Corpo como território de paz: proposta de educação em direitos humanos em espaços informais e contextos juvenis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.8

Palavras-chave:

corpo e território, educação em direitos humanos, educação informal, paz

Resumo

Este artigo, Corpo como território de paz: proposta de educação em direitos humanos em espaços informais e contextos juvenis, descreve uma proposta pedagógica para conectar com as possibilidades que nos oferecem os espaços informais de aprendizagem e lazer, aliados à simplicidade do contexto comunitário, para promover a (re)significação do corpo como território de paz por meio da educação em direitos humanos e da reivindicação da educação para a paz. Propõe-se empregar a pedagogia controversa e a pedagogia da libertação para estabelecer um processo dialógico, considerando as contribuições do tomo V "Sofrer a guerra e refazer a vida: impactos, enfrentamentos e resistências", do Relatório da Comissão da Verdade da Colômbia (2022), para terminar narrando a experiência por meio da diversidade que a arte oferece. Esta proposta pedagógica apresenta uma possibilidade de curar as feridas e tratar as cicatrizes deixadas pelo conflito armado interno na Colômbia, mesmo quando parecem invisíveis, reivindicando espaços de memória, cuja história também está marcada na pele neste processo de transição para a paz que nosso país vive.

Referências

Alcaldía Local de Kennedy. (s. f.). Historia de la Localidad de Kennedy. http://www.kennedy.gov.co/mi-localidad/conociendo-mi-localidad/historia

Alcaldía Local de Kennedy. (2024). Datos sobre la Localidad de Kennedy. Localidad de Kennedy | Bogota.gov.co.

Aponte, D., Pinzón, D. y Vargas, A. (2009). Barras de fútbol, juventud y conflictos: mapeo en la localidad de Kennedy (Bogotá). Centro de Recursos para el Análisis de Conflictos (CERAC). https://www.cerac.org.co/assets/pdf/Other%20publications/BarrasDeFutbol_Kennedy.pdf

Comisión de la Verdad. (2022). Sufrir la Guerra y Rehacer la Vida. Informe Final. https://www.comisiondelaverdad.co/sufrir-la-guerra-y-rehacer-la-vida

Cubillos Vega, C. (2019). La inclusión de los derechos humanos en la agenda del trabajo social: una aproximación a la educación en derechos humanos (EDH) en la formación académica. Universidad Complutense de Madrid. https://hdl.handle.net/20.500.14352/17152

Defensoría del Pueblo (Ed.). (2014). Estrategias y herramientas pedagógicas para la educación en derechos humanos. Editorial Nacional.

Domínguez, J. (1989). El concepto de obra de arte en la legislación mexicana. Revista Alegatos, 11, 12-18. Núm. 11: Enero-Abril 1989 | Alegatos (uam.mx) https://alegatos.azc.uam.mx/index.php/ra/article/view/897/874

Gómez, J. H. (2015). Las ciencias sociales escolares: entre la realidad y el deseo. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 6(2), 101-113. https://doi.org/10.18175/vys6.2.2015.06

Jaramillo, J. (2012). Una sociología sentipensante para América Latina (antología). Latinoamérica. Revista de estudios Latinoamericanos (54), 315-324. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-85742012000100015&lng=es&tlng=es.

Ley 115 de 1994. “Por la cual se expide la Ley General de Educación”. Febrero 8 de 1994. Publicado en el Diario Oficial No. 41.214 del 08 de febrero de 1994. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=292

López, I. (2008). Educar en derechos humanos: un camino a la paz. Magisterio. Bogotá DC.

Magendzo, A. & Pavez, J. M. (2015). Educación en derechos humanos: una propuesta para educar desde la perspectiva controversial (1ª ed.). ISBN: 978-607-7625-95-7. Ciudad de México: Francisco Javier Conde González. 2015_libro_educaciondh.pdf (cdhcm.org.mx)

Magendzo, A. (2015). Educación en Derechos Humanos y Educación Superior: una perspectiva controversial. REencuentro. Análisis de Problemas Universitarios, (70), 47-69. https://www.redalyc.org/pdf/340/34046812004.pdf

Restrepo, Á. (2000). Mi cuerpo encuentra su voz y el artista su camino. Nómadas (Col), núm. 13, octubre, 2000, pp. 165-177. Universidad Central Bogotá, Colombia.

Restrepo, Á. (2003). Cuerpo y memoria (Escrito en el cuerpo). En Métodos, contenidos y enseñanza de las artes en América Latina y el Caribe (pp. 43-47). United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (UNESCO). https://www.yumpu.com/s/lJm7FaJ43FcoJtYt

Restrepo, Á. (2005). Fragmentos de un discurso sobre el cuidado del cuerpo. En Toro J. & Rojas C. (Ed.). La educación desde las éticas del cuidado y la compasión (primera edición). Pontificia Universidad Javeriana. https://catalogobiblioteca.ufps.edu.co/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=16221

Secretaría de Integración Social. (31/08/2022). Diagnóstico Loca Kennedy. Alcaldía de Bogotá. https://www.integracionsocial.gov.co/images/_docs/entidad/8_Diagnostico_local_Kennedy_2021_VF.pdf

Serrano, J. & Pons, R. (2011). El Constructivismo hoy: enfoques constructivistas en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 13(1), 1-27. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412011000100001&lng=es&tlng=es

UNESCO. (2013). Human rights education in primary and secondary school systems: A self-assessment guide for governments. (Traducido al español). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000222123

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Corpo como território de paz: proposta de educação em direitos humanos em espaços informais e contextos juvenis. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.8

Como Citar

Corpo como território de paz: proposta de educação em direitos humanos em espaços informais e contextos juvenis. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.8

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >>