A acessibilidade das TIC em Costa Rica: A mudança disruptiva nas mentes da sociedade costarriquenha

Autores

  • Darío Ríos Navarro Universidad Nacional. Universidad Estatal a Distancia., Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.7

Palavras-chave:

TIC, incapacidade, web e acessibilidade universal, Costa Rica

Resumo

Este artigo aborda a definição do conceito de acessibilidade universal, considerando dados do estado atual da acessibilidade em Costa Rica, especialmente na área de tecnologia. O objetivo é sensibilizar e educar o público, indicando alguns dos mitos que abarcam a definição de acessibilidade, tendo em conta diferentes perspectivas de outros estudos e exemplos de situações relacionadas principalmente com a acessibilidade web. Os dados sobre a população costarriquenha com incapacidade gerados pelo INEC são analisados, por meio de informações estatísticas fornecidas pelos censos recentes,  realizados durante as décadas deste século XXI, considerando a importância de melhorar as TIC para  as diferentes pessoas  que apresentam algum tipo de incapacidade causada por questões naturais ou pelo tempo. Realiza-se uma revisão de diferentes projetos que atualmente estão sendo promovidos nas TIC e são importantes avanços na melhoria das condições das pessoas com deficiência. Promove a necessidade inerente de trabalhar no desenvolvimento das TIC na Costa Rica a partir de diferentes quadros. No campo político e legal, identifica a necessidade de ampliar as regras  que incentivam as leis em favor das incapacidades no país. Em conclusão, analisa que a Costa Rica poderia tornar-se num dos primeiros países da América Central e do Caribe, que atende às necessidades de pessoas com incapacidade,  por meio do fortalecimento e reconhecimento das TIC que dão valor acrescentado para construir uma acessibilidade universal.

Referências

AFP. (2015) Accesibilidad física y cibernética para ciegos gana espacio en agenda latinoamericana. Recuperado de http://www.nacion.com/tecnologia/web/Accesibilidad-cibernetica-espacio-agenda-latinoamericana_0_1519248152.html.

AGESIC. (s. f.) Capítulo III. Accesibilidad Web. Recuperado de http://agesic.gub.uy/innovaportal/file/549/1/Capitulo_3_Accesibilidad_v1_0.pdf

ASAMBLEA LEGISLATIVA DE LA REPUBLICA DE COSTA RICA. (1996). Ley N.o 7600. Igualdad De Oportunidades Para Las Personas Con Discapacidad. Costa Rica: Autor.

Carreño, I. (2016). Colombia, Costa Rica y Perú a través de sus políticas de accesibilidad. Recuperado de http://www.mediatelecom.com.mx/~mediacom/index.php/agencia-informativa/noticias/item/125248-colombia,-costa-rica-y-perú-a-través-de-sus-políticas-de-accesibilidad.

CEPAL. (2016). Tecnologías de información y comunicación para la inclusión y el empoderamiento de las personas con discapacidad en América Latina y el Caribe. Presentación PowerPoint. Diapositivas 14 - 18.

Chacón, K. (2015). FONATEL aspira a conectividad total de Costa Rica en el 2017. Recuperado de http://www.elfinancierocr.com/tecnologia/Fonatel-conectividad-aldea_digital-San_Carlos-Internet_0_813518652.html

Chacón, K. (2016). ¿Es posible la tecnología accesible para todos los estratos sociales? Recuperado de http://www.elfinancierocr.com/tecnologia/Tecnologia-accesible-estratos-sociales_0_899910001.html

FONATEL. (2016). Empoderar para el desarrollo: Proyecto de servicio universal más ambicioso (100% territorios). Presentación PowerPoint. Diapositivas 5 - 6.

INEC. (2011). Población con discapacidad. Recuperado de http://www.inec.go.cr/social/poblacion-con-discapacidad

Ministerio de Salud (MINSA). (2004). La discapacidad en Costa Rica: Situación actual y perspectivas. Recuperado de http://www.bvs.sa.cr/php/situacion/discapacidad.pdf

Mitchell, J. (s. f.). What Programming Language Is Primarily Used on the Web?. Recuperado de http://smallbusiness.chron.com/programming-language-primarily-used-web-26635.html

Molina, K. y Cuevas, F. (2014). TIC y educación de personas con discapacidad en Costa Rica. Recuperado de www.oei.es/historico/congreso2014/memoriactei/1202.pdf

Mora, K. (2016). Traductor digital de LESCO avanza y alcanza la inclusión de 1284 glosas Recuperado de https://www.tec.ac.cr/hoyeneltec/2016/07/26/traductor-digital-lesco-avanza-alcanza-inclusion-1284-glosas

Programa Sociedad de la Información y el conocimiento (PROSIC) – Universidad de Costa Rica. (UCR) (2011). TIC y personas con discapacidad en Costa Rica. Capítulo 9. Recuperado de http://www.prosic.ucr.ac.cr/sites/default/files/recursos/informe_2011_cap9.pdf

RAE. (2016). Definición de concientizar - concienciar. Recuperado de 2017 de http://dle.rae.es/?id=A8mrPcH

RAE. (2016). Definición de sensibilizar. Recuperado de http://dle.rae.es/?id=XaGpWYI

Roig, Rafael de Asís. (2013). Sobre la accesibilidad universal. Recuperado de www.tiempodelosderechos.es/es/biblioteca/.../55-sobre-la-accesibilidad-universal.html.

SUTEL. (s. f.). Reglamento de Acceso Universal, Servicio Universal y Solidaridad. Recuperado de https://sutel.go.cr/sites/default/files/normativas/reglamento_de_acceso_universal_servicio_universal_y_solidaridad.pdf

Universidad de la Rioja, DIALNET. (s. f.) Accesibilidad Web. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/info/accesibilidad

Vargas, M. (2016). Población sorda de Costa Rica tendrá canal Lesco en la web. Recuperado de http://www.nacion.com/tecnologia/apps/Poblacion-Costa-Rica-canal-Lesco_0_1580041996.html

W3C. (2008). Pautas de accesibilidad para el contenido web (WCAG) 2.0. Recuperado de http://www.sidar.org/traducciones/wcag20/es/

Publicado

2017-09-26

Como Citar

A acessibilidade das TIC em Costa Rica: A mudança disruptiva nas mentes da sociedade costarriquenha. (2017). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 28(1), 177-198. https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.7

Como Citar

A acessibilidade das TIC em Costa Rica: A mudança disruptiva nas mentes da sociedade costarriquenha. (2017). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 28(1), 177-198. https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>