Facultad de Filosofía y Letras. Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información. (2006). Programa BGE215 Práctica Profesional Supervisada. Heredia, C.R. : UNA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.