Crianças afetadas pelo terrorismo de Estado no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.34-2.3

Resumo

Através deste artigo proponho refletir sobre as memórias das infâncias afetadas du- rante o terrorismo de Estado, focando principalmente no Uruguai e a partir de minha experiência pessoal. Quando eu tinha 3 anos, fui sequestrada em uma operação do Plano Condor, ficamos desaparecidos com meu irmão por algumas semanas. O caso ganhou notoriedade pública e fomos entregues aos nossos avós; ao voltar, como se tivesse um nó na garganta, apareceram nódulos nas minhas cordas vocais. O corpo inscreve a memória que a mente esquece. Essa não é apenas a minha história, há muitos de nós que tiveram a infância desfragmentada pelo terrorismo de Estado. Por que a história quase não fala sobre nós? Por que não encontramos –no Uruguai– um lugar nas histórias da memória? Por que nossa voz se parece com a minha voz? isso não soa. Essas são algumas das muitas perguntas que o coletivo Jacarandá faz. A cultura da memória que criamos para nós mesmos e que eu pessoalmente pesquiso. São múltiplos os efeitos vividos por nós que passamos a infância durante os terro- rismos de Estado e experiências muito diversas, por isso este artigo não é exaustivo. Nele, são traçadas algumas experiências que procuram olhar para as infâncias que foram objeto de múltiplas violências durante as ditaduras latino-americanas dos anos 60-80. Por sua vez, é abordado na perspectiva dos afetos, pois isso permite colocar as emoções em primeiro plano (Pérez e Capdepón, 2022).

 

Referências

Achugar, M. (2020). Documentales y transmisión intergeneracional del pasado reciente: entre la denuncia y la reflexión. En P. Margulis (ed.) Transiciones de lo real. Transfor- maciones políticas, estéticas y tecnológicas en el documental del Cono Sur (Argentina, Chile y Uruguay). Buenos Aires: Editorial Libraria.

Achugar, M. (en prensa). Mirando con otros ojos: memoria, justicia y cine en un filme uruguayo.

Arfuch, L. (2015). Memoria, testimonio, autoficción. Narrativas de infancia en dictadura. https://doi.org/10.7203/KAM.6.7822

Basso, M. F. (2019). Volver a entrar saltando: memoria y arte en la segunda generación de argentinos exiliados en México. https://doi.org/10.35537/10915/80994

Cassariego, F. (2019). (Ed.). Esta es mi historia ¿y la tuya?, Montevideo.

Ciancio, B. (2021). Estudios sobre cine:(pos) memoria, cuerpo, género. Editorial Biblos.

Ciancio, M. B. (2015). ¿ Cómo (no) hacer cosas con imágenes? Sobre el concepto de posmemoria. Constelaciones: Revista de teoría crítica, (7), 503-515.

Feld, C. (2002). Del estrado a la pantalla: las imágenes del juicio a los excomandantes en Argentina, (Vol. 2). Siglo XXI de España Editores.

Forcinito, A. (2006). Narración, testimonio y memorias sobrevivientes: Hacia la posme- moria en la posdictadura uruguaya. Letras femeninas, 32(2), 197-217.

Gatti Casal de Rey, G., Chama, M. S., & González Canosa, M. (2017). Entrevista a Gabriel Gatti Casal de Rey. Aletheia, 7(14), 1-7.

González de Olega, M.; Meloni González, C.; Saiegh Dorín, A. C. (2016). “Infancia, exilio y memoria. Tres relatos de una infancia transterrada tras la última dictadura argentina”. Kamchatka. Revista de análisis cultural 8: 93-109.

Hirsch, M. (2008). The generation of postmemory. Poetics today, 29(1), 103-128. https://doi.org/10.1215/03335372-2007-019

Iglesias y Monteiro. (2016). Estados clandestinos. Un capítulo rioplatense de la Opera- ción Cóndor.

Jelin, E. (2002). Los trabajos de la memoria (Vol. 1). Siglo XXI de España editores. Jelin, E. (2019). La lucha por el pasado: cómo construimos la memoria social. Siglo XXI

Editores.

Llobet, V. (2015). “¿Y vos qué sabés si no lo viviste?”. Infancia y dictadura en un pueblo de provincia. A contracorriente, 12 (3): 1-41.

Norandi, M. (2012). Los hijos del exilio uruguayo en España (1972-1985): la memoria de la segunda generación de una migración forzada. Tesis de Maestría. Departamento de Sociología. Universidad Pública de Navarra.

Peller, M. (2009). Memoria, historia y subjetividad: Notas sobre un film argentino con- temporáneo. Política y cultura, (31), 49-63.

Pérez, M. E. y Capdepón U. (2022). Infancias “afectadas”. Los niños sobrevivientes en los procesos de lesa humanidad y los sitios de memoria. En Políticas, afectos e identidades en América Latina. Coord. Anapios, Lu. y Hammerschmidt, C. Buenos Aires: CLAC- SO; Guadalajara: CALAS; San Martín: UNSAM; Jena: Universidad Jena; Alemania: Bundesministerium für Bildung und Forschung. https://doi.org/10.2307/j.ctv2v88djc.7

Ricoeur, P., & Neira, A. (2008). La memoria, la historia, el olvido - 2a ed. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Ros, A. (2015). El documental político y la generación de posdictadura en Uruguay. En Traverso, A., & Crowder-Taraborrelli, T. El documental político en Argentina, Chile y Uruguay: de los años cincuenta a la década del dos mil. LOM ediciones.

Ros, A. (2008). Inheritance: Living Memory, Leaving Countries. Uruguayan and Argenti- nean Fictionalization at the Turn of the Millennium (Doctoral dissertation).

Winn, P., Stern, S. J., Lorenz, F., & Marchesi, A. (2014). No hay mañana sin ayer: batallas por la memoria histórica en el Cono Sur. LOM ediciones.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Crianças afetadas pelo terrorismo de Estado no Uruguai. (2023). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 34(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/rldh.34-2.3

Como Citar

Crianças afetadas pelo terrorismo de Estado no Uruguai. (2023). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 34(2), 1-20. https://doi.org/10.15359/rldh.34-2.3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>