O protesto social e a educação em direitos humanos: estudantes em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.6

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, estudantes, formação cidadã, protesto social

Resumo

Este artigo faz parte de um processo de pesquisa sobre o ensino no nível médio do protesto social ocorrido na Colômbia entre 2019 e 2021, a partir da educação em direitos humanos (EDH). O estudo destaca a importância da EDH para promover outras formas de interação na academia, ao mesmo tempo que evidencia as dificuldades para se posicionar nos espaços escolares e universitários, assim como as tensões que persistem entre teoria, prática e formação política nas escolas. Compreendendo isso, a pesquisa busca responder, entre outras questões, o que aconteceu com a escola durante o protesto social e como a mobilização social impactou as comunidades educativas. Para dar resposta, adotou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa, que possibilitou a coleta de materiais empíricos que descrevem momentos habituais e problemáticos, em um estudo de caso múltiplo em escolas de Bogotá, Cali e Medellín. A análise dos resultados destaca a necessidade de reconhecer de que maneira os protestos sociais ocorridos entre 2019 e 2021, na Colômbia, também conhecidos como estallido social, integraram ou não o contexto escolar e universitário. Isso está relacionado à importância da EDH, da formação cidadã e do compromisso com a transformação social, entendendo o papel fundamental que os jovens desempenharam e como assumiram levar ou não as salas de aula às ruas ou vice-versa, estudantes em movimento pela defesa e promoção dos direitos humanos, uma demonstração de sua necessidade na formação básica, média e superior.

Referências

Agudelo, E. (2015). ¿Quién responde por la formación de los docentes como sujetos de derechos en las facultades de educación? Folios, 0(41), 103–116. https://doi.org/10.17227/01234870.41folios103.116

Alcántara, A. (2017). Educación cívica y educación ciudadana en México: una perspectiva global y comparada. Revista Española de Educación Comparada, 29(29), 220–239. https://doi.org/10.5944/REEC.29.2017.17096

Álvarez, D. (2003). Exploración de las relaciones entre lectura, formación ciudadana y cultura política. Una aplicación a las propuestas de formación ciudadana de la Escuela de Animación [Instituto de Estudios Políticos-Universidad de Antioquia]. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/Colombia/iep-udea/20121205025245/didier_alvare

Amador, J., & González, G. (2022). Resistencia, re-existencia y juvenicidio: tres metáforas para comprender la Colombia del levantamiento popular. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 20(3), 1–33. https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/5555/1162

Amador, J., & Muñoz, G. (2021). Del alteractivismo al estallido social: acción juvenil colectiva y conectiva (2011 y 2019). Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 19(1), 1–28. https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/4588/1070

Archila, M., García, M., Garcés, S., & Restrepo, A. (2020). 21N: el desborde de la movilización en Colombia. Lasa Forum , 51(4), 17–23. https://forum.lasaweb.org/files/vol51-issue4/Dossier-3.pdf

Barrios, A. (2020). La educación en derechos humanos y el currículo oculto: consideraciones teórico-prácticas sobre el cotidiano escolar brasileño. Educación, 29(56), 7–26. https://doi.org/10.18800/educacion.202001.001

Bonilla, E. (2018). Caminos y construcciones de la educación en derechos humanos en Colombia: una mirada histórica desde 1991-2015. In Caminos y construcciones de la educación en derechos humanos en Colombia: una mirada histórica desde 1991 - 2015. https://doi.org/10.15332/TG.PRE.2018.00256

Castro, M., Rodríguez, A., Smith, M., & Rosas, C. (2016). La construcción de ciudadanía en la educación media superior: un estudio de caso sobre docentes de la UNAM. Perfiles Educativos, XXXVIII(151), 211–216. http://www.scielo.org.mx/pdf/peredu/v38n151/0185-2698-peredu-38-151-00211.pdf

CIDH. (2021). Observaciones y recomendaciones. Visita de trabajo de la CIDH a Colombia realizada del 8 al 10 de junio de 2021. https://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/ObservacionesVisita_cidh_Colombia_spA.pdf

Defensoría del Pueblo. (2021). Informe defensorial visita CIDH Colombia protesta social abril-unio 2021. https://www.defensoria.gov.co/public/minisite/protestasocial/assets/informe-visita-cidh.pdf

Esquivel, C., & García, M. (2017). La educación para la paz y los derechos humanos en la creación de valores para la solución de conflictos escolares. Justicia, 23(33), 256–270. https://doi.org/10.17081/just.23.33.2892

Franco, K. (2022). Educación en derechos humanos en Colombia: estado del arte de las investigaciones en la educación formal. Papeles, 14(28), e1278. https://doi.org/10.54104/papeles.v14n28.1278

