Educação a distância: Discriminação no acesso à internet e à tecnologia dos alunos do I e II Ciclos do Ensino Básico Geral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.4

Palavras-chave:

educação a distância, discriminação, acesso, tecnologia

Resumo

Este artigo se enquadra no contexto da educação a distância, implementada na Costa Rica em 2020 para conter o contágio da Covid-19. O objetivo é problematizar a desigualdade educacional enfrentada por alunos sem acesso à internet e tecnologia, o que limita seu direito à educação. Além disso, apresenta-se a importância de se estabelecer estratégias que possibilitem a inclusão futura de recursos tecnológicos nos processos educacionais, para que uma educação de maior qualidade e adequada ao contexto atual. Além disso, conclui-se que o acesso à internet e os recursos tecnológicos são o primeiro passo para garantir o direito à educação na modalidade de educação a distância.

Biografia do Autor

Viriam Mejías Padilla, Universidad Hispanoamericana

Doctora en educación con especialidad en mediación pedagógica. Magíster en gerencia de enfermería. Li- cenciada en enfermería. Directora de enfermería, Hospital San Juan de Dios, Caja Costarricense de Seguro Directora del Posgrado de Enfermería, Universidad Hispanoamericana. Imparte los cursos de Gestión de Servicios de Enfermería I y Supervisión y Evaluación del Desempeño. Costarricense. Correo electrónico: vmejias@ccss.sa.cr     https://orcid.org/0000-0001-8778-5450

Erika Badilla Sánchez, Universidad Hispanoamericana

Doctora en educación con especialidad en mediación pedagógica. Magíster en salud mental y enfermería. Licenciada en enfermería. Enfermera especialista en salud mental, Hospital San Juan de Dios, Caja Cos- tarricense de Seguro Social. Imparte los cursos de Psicología Infantil, Campo Clínico en Salud Mental y Comportamiento Organizacional, en el Programa de Posgrado de Enfermería, Universidad Hispanoamericana. Costarricense. Correo electrónico: eka.badilla@gmail.com.  https://orcid.org/0000-0002-6363-4209

Referências

Andrés, C., Anchetta, G., Barbozas, Y. y Peraza, M. (2020). Estrategias de mediación pedagógica de las unidades didácticas de la Universidad Estatal a Distancia de Costa Rica. UNED Research Journal, 12(1), 18-56. https://revistas.uned.ac.cr/index.php/ cuadernos/article/view/2940/3654

Bailey, L., de Peralta, M. y Aparicio, J. (2020). Teoría y prácticas de aprendizaje de la educación a distancia. Guacamaya, 5(1), 97-108. https://revistas.up.ac.pa/index.php/ guacamaya/article/view/1784/1354

Chaves Torres, A. (2017). La educación a distancia como respuesta a las necesidades educativas del siglo XXI. Revista Academia y Virtualidad, 10(1), 23-41.

León, J. y Gómez, S. (8 de agosto de 2020). ¿Cómo ha sido el contacto entre docentes y estudiantes en la nueva modalidad de clases a distancia? Programa de Estado de la Nación. https://estadonacion.or.cr/como-ha-sido-el-contacto-entre-docentes-y-estu- diantes-en-la-nueva-modalidad-de-clases-a-distancia/

Mendiola, M., Hernández, A., Torres, R., Carrasco, M., Romo, A., Mario, A. y Cazales, V. (2020). Retos educativos durante la pandemia de COVID-19: una encuesta a profesores de la UNAM. Revista Digital Universitaria, 21(3), 1-67.

Ministerio de Educación Pública. (2013). La educación, un derecho de todos y todas: Compendio de normas acerca del derecho a la Educación de la población migrante y refugiada. San José, Costa Rica.

Ministerio de Educación Pública. (2020b). Orientaciones para el apoyo del proceso educativo a distancia. https://www.mep.go.cr/sites/default/files/orientaciones-proce- so-educativo-distancia_0.pdf

Noah, Y. (2018). 21 lecciones para el siglo XXI. (6.a ed.). 47-49. 08021 Barcelona. https://pmadsena.weebly.com/uploads/1/2/7/1/12712314/21_lecciones_para_el_siglo_xxi_-_ yuval_n.pdf

Parra, I. (2003). Los modernos alquimistas. Epistemología corporativa y gestión del conocimiento. (1.a ed.). 7-50. Recuperado de https://repository.eafit.edu.co/bitstream/ handle/10784/71/9588173736.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Porlán, R. (2020). El cambio de la enseñanza y el aprendizaje en tiempos de pandemia. Revista de Educación Ambiental y Sostenibilidad, 3 (1), 74-103 1502-1502.

Real Academia Española. (2019). Diccionario de la lengua española. (23.a ed.). Recuperado de https://dle.rae.es/posibilidad

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Educação a distância: Discriminação no acesso à internet e à tecnologia dos alunos do I e II Ciclos do Ensino Básico Geral. (2021). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 33(1), 75-88. https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.4

Como Citar

Educação a distância: Discriminação no acesso à internet e à tecnologia dos alunos do I e II Ciclos do Ensino Básico Geral. (2021). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 33(1), 75-88. https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.4

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >>