Vicissitudes na presença remota dos alunos da carreira de Campus Pérez Zeledón, Sede Regional de Brunca, Universidad Nacional
DOI:
https://doi.org/10.15359/rldh.33-1.12Palavras-chave:
Educação online, Educação a distância, , Educação universitária, tecnologia educacionalResumo
A presença remota (Virtualidade) traz um somatório de desafios, incômodos, dificuldades, deslocamentos e processos de adaptação para alunos, professores e sistema educacional. O objetivo do artigo é tornar visíveis as diferentes vicissitudes que os alunos do terceiro e quarto ano da carreira de Gestão Empresarial do Turismo Sustentável do Campus Pérez Zeledón, Sede Regional de Brunca da Universidad Nacional, enfrentaram ao longo de mais de um ano em presença remota. Estudantes, maioritariamente da zona rural de Brunca e da Região do Pacífico Centro, que também já tinham um modelo de ensino e aprendizagem estabelecido que muda repentinamente devido à virtualidade, tecnologia, comunicação à distância, sem fazer qualquer tipo de exceção ao nível da conectividade ou do acesso à Internet. A pesquisa é qualitativa e descritiva, uma vez que as apreciações de cada um dos alunos são conhecidas por meio do instrumento de pesquisa e a partir dela são feitas comparações com outros estudos realizados pela universidade para toda a população discente. Alguns dos resultados encontrados têm sido desafios e inconvenientes na conectividade, somados a uma maior carga horária e até mesmo à aceitação ou percepção do tipo de aulas que recebem. Por fim, esta pesquisa conclui sobre como a virtualidade e a presencialidade, modalidades que têm impactado o modo de ensinar e aprender, revolucionaram os sistemas educacionais, modificando uma série de comportamentos e metodologias para atingir o objetivo proposto: terminar o curso superior.
Referências
Bonilla, H. M. (2016). El acceso a Internet como derecho fundamental. Revista jurídica IUS Doctrina, 9(15). article/view/27476https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/iusdoctrina/
Departamento de Registro. (2020) Valoración de la experiencia de llevar a cabo procesos educativos en la Universidad Nacional en presencialidad remota con apoyo tecnológico por parte de la población estudiantil. I período 2020. https://
www.registro.una.ac.cr/see/index.php/perfil-del-estudiante-primer-ingreso 2018/ valoracion-de-la-experiencia-estudiantes
Enzenhofer, P. (2020). Educación en red en tiempos de pandemia. La conectividad como derecho humano. XII Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología. XXVII Jornadas de Investigación. XVI Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. II Encuentro de Investigación de Terapia Ocupacional. II Encuentro de Musicoterapia. Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.
Huanca-Arohuanca, J., Supo-Condori, F., Sucari-León, R. y Supo-Quispe, L. (2020). El problema social de la educación virtual universitaria en tiempos de pandemia, Perú. Innovaciones Educativas, 22(especial), 115-128. https://doi.org/10.22458/ ie.v22iEspecial.3218
Naciones Unidas. (1948). Declaración Universal de los Derechos Humanos. Recuperado de http://www.un.org/es/universal-declaration-human-rights/
Organización de Naciones Unidas. Asamblea General. (2011). Informe del Relator Especial sobre la promoción y protección del derecho a la libertad de opinión y expresión Frank Le Rue. /HRC/17/27 del 16 de mayo del 2011. Recuperado de https://www.acnur.org/ fileadmin/Documentos/BDL/2015/10048.pdf?view=1
Quirós-Vargas, E. (2019). Derechos Humanos y Realidad Educativa. Revista Latinoa- mericana de Derechos Humanos, 30(1), 47-60. https://doi.org/10.15359/rldh.30-1.2
Tejedor, S., Cervi, L., Tusa, F. y Parola, A. (2020). Educación en tiempos de pandemia: reflexiones de alumnos y profesores sobre la enseñanza virtual universitaria en España, Italia y Ecuador. Revista Latina de Comunicación Social, 78, 1-21. https://www.doi. org/10.4185/RLCS-2020-1466
Vincenzi, A. D. (2020). Del aula presencial al aula virtual universitaria en contexto de pandemia de COVID-19. Avances de una experiencia universitaria en carreras pre- senciales adaptadas a la modalidad virtual. Debate Universitario, 8(16). Recuperado de http://portalreviscien.uai.edu.ar/ojs/index.php/debate-universitario/article/view/238
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
El material que se publica en esta Revista está bajo una licencia “Creative Commons” 3.0 Costa Rica (CC, Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Costa Rica (CC BY-NC-ND 3.0 CR) . Esto significa que el material publicado en la revista se puede compartir (copiar y distribuir) en cualquier medio o formato considerando que se debe reconocer de forma adecuada la autoría del material y la fuente, no puede utilizarse con fines comerciales y no se aceptan las obras derivadas (remezclar, transformar o crear a partir del material).