IIDH. (1999). Educación para la ciudadanía y los derechos humanos. Instituto Interamericano de Derechos Humanos. https://www.cels.org.ar/web/wp-content/uploads/1999/10/Educacion-para-la-ciudadania-y-los-ddhh.pdf

Ley 115 de 1994, Por la cual se expide la Ley General de Educación 1 (1994). https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Ley 1732 de 2014, Por la cual se establece la Cátedra de la Paz en todas las instituciones educativas del país (2014). https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=59313

Magendzo, A. (1998). La educación en derechos humanos: reflexiones y retos para enfrentar un nuevo siglo. https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000114723_spa&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_8d5c6861-f192-4c55-9426-27edb07cf80a%3F_%3D114723spa.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000114723_spa/PDF/114723spa.pdf#%5B%7B%22num%22%3A73%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2Cnull%2Cnull%2C0%5D

Magendzo, A. (1999). La educación en derechos humanos en América Latina: una mirada de fin de siglo. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/la-educacion-en-derechos-humanos-en-america-latina-una-mirada-de-fin-de-siglo-abraham-magendzo.pdf

Magendzo, A. (2002). Derechos humanos y currículum escolar. Revista IIDH, 36, 327–339. https://www.corteidh.or.cr/tablas/R06835-12.pdf

Magendzo, A., & Toledo, M. (2015). Educación en derechos humanos: estrategia pedagógica-didáctica centrada en la controversia. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1–16. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/6864/16398

Marcon, A. N., Prudêncio, L. E. V., & Gesser, M. (2016). Public policies related to sexual diversity in school. Psicología Escolar e Educacional, 20(2), 291–302. https://doi.org/10.1590/2175-353920150202968

Martínez, M. (2020). Aproximación a la educación basada en los derechos humanos y a la educación para la paz en la educación superior: actividades prácticas para la enseñanza de la lengua inglesa - Dialnet. Zona Próxima: Revista Del Instituto de Estudios Superiores En Educación, 32, 145–164. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7459689

MEN. (2009). Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos PLANEDH. https://www.ohchr.org/Documents/issues/education/training/actions-plans/Colombia.pdf

Méndez, M. (2012). Educación en derechos humanos en universidades públicas costarricenses: posibilidades y necesidades. Revista Ensayos Pedagógicos, VII (1), 145–171. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ensayospedagogicos/article/view/6024/5928

Moreno, I., Leyva-Townsend, P., & Parra, C. (2019). La familia, primer ámbito de educación cívica. Civilizar Ciencias Sociales y Humanas, 19(37), 43–54. https://doi.org/10.22518/USERGIOA/JOUR/CCSH/2019.2/A06

Por el cual se reglamenta la Ley 1620 de 2013, que crea el Sistema Nacional de Convivencia Escolar y Formación para el Ejercicio de los Derechos Humanos, la Educación para la Sexualidad y la Prevención y Mitigación de la Violencia Escolar. (2013). https://www.suin-juriscol.gov.co/viewDocument.asp?ruta=Decretos/1378136

Por la cual se crea el Sistema Nacional de Convivencia Escolar y Formación para el Ejercicio de los Derechos Humanos, la Educación para la Sexualidad y la Prevención y Mitigación de la Violencia Escolar. Retrieved August 25, 2023, from https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma_pdf.php?i=52287

Presidencia de la República. (2021). Actualización y fortalecimiento del Plan Nacional de Educación en Derechos Humanos PLANEDH 2021 – 2034. https://derechoshumanos.gov.co/Observatorio/Publicaciones/Documents/2021/301121-PLANEDDHH.pdf

Quiroz, R., & Jaramillo, O. (2009). Formación ciudadana y Educación cívica: ¿cuestión de actualidad o de re-significación? Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, 14, 123–138. http://ssrn.com/abstract=2772085Disponibleen:http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=65213214007

Secretaría de Educación Buenos Aires. (1997). Formación ética y ciudadana. Documento de trabajo n.° 4. Perspectiva transversal: educación en la paz y los derechos humanos. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL002368.pdf

Siede, I. (2013). Los derechos humanos en las escuelas argentinas: una genealogía curricular [Universidad de Buenos Aires]. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/9908

Torquemada, A. (2007). La práctica educativa de derechos humanos en educación primaria. Eikasia. Revista de Filosofía, III(13), 181–204. https://www.revistadefilosofia.org/13-13.pdf

Tünnermann, C. (1997). Los derechos humanos: evolución histórica y reto educativo (2a ed.). UNESCO. https://www.enriquebolanos.org/media/publicacion/3150.pdf

Publicado

2025-01-01

Como Citar

O protesto social e a educação em direitos humanos: estudantes em movimento. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.6

Como Citar

O protesto social e a educação em direitos humanos: estudantes em movimento. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.6

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >>