Acesso de grupos indígenas à educação integral: uma boa prática de formação de professores na Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.15359/https://doi.org/10.15359/rldh.32-2.10Palavras-chave:
Formação de professores, Grupos indígenas, Costa RicaResumo
O artigo surge como resultado do projeto de Educação em Valores e Direitos Humanos na Formação de Professores. Por meio do projeto, foi selecionada uma experiência de formação de professores desenvolvida com a população indígena costarriquenha, localizada na Universidade Nacional e denominada para os fins do artigo boas práticas no ensino universitário. Os principais participantes foram entrevistados sobre o que consideram uma boa prática, o que é educação em direitos humanos e valores. Os resultados são analisados a partir de uma perspectiva qualitativa, que evidenciou que boa prática é uma educação pertinente e que respeite a cultura indígena. Conclui-se que os valores devem ser abordados de forma integral na prática pedagógica.
Referências
Brenes, R. (1992). Antología introducción a los derechos humanos. San José: EUNED.
División de Educación Rural (DER). (2019). ¿Quiénes somos? Recuperado de http://www.cide-rural.una.ac.cr
Hernández, R.; Fernández, C. y P. Baptista (2010). Metodología de la investigación. México: McGraw Hill.
Organización Internacional para el Trabajo (OIT) (1989). Convenio sobre los pueblos indígenas. Recuperado desde http://www.ilo.org/dyn/normlex/es/f?p=NORMLEXPUB:12100:0::NO::P12100_INSTRUMENT_ID:312314Organización de las Naciones Unidas (UNESCO) (2014). Programa mundial para la educación en derechos humanos. Segunda etapa. Plan de acción. New York y Ginebra: ONU.
Organización de las Naciones Unidas (2007). Declaración de la Naciones Unidas sobre Pueblos Indígenas. NY: ONU.
Organización de las Naciones Unidas. (1948). Declaración Universal de los Derechos Humanos. NY: ONU.
Universidad Nacional. (2021). Educación en valores y derechos humanos en la formación docente. Heredia: CEG- CIDE
Vargas I. (2012). La entrevista en la investigación cualitativa: nuevas tendencias y retos. Revista Electrónica Calidad en la Educación Superior, Vol. 3(1) pp. 119-139
https://doi.org/10.22458/caes.v3i1.436
Villalobos, R. (2017). Enfoques y diseños de investigación social: cuantitativos, cualitativos y mixtos. San José: EUNED.
Zabalza, M. (2012). El estudio de las "buenas prácticas" docentes en la enseñanza universitaria. Revista de Docencia Universitaria (REDU), Vol. 10 (1) pp. 17-42
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
El material que se publica en esta Revista está bajo una licencia “Creative Commons” 3.0 Costa Rica (CC, Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Costa Rica (CC BY-NC-ND 3.0 CR) . Esto significa que el material publicado en la revista se puede compartir (copiar y distribuir) en cualquier medio o formato considerando que se debe reconocer de forma adecuada la autoría del material y la fuente, no puede utilizarse con fines comerciales y no se aceptan las obras derivadas (remezclar, transformar o crear a partir del material).