Proteção integral de crianças contra o uso de tecnologias de informação e comunicação no México
DOI:
https://doi.org/10.15359/rldh.33-2.7Palavras-chave:
Direitos da personalidade, dignidade humana, melhor interesse da criança, riscos digitais, tecnologias da informação.Resumo
Atualmente, o uso das tecnologias de informação e comunicação e, principalmente, da Internet, favorecem um maior exercício dos direitos da criança e do adolescente, como a liberdade de expressão e informação; no entanto, diante do panorama atual, é imprescindível que sejam observados não apenas os benefícios que o uso das tecnologias de informação nos mostra, mas também os perigos que estão implícitos no uso das mesmas. Por isso, este artigo tem como objetivo geral analisar o melhor interesse da criança, como regra processual na proteção de bebês e adolescentes contra o uso de tecnologias da informação para identificar alguns de seus principais riscos, e as medidas de proteção no sistema jurídico mexicano. A principal conclusão, neste estudo, destaca a inclusão de medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas gerais, traduzidas em soluções tecnológicas de prevenção e proteção, onde é imprescindível a assistência e apoio de quem exerce o poder paternal, tutela ou tutela e Custódia, no uso que as crianças e os adolescentes fazem das referidas tecnologias informáticas.
Referências
Belloch, C. (2012). Las Tecnologías de la Información y Comunicación en el aprendizaje. España: Universidad de Valencia. http://www.uv.es/bellochc/pedagogia/EVA1.pdf
Boldú, A. (2016). El ciberbullying: una aproximación criminológica. En Díaz, L. et. al., (coords.), Propuestas penales: nuevos retos y modernas tecnologías. Universidad de Salamanca.
Bragado, A. (2020). Visión criminológica del delito online grooming. Behavior & Law Journal, 6(1), 42-50. https://doi.org/10.47442/blj.v6.i1.73
Campos, P. (2016). Delitos informáticos en México y sus formas de prevención. Revista visión criminológica-criminalística. http://revista.cleu.edu.mx/new/descargas/1604/articulos/Articulo09_Delitos_informaticos_en_Mexico_y_sus_formas_de_prevencion.pdf
Cantoral, K. (2018). Algunos tipos de responsabilidad civil: acoso escolar, médica y por servicios defectuosos. En Pérez, G. (coord.), Temas actuales de responsabilidad civil. Tirant Lo Blanch México.
Cantoral, K. (2020). Daño moral en redes sociales: su tratamiento procesal en el derecho comparado. Revista IUS, 14 (46), 163-182. https://doi.org/10.35487/rius.v14i46.2020.519
Cardozo, G., Dubini, P. y Lorenzino, L. (2017). Bullying y ciberbullying: un estudio comparativo con adolescentes escolarizados, Revista Mexicana de Psicología 34 (2), 101-109.
Comisión Nacional de los Derechos Humanos. (2015). Derecho de acceso y uso de las tecnologías de la información y la comunicación. México. Instituto Nacional de Estudios Históricos de las Revoluciones de México y Comisión Nacional de los Derechos Humanos.
Comité de los Derechos del Niño. (2013). Observación general número 14 sobre el derecho del niño a que su interés superior sea una consideración primordial. https://www.observatoriodelainfancia.es/ficherosoia/documentos/3990_d_CRC.C.GC.14_sp.pdf
Comité de los Derechos del Niño. (2016). Observación general núm. 20 (2016) sobre la efectividad de los derechos del niño durante la adolescencia. https://www.bienestaryproteccioninfantil.es/imagenes/tablaContenidos03SubSec/G1640449.pdf
Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. (1917). Diario Oficial de la Federación.
García, M. y Reyes, J. (2014). Desafíos de las tecnologías de la información y derechos humanos. RICSH Revista Iberoamericana de las Ciencias Sociales y Humanísticas, 3 (5), 1-22.
Heinze, G., Olmedo, G., y Andoney, J. (2017). Uso de las tecnologías de la información y comunicación (TIC) en las residencias médicas en México. Revista Acta Médica Grupo Ángeles, 15(2). https://doi.org/10.35366/72353
Ley General de los Derechos de Niñas, Niños y Adolescentes. (2014). Diario Oficial de la Federación.
Maldonado, D. (2019). El mal denominado delito de grooming online como forma de violencia sexual contra menores. Problemas jurídicos y aspectos criminológicos. Revista Electrónica de Estudios Penales y de la Seguridad, 5, 1-18.
Martí-Noguera, J. (2020). Sociedad digital: gestión organizacional tras el COVID-19. Revista Venezolana de Gerencia, 25 (90), 394-401. https://doi.org/10.37960/rvg.v25i90.32383
Mejía, G. (2014). Sexting: una modalidad cada vez más extendida de violencia sexual entre jóvenes. Revista Perinatología y reproducción humana, 28 (4). http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-53372014000400007
Morales, T. y Serrano, C. (2014). Manifestaciones del ciberbullying por género entre los estudiantes de bachillerato. Revista Ra Ximhai, 10 (2), 235-261. https://doi.org/10.35197/rx.10.02.2014.10.tm
Ojeda, M., Del Rey, R., Walrave, M., y Vandebosch, H. (2020). Sexting en adolescentes: Prevalencia y comportamientos. Revista Científica de Educomunicación, 28 (64), 9-19. https://doi.org/10.3916/C64-2020-01
Pavez, M. (2014). Los derechos de la infancia en la era de Internet. América Latina y las nuevas tecnologías. Comisión Económica para América Latina y el Caribe
Pérez, G. y Cantoral, K. (2015). Daño moral y derechos de la personalidad del menor. Tirant Lo Blanch, México
Pérez, G. y Cantoral, K. (2016). El bullying, una mirada jurisprudencial a través de supuestos, actores y sanciones aplicables en México. Revista In Jure Anáhuac Mayab, 5 (9). 14-39.
Poder Judicial de la Federación. (2011). Tesis I.5o.C. J/14. México, Semanario Judicial de la Federación y su Gaceta.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2011). Amparo Directo en Revisión 12/2010. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2013a). Amparo Directo en Revisión 1038/2013. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2013b). Amparo Directo en Revisión 2618/2013. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2014). Tesis 1a./J. 118/2013. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2015a). Tesis 1a. LXXXIII/2015. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2015b). Tesis 1a. CCLXVII/2015. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Primera Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2020). Tesis 1a. XLI/2020. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Segunda Sala de la Suprema Corte de Justicia de la Nación. (2018). Tesis 2a. IX/2018. México, Gaceta del Semanario Judicial de la Federación.
Unicef. (2017a). El Estado Mundial de la Infancia 2017: niños en un mundo digital. Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia.
Unicef. (2017b). Guía de sensibilización sobre Convivencia Digital. https://www.unicef.org/argentina/sites/unicef.org.argentina/files/2018-04/COM-Guia_ConvivenciaDigital_ABRIL2017.pdf
Unicef. (2021). Ciberacoso: Qué es y cómo detenerlo. Diez cosas que los adolescentes quieren saber acerca del ciberacoso. https://www.unicef.org/lac/ciberacoso-que-es-y-como-detenerlo#ciberacoso2
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
El material que se publica en esta Revista está bajo una licencia “Creative Commons” 3.0 Costa Rica (CC, Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 3.0 Costa Rica (CC BY-NC-ND 3.0 CR) . Esto significa que el material publicado en la revista se puede compartir (copiar y distribuir) en cualquier medio o formato considerando que se debe reconocer de forma adecuada la autoría del material y la fuente, no puede utilizarse con fines comerciales y no se aceptan las obras derivadas (remezclar, transformar o crear a partir del material).