Perspectiva de gênero no Instituto Politécnico Nacional (IPN), México: Construindo uma cultura de paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.10

Palavras-chave:

perspectiva de gênero, violência

Resumo

O Instituto Politécnico Nacional (IPN) é uma instituição pública mexicana de ensino superior, atualmente composta por 102 unidades acadêmicas, fundada em 1936 por Lázaro Cárdenas. Inicialmente, a maioria dos docentes era composta por militares, o que resultou em uma cultura patriarcal linear, autoritária e com manifestações de violência de gênero. Em 2001, o Modelo Educativo Institucional introduziu uma formação integral, permitindo a inclusão de um curso de Direitos Humanos na área de Engenharia. Atualmente, apesar da implementação do Modelo 4.0 a cultura institucional permaneceu inalterada. Em resposta, em 2009 foi introduzida a perspectiva de gênero, e em 2012 foi criada a Unidade Politécnica de Gestão com Perspectiva de Gênero, que, para alcançar toda a instituição, implementou a Rede de Gênero, com o objetivo de erradicar o machismo predominante. Atualmente, o IPN está comprometido com normas nacionais e internacionais, como a Carta Internacional dos Direitos Humanos, a Agenda 2030 e a CEDAW. Em 2019, o IPN foi a primeira instituição nacional a adotar um Protocolo “Para a prevenção, detecção, atenção e sanção da violência de gênero”. A partir da Rede de Gênero da ESIME unidade Culhuacán, identificamos estereótipos que afetam a dignidade das pessoas, e para contribuir com sua erradicação, realizamos campanhas de denúncia contra a violência, o assédio e o bullying, além de capacitarmos sobre Direitos Humanos, Feminismo, Masculinidades, Gênero e Educação para a Paz. Também realizamos pesquisas, como o estudo sobre Cultura de Gênero nos cursos da ESIME Culhuacán, IPN (projeto número 20231736), a partir de uma metodologia feminista pós-modernista e construtivista situada.

Referências

Asamblea General de Naciones Unidas. (1999). Declaración y programa de acción sobre una cultura de paz, A/RES/53/243.

Blázquez N., Flores F., Ríos, M. (Coords.). (2012). Investigación Feminista: Epistemología, Metodología y Representaciones Sociales. México. Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades: Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias: Facultad de Psicología UNAM.

Cabrera E. (sábado 10 de junio de 2023). Violencia en el IPN. El Sol de México, p. 3.https://es.kiosko.net/mx/2023-06-10/np/mx_sol_mexico.htm

Camps, V. (1993). Virtudes Públicas. Espasa Calpe. (3ª ED.).

Diario Oficial de la Federación. (2021). Ley General de Educación Superior. Cámara de

Diputados, México. https://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/ref/lges.htm

Dirección General IPN. (Gaceta Quincenal núm. 1482 24 de junio de 2019). Misión Institucional. Gaceta Oficial del IPN. https://issuu.com/ipn85

Fernández Batanero, J. M. (2004). La transversalidad curricular en el contexto universitario:

un puente entre el aprendizaje académico y el natural. Revista Fuentes (5). https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/2403.

Fundación Cultura de Paz. (1999). Declaración y Programa de Acción sobre una Cultura de Paz. Fundación Cultura de Paz. http://fund-culturadepaz.org.2021/02

Guterres, A. (2020). Las Mujeres y el Poder. The New School. https://www.un.org/sg/en/content/sg/speeches/2020-02-27/remarks-new-school-women-and-power.

Instituto Politécnico Nacional (IPN). (2024). Historia, Misión, Visión y Valores del IPN. Institución Educativa IPN. www.ipn.mx.

IPN. (2020). EDUCACIÓN 4.0 EN EL IPN. educacion.4.0-e.4. https://e4-0.ipn.mx/e4-0-ipn/.

IPN. (2001). Materiales para la Reforma, tomo I. Un nuevo modelo educativo para el IPN.

México. IPN

IPN. (2003). Materiales para la Reforma, tomo 15, De la sociedad de la información a la sociedad del conocimiento: más que un glosario. México. IPN.

IPN. (2021). Programa Institucional a Mediano Plazo 2021-2023. México. IPN.

Lamas, M. (1996). La Tarea. Revista de Educación y Cultura de la Sección 47 del SNTE. 8, p. 1.

Reyábal, M. y Sanz, A. (1995). La transversalidad y la educación integral, en Los ejes transversales, aprendizaje para la vida. Escuela Española.

Secretaría Anticorrupción de Chihuahua. (2021). Manual de Actuación para la Prevención y Atención en Situaciones de Violencia de Género, Acoso y Hostigamiento Sexual. Gobierno de Chihuahua, México.

Secretaría de Educación Pública. (20 de abril de 2021). Ley General de Educación Superior. Diario Oficial de la Federación. https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5616253&fecha=20/04/2021#gsc.tab=0

Senge, P. (2010). La quinta disciplina: el arte y la práctica de la organización abierta al aprendizaje. Granica. (2ª. Ed.).

UNESCO. (2000). Declaración Mundial sobre la Educación Superior en el Siglo XXI: Visión

y Acción. Educación Superior y Sociedad, 9 (2), pp. 97-113.

Unidad Politécnica de Gestión con Perspectiva de Género. (Número 1726, 31 de mayo de 2023, Año LIX). Protocolo para la prevención, detección, atención y sanción de la violencia de género en el instituto politécnico nacional. Gaceta Oficial del IPN, vol. 19, https://www.ipn.mx/genero/materiales/protocolo.pdf.

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Perspectiva de gênero no Instituto Politécnico Nacional (IPN), México: Construindo uma cultura de paz. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.10

Como Citar

Perspectiva de gênero no Instituto Politécnico Nacional (IPN), México: Construindo uma cultura de paz. (2025). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 36(1). https://doi.org/10.15359/rldh.36-1.10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >>