Integração de tecnologia e pedagogia na Biblioteca Infantil "Miriam Álvarez Brenes" da Universidade Nacional.
Palavras-chave:
Bibliotecas, Tecnologias de informação e comunicação, Metodologias, Ambientes de aprendizagemResumo
Chegou agora o momento de exigir algo muito diferente nas várias bibliotecas da UNA. "Aprender a viver, aprender a aprender" é uma forma de adquirir novos conhecimentos ao longo da vida, aprender a pensar livre e criticamente, aprender a amar o mundo e torná-lo mais humano e aprender a ser realizado através do trabalho, é a ideia que levou a reflectir sobre o importante papel que as bibliotecas desempenham no processo de aprendizagem. Nesse contexto, cabe ressaltar que a tecnologia é essencial para a alfabetização da população usuária da biblioteca e que os profissionais da biblioteca como mediadores entre informação e usuários devem se preparar de forma responsável e aproveitar essas mudanças e possibilidades. Este trabalho de investigação baseia-se na implementação de uma metodologia que visa permitir aos utilizadores aceder à informação e ao conhecimento de uma forma mais ágil, amigável e interactiva em ambientes de aprendizagem enriquecidos com TIC. Esta metodologia foi concebida para uma biblioteca infantil, mas devido à sua aplicabilidade pode ser utilizada em qualquer tipo de biblioteca, tanto dentro como fora da Universidade Nacional.
Referências
Acuña, A.L. (2000). Diseño de ambientes de aprendizaje para el desarrollo del pensamiento. II Congreso Internacional de la Universidad Interamericana de Costa Rica. San José, C.R. : [s.e.].
Anfossi, A. (2000). La informática educativa y los programas oficiales de estudio. San José, C.R. : [s.e.].
Aportes de la tecnologia en la educacion. (2008). Disponible en: http://www.educando.edu.do/educanblog
Benito, F. (2000). La alfabetización en información en centros de primaria y secundaria. [s.l.] : [s.e.]
Biblioteca en tecnologías apropiadas. (1986). Disponible en: http://www.tecnologiasapropiadas.com.
Campal, M.F. (2003). Los telecentros y las bibliotecas públicas: nuevas alianzas para la sociedad de la información. Disponible en: http://www.anabad.org/archivo. 2003.
Casasbueas, J. (2004). Centros Comunitarios Multipropósito – CCM: International Development Research. Disponible en: http://web.idcr.ca/fr/ev-54733-201-DO_TOPIC.html
Coll, M. (1999). El constructivismo en el aula. Barcelona : Editorial Craó.
Córdoba, J.A., Sanz, P. (2004). España en la Sociedad de la Información. Disponible en: http://www.absysnet.com. Abril, 2004.
Dierkingis L. (1999). Seminario: la innovación educativa en el aprendizaje informal. San José, C.R. : [s.e.].
Federación Internacional de Bibliotecas y Asociaciones de Bibliotecarios (2002). Manifiesto sobre Internet, proclamada por la IFLA. Disponible en: http://funredes.org/mistica/castellano/emec/produccion/memoria7/0309.html
Fuchs, R. (2004). Telecentros, tecnología al alcance de todos. Disponible en: http://www.unesco.org/courier/2000_03/sp
López, C. (2000). Modelo para el desarrollo de bibliotecas digitales especializadas. Disponible en: http://www.bibliodgsca.unam.mx
Martínez, D. (2005). El Centro de Recursos para el Aprendizaje CRAI. El nuevo modelo de biblioteca universitaria Disponible en: http://www.aab.es/pdfs/gtbu_crai.pdf. 2005.
Pautas sobre los servicios de las bibliotecas públicas. (2003). Madrid : Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Subdirección General de Información y Publicaciones. Disponible en: documentos/pautas_servicios.pdfhttp://travesia.mcu.es
Pozo, J. (1993). Teorías cognitivas del aprendizaje. España: Ediciones MORATA.
Programa de Informática Educativa MEP-FOD (2000). El ambiente de aprendizaje informatizado. San José, C.R. : [s.e.].
Trilnick, C. (2007). Experiencias de aprendizaje en entornos de convergencia digital. Disponible en: http://portal.educ.ar/noticias/entrevistas/carlos-trilnick-experiencias
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Bibliotecas proporciona acceso abierto inmediato a sus contenidos, basándose en el principio de facilitar la investigación al público de manera gratuita y libre para favorecer el intercambio global del conocimiento.
La revista Bibliotecas es una publicación acogida por una institución de educación superior pública, la cual, es sustentada por recursos públicos. Desde sus inicios, la revista ha ofrecido todos sus contenidos de forma gratuita sin ninguna restricción a los derechos de: lectura, descarga e impresión a texto completo. Los trabajos publicados en Bibliotecas pueden ser analizados, citados y reproducidos total o parcialmente, mencionando la fuente original.
La revista Bibliotecas está bajo la licencia de Creative Commons Reconocimiento – No Comercial – Compartir Igual, 4.0 Internacional; por lo que se permite: compartir, copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Este obra está bajo una licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.