CONTE A HISTÓRIA PARA QUE NUNCA MAIS: Experiências e histórias de ex-presas políticas no campo de concentração de Pisagua.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.31-2.6

Palavras-chave:

Mulheres e prisão política, Memória, Direitos humanos, Patrimônio, Pisagua

Resumo

A memória, aliás, a memória recente de um determinado grupo social, em um espaço, tempo e contexto, constitui parte do patrimônio social e coletivo; porém, a memória também faz parte do patrimônio, conceito que evoluiu desde a concepção monumentalista até as novas abordagens presentes nas ciências sociais hoje. Nesse sentido, é entendida e defendida pelas mulheres que sofreram prisões políticas e torturas, no Campo Penitenciário de Pisagua, localizado na região de Tarapacá, Chile, a 163 quilômetros de Iquique, capital regional. O centro de confinamento político funcionou a partir de setembro de 1973, após o golpe militar no Chile; no entanto, em duas outras ocasiões, também cumpriu esse papel. Hoje, as mulheres mais velhas expressam a sua decisão de dar o seu testemunho nesta fase das suas vidas, motivadas por um sentimento profundo que se traduz numa frase de slogan: Para que nunca mais se repita.  E juntamente com isto, tornam visível a sua situação particular como mulheres sobreviventes que, apesar de toda a dor, se reintegraram na sociedade, formaram famílias e mantêm vivos os seus ideais como ontem, ou com mais força.

Biografia do Autor

Anyelina Rojas Valdés, Universidad Arturo Prat

La autora es periodista y administradora pública, de la Universidad Católica del Norte y Universidad Academia de Humanismo Cristiano; Magister en Ciencias Sociales, de la UNAP. Presenta este artículo en el marco del Magíster Patrimonio Intangible, de la Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Arturo Prat. Iquique. Chile. En la actualidad es consultora externa de la Corporación Museo del Salitre, que administra el Sitio de Patrimonio Mundial, Salitreras Humberstone y Santa Laura. Además, es socia fundadora de la Corporación de Derechos Humanos y Sitios de la Memoria de Tarapacá. 

Referências

Agrupación de Familiares de Ejecutados y Desaparecidos Políticos de Iquique y Pisagua (AFEPI). Muñoz Fábrega, J. (director). (2016). Por qué cantamos, coro de mujeres de Pisagua (documental). Material disponible en Facebook página; de Corporación de Derechos Humanos y Sitios de la Memoria Tarapacá

Alonso, F. (2004). La verdad de Pisagua 1973-1974 [Talleres Universidad Arturo Prat, Iquique, Chile]. Ediciones Campus, Universidad.

Arias, E. (1 de agosto de 2016). Los derechos humanos patrimonio nacional de la memoria social como ética del relato de los chilenos y sus malestares. El Desconcierto Cl. Opinión http://www.eldesconcierto.cl/2016/08/01/los-derechos-humanos-patrimonio-nacional-de-la-memoria-social-como-etica-del-relato-de-los-chilenos-y-sus-malestares/

Bunster, X., Rodríguez, R. y Enloe, C. (1996). Sobreviviendo más allá del miedo. En Ximena Bunster, Cynthia Enloe y Regina Rodríguez (Eds.), La mujer ausente: Derechos humanos en el mundo (pp. 45-63). ISIS Internacional.

Comisión Nacional sobre Prisión Política y Tortura. (2005). Informe de la Comisión Nacional sobre Prisión Política y Tortura (Valech I). https://doi.org/10.38178/cep.vi97.642

Corporación de Derechos Humanos y Sitios de la Memoria de Tarapacá. Muñoz Fábrega, J. director). (2017). Archivos testimoniales región de Tarapacá (Archivo audiovisual digital). Angelina Rojas (05 de septiembre de 2019) Testimonio v10 maestro. [Archivo de vídeo]. Youtube. https://youtu.be/Qd6aQY153bE

Dagnino, E. (2018). Confluencia perversa, crisis discursiva. En Antología del pensamiento crítico brasileño contemporáneo (p.p. 679-700). Clacso. https://doi.org/10.2307/j.ctvnp0k3f.33

Expediente técnico solicitud de declaratoria de Monumento Histórico de Pisagua. Santiago de Chile, 2007, p. 8.

Etxeberria, J. (2013). La construcción de la memoria social: El lugar de las víctimas. Serie Signos de la Memoria. Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.

Jelin, E. (2003). Los derechos humanos y la memoria de la violencia política y la represión: La construcción de un campo nuevo en las ciencias sociales. Cuadernos del Ides, 2, 3-27. https://doi.org/10.14409/es.v27i1.2538

Jelin, E. (2002). Los trabajos de la memoria. Siglo XXI Editores.

Halbwachs, M. (2004). La memoria colectiva. Zaragoza, universidad de Zaragoza [1950].

Hernández-Sampieri, R. Fernández- Collado, C. y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la Investigación (6° Ed.). McGraw W-Hill, Interamericana.

Lavin, V. (2015) Las mujeres tras las rejas de Pinochet (2da ed.). Ediciones Radio Universidad de Chile.

Lechner, N. y Güell, P. (1998). Construcción social de las memorias en la transición chilena. Social Science Research Council: Memorias colectivas de la represión en el Cono Sur. Montevideo, 15/16 de noviembre 1998. http://www.archivochile.com/Ceme/recup_memoria/cemememo0024.pdf

Navarrete, S. (2016) Fugas de la memoria, caminos ficcionales de la experiencia de mujeres en dictadura. Ril Editores.

Todorov, T. (2013). Los usos de la memoria. Serie Signos de la Memoria. Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.

Publicado

2020-10-06

Como Citar

CONTE A HISTÓRIA PARA QUE NUNCA MAIS: Experiências e histórias de ex-presas políticas no campo de concentração de Pisagua. (2020). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 31(2). https://doi.org/10.15359/rldh.31-2.6

Como Citar

CONTE A HISTÓRIA PARA QUE NUNCA MAIS: Experiências e histórias de ex-presas políticas no campo de concentração de Pisagua. (2020). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 31(2). https://doi.org/10.15359/rldh.31-2.6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>