Usar OPACs: serviço de educação de usuários para o uso de catálogos automatizados

Autores

  • Luis Ernesto Paz Enrique
  • Eduardo Alejandro Hernández Alfonso
  • Nadya Judafeet Jalil Vélez

Palavras-chave:

Serviços de Informação, Serviço de Educação do Usuário, Design do Serviço de Informação, Catálogos Online, Usar OPACs

Resumo

A concepção dos serviços e produtos de informação deve basear-se nas necessidades de informação dos utilizadores. Os serviços de educação de usuários buscam desenvolver habilidades nos usuários para atuar na busca, recuperação e uso da informação. A pesquisa apresentada classifica como aplicada, oferece soluções para problemas identificados na prática. Para a obtenção de resultados, os métodos são combinados nos níveis teórico e empírico, bem como as técnicas que facilitam a coleta de informações. Um serviço de educação do usuário é projetado para o uso de catálogos automatizados, resultando no desenho de um tutorial para os usuários do Centro de Informação e Documentação Científica Técnica da Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas. Aspectos como o contexto, os utilizadores e as limitações humanas, políticas e financeiras são tidos em conta na concepção do serviço.

Referências

Alfaro, J. (2005). Servicios de información. Costa Rica. Disponible en: http://www.Deluxe-Menu.com

Belimpasakis, P. y Saaranen, A. (2010). “Sharing with people: a system for user-centric content sharing”. In Multimedia Systems, 16(6), 399-421.

Cabrera, F.A., Donoso, T., Aneas, A. y Del Campo, J. (2010). “Valoración de la satisfacción de usuarios de programas sociales: propuesta de un modelo de análisis”. En Revista de Educación, 351(2010), 311-336.

Cañedo, R. (2006). “Algunas aproximaciones teóricas a los servicios de alto valor agregado, diseñados a la medida y orientados al conocimiento”. En Acimed, 14(2006), 1-6.

Figueredo, A.L., Figueredo, M.C. y Aponte, C. (2013). “La biblioteca universitaria como institución de apoyo a la docencia y la investigación”. En Revista Bibliotecas. Anales de investigación, 31(1), 1-8.

Gallo, J.P. (2008). “Innovación en los servicios de bibliotecas públicas orientadas al usuario. El caso de la Biblioteca Regional de Murcia”. En El profesional de la información, 27(2), 144-154.

García, F.J. (2004). “La formación de usuarios en la biblioteca pública virtual. Recursos y procedimientos en las bibliotecas públicas españolas”. En Anales de Documentación, 7(2004), 97-122.

González, A. (2011). “La perspectiva del usuario y del sistema en la investigación sobre el comportamiento informacional. Teoría de la Educación”. En Educación y Cultura en la Sociedad de la Información, 12(1), 9‐27.

Harsh, A. y Mishra, J.K. (2012). “Oh! Web 2.0, Virtual Reference Service 2.0, Tools & Techniques (II)”. In Journal of Library & Information Services in Distance Learning, 6(1), 149-171.

Lancaster, F.W. (1980). Pautas para la Evaluación de Sistemas y Servicios de Información. París: UNESCO.

Paz, L.E. y Manso, R.A. (2014). “Usuarios, servicios de diseminación y tecnologías sociales: una convergencia necesaria”. En INFOACCESO, 1(2), 2-3.

Paz, L.E., Hernández, E.A. y Manso, R.A. (2014). “Diseño de la Arquitectura de Información para el Producto: InfoFEU-UCLV”. En Revista Infociencia 1(19), No.1, 1-12.

Rendón, M.A. y Hernández, P. (2010). “Sense–making: ¿metateoría, metodología o heurística?”. En Revista Investigación Bibliotecológica, 24(52), 61-81.

Setién, E. (1993). Servicios de Información. Ciudad de la Habana:Editorial Pueblo y Educación.

Wang, X. y Klinc, R. (2012). “Special issue: eLearning 2.0: Web 2.0-based social learning in built environment”. In Journal of Information Technology in Construction, 17(2012), 386-387.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Usar OPACs: serviço de educação de usuários para o uso de catálogos automatizados. (2015). Bibliotecas, 33(2), 1-10. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/7511

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Usar OPACs: serviço de educação de usuários para o uso de catálogos automatizados. (2015). Bibliotecas, 33(2), 1-10. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/7511

Comentarios (ver términos de uso)