Compromisso com a aprendizagem significativa a partir de processos assíncronos: algumas ações para melhorar a equidade educacional como resultado da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.5

Palavras-chave:

educação assíncrona, exclusão digital, equidade educacional, ensino superior e WhatsApp como ferramenta educacional

Resumo

A Pandemia provocada pela Covid-19 fez com que muitos dos processos educativos que se desenvolviam presencialmente fossem continuados, de imediato, através da virtualidade informática, sendo estes implementados principalmente através de atividades síncronas que procuravam simular a sala de aula. Em muitos lugares urbanos, essa migração foi possível, mas não em populações com pouco acesso à internet, especialmente no interior do país.

Este ensaio apresenta duas ferramentas que respondem à atenção dos alunos que sofrem as con- sequências da exclusão digital para continuar os seus estudos regularmente, mas que precisam que instituições de ensino que respondam de forma criativa e eficaz para poderem continuar de forma regular no ambiente universitário. O objetivo deste texto é mostrar como processos assíncronos, bem planejados e orientados, podem responder às necessidades já descritas e garantir uma aprendizagem significativa. Também se deseja expor como o uso do WhatsApp pode ser mediado pedagogicamente para que seja utilizado para fins educacionais de forma síncrona ou assíncrona.

 

Biografia do Autor

Juan Pablo Escobar Galo, Universidad Rafael Landívar de Guatemala

Guatemalteco humanista en búsqueda de un mundo más digno y justo para todas y todos. Doctor en Educación, postgrado en Especialización del Aprendizaje y Docencia Universitaria, magíster en Filosofía, licenciado en Administración Educativa y profesor de Enseñanza media en Pedagogía y Ciencias de la educación. Actualmente es decano y catedrático de la Universidad Rafael Landívar de Guatemala.                          https://orcid.org/0000-0001-5546-1953. Correo electrónico: jescobar@url.edu.gt

Referências

Agencia EFE. (2019). Solo el 29,3 % de la población censada en Guatemala utiliza internet. Publicación del 20 de septiembre. Guatemala: EFE. https://www.efe.com/ efe/america/tecnologia/solo-el-29-3-de-la-poblacion-censada-en-guatemala-utili- za-internet/20000036-4068618#:~:text=El%20censo%20alcanz%C3%B3%20a%20 m%C3%A1s,12%2C5%20millones%20de%20personas.

Azoulay, A. (2020). Poner fin a la discriminación en la educación: un instrumento clave para proteger el derecho a la educación. Unesco. https://es.unesco.org/news/ poner-fin-discriminacion-educacion-instrumento-clave-proteger-derecho-educacion

Calero, M. (2014). El discurso del WhatsApp: entre el Messenger y el SMS. Revista ORALIA, 17, 85-114. https://www.academia.edu/9403334/ El_discurso_del_WhatsApp_entre_el_Messenger_y_el_SMS

Cisco. (2010). La sociedad del aprendizaje. Networking Academy.https://www.cisco.com/c/

dam/en_us/about/citizenship/socio-economic/docs/TLS_Spanish.pdf

Departamento de Educación, Facultad de Humanidades, Universidad Rafael Landívar de Guatemala. (2020). Elaboración de guías para el desarrollo del aprendizaje autónomo y uso de WhatsApp como herramienta de apoyo educativo. Docentes en acción. Folleto de capacitación. Guatemala: Universidad Rafael Landívar.

Escobar-Galo, J. y Ambrosy, I. (2000). Guía de actividad de aprendizaje asincrónico o a distancia. Material para capacitación docente. Guatemala: Universidad Rafael Landívar de Guatemala.

Facultad de Humanidades. (2020). WhatsApp Herramienta de apoyo al proceso de aprendi- zaje, manual docente. Material de apoyo didáctico-pedagógico. Guatemala: Universidad Rafael Landívar. http://moodlelandivar.url.edu.gt/programas/Manual_WhatsApp_ce- lular.pdf https://ceat.url.edu.gt/pagina/whatsapp/

Freire, P. (2008). El grito manso. 2.a edición. Argentina: Siglo veintiuno revisores.

Giannini, S. y Grant, S. (2020). Tres formas de planificar la equidad durante los cierres de escuelas por coronavirus. Unesco. http://www.iiep.unesco.org/en/ three-ways-plan-equity-during-coronavirus-school-closures-13365

Instituto Nacional de Estadística de Guatemala. (2018). XII Censo nacional de población y vivienda. https://www.censopoblacion.gt/comovivimos

Seas, J. (2016). Didáctica General I. Costa Rica: Editorial Universidad Estatal a Distancia.

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Compromisso com a aprendizagem significativa a partir de processos assíncronos: algumas ações para melhorar a equidade educacional como resultado da Covid-19. (2021). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 33(1), 89-101. https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.5

Como Citar

Compromisso com a aprendizagem significativa a partir de processos assíncronos: algumas ações para melhorar a equidade educacional como resultado da Covid-19. (2021). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 33(1), 89-101. https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.5