Algumas razões associadas à deserção universitária ao nível do bacharelato

El caso de la Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información, Universidad Nacional de Costa Rica

Autores

  • Alba Luz Canales García
  • Aracelly Ugalde Víquez
  • María de los Angeles Zuñiga Solano

Palavras-chave:

Deserto, Universidade, Universidade, Universidade Nacional, Costa Rica, Ensino Superior, Biblioteconomia e Documentação, Bacharelado

Resumo

A deserção estudantil é uma questão muito actual, que, apesar da sua importância para o sistema educativo - especialmente porque afecta diferentes áreas do desenvolvimento nacional e pessoal, por exemplo: económica, social, moral, emocional e profissional - foi estudada fundamentalmente numa perspectiva quantitativa.
A falta de conhecimento das razões que os estudantes têm na Escola de Bibliotecas, Documentação e Informação, da Universidade Nacional, na Costa Rica; sair das salas de aula, impede de parar o aumento do número de deserções, com as quais se produz uma lacuna difícil de nivelar entre graduados e aspirantes. Esta situação também afecta a imagem da Escola e do seu pessoal académico.
Esta investigação considerou como objeto de estudo a deserção dos alunos no nível de Bacharelado, pelo não cumprimento do TFG4, apesar de ter os demais requisitos para a sua elaboração. Os dados deste trabalho foram obtidos dos alunos que cursaram as disciplinas de Bacharelado da Escola de Biblioteconomia da Universidade Nacional durante o período 1996-2006, que não terminaram seu currículo, o que os faz permanecer como graduados da carreira, por um longo período.

Biografia do Autor

Aracelly Ugalde Víquez

Puesto Actual- Vicedecana de la Facultad de Filosofía y Letras, UNA (2011-2015)

Título académico

- Maestría en Administración de la Tecnología de la Información UNA (2004)- Licenciatura en Bibliotecología y Ciencias de la Información, UCR (1991)

Referências

Barrantes, R. (1999). Investigación un camino al conocimiento. San José, Costa Rica: EUNED.

Beltrán Llera, J. y Bueno Alvarez, J. (1995). Psicología de la Educación. Barcelona.

Brenes Varela, I. (2005). Aspectos relacionados con el rendimiento académico de los estudiantes que ingresaron a las instituciones de educación superior universitaria estatal en 1996. San José, Costa Rica: CONARE.

Brenes Varela, I. (2006). Motivos e implicancias de la deserción en la cohorte de admitidos en 1996 a las instituciones de educación superior universitaria estatal. San José, Costa Rica: CONARE.

Cárdenas Guerrero, H. (1987). Las variables de deserción manifiesta en la Universidad Nacional en 1986. Heredia: UNA.

Costa Rica. Universidad Nacional (2004). Plan de Estudios de la Carrera de Licenciatura y Bachillerato en Bibliotecología y Documentación con salida lateral de Diplomado. Costa Rica: UNA.

Estudio sobre repitencia y deserción en la educación superior en Bolivia. (2005). Bolivia: Universidad Autónoma Juan Misael Saracho.

Marger, R. (1971). Actitudes positivas en la enseñanza. México: Editorial Pax.

Flores, L. E y Pacheco, A. (2004). Investigación: una forma de aprender. Heredia. Costa Rica: EUNA.

Gallardo, H. (1999). Elementos de investigación académica.San José, Costa Rica: EUNED.

Gitman, L., y McDaniel, C. (2001). El futuro de los negocios. Australia: Thomson.

González F., L.E. (2005) Repitencia y Deserción Universitaria en América Latina. Chile: UNESCO/IESALC, Universidad de Talca.

González, L. E (2005). Repitencia y deserción universitaria en América Latina. En: Informe sobre la Educación Superior en América Latina y el Caribe 2000-2005. París: UNESCO.

González, J. (1993). El proceso investigativo. San José, Costa Rica: Alma Máter.

Gutiérrez Saxe, M.(2005). Estado la Nación en desarrollo humano sostenible. San José, Costa Rica: proyecto Estado de la Nación.

Hernández, R., Fernández, C., y Batista, P. (2000) Metodología de la investigación. (2ª. ed.). México: McGraw Hill.

Ibáñez, J. (1988). Cuantitativo/cualitativo. En: Terminología científico social. Barcelona: Anthropos.

Merani, A. (1976). Diccionario de Psicología. Barcelona: Ediciones Grijalbo.

Organización de Estados iberoamericanos. (1998). Educación, valores y democracia. Madrid.

PMBOK guide: Project management body of knowledge. (2004). Pennsylvania: PMI.

Rendón, M.A. (1997). Bases teóricas y filosóficas de la bibliotecología. México:UNAM.

Sistema Nacional de Acreditación de la Educación Superior (SINAES). (2000). Manual de acreditación. San José, Costa Rica: Autor.

Solana, R.F. (1993). Administración de Organizaciones. Buenos Aire. Ediciones Interoceánicas, pág. 208.

Wittaker, J. & Wittaker, S. (1989). Psicología con adaptación para Iberoamérica. (4ª ed.). México: McGrawHill.

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Algumas razões associadas à deserção universitária ao nível do bacharelato: El caso de la Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información, Universidad Nacional de Costa Rica. (2007). Bibliotecas, 25(2), 41-70. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/427

Como Citar

Algumas razões associadas à deserção universitária ao nível do bacharelato: El caso de la Escuela de Bibliotecología, Documentación e Información, Universidad Nacional de Costa Rica. (2007). Bibliotecas, 25(2), 41-70. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/427

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>