Os direitos humanos na formação de professores. Feminicídio paradigmático na província de La Pampa, Argentina

Autores

  • Silvia Siderac Instituto de Ciencias de la Educación para la Investigación Interdisciplinaria., Argentina
  • Ana Claudia Páez Instituto de Ciencias de la Educación para la Investigación Interdisciplinaria., Argentina

DOI:

https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.3

Palavras-chave:

A violência de gênero, exposição fotográfica, femicidios, direitos humanos

Resumo

Este artigo relata a experiência realizada a partir da exposição fotográfica: "A violência em foco. Três femicidios paradigmáticas Pampeanos" realizado dentro da comunidade educativa da Faculdade de Letras da Universidade Nacional de La Pampa, em conjunto com a organização feminista "Mulheres em solidariedade", no contexto de um programa cultural do Ministério da Cultura e Extensão da  UNLPam. As pessoas integrantes desta atividade eram professores da Faculdade de Ciências Humanas e estudantes de várias faculdades. Os objetivos da exposição foram: construir um espaço educativo relacionado com direitos humanos, visibilizar os três feminicídios da sociedade pampeana, trabalhar de forma colaborativa,  reunindo os protagonistas tanto da universidade como da comunidade e tornar esta experiência um treinamento formativo  pedagógico. A metodologia é qualitativa e através das fotografias apresentadas, estudantes universitários de carreiras de magistério trabalham com as categorias teóricas de violência de gênero e diferentes tipos de violência de gênero, feminicídio e feminicídio em conjunto com estudantes do ensino médio. O objetivo desta experiência foi realizar um trabalho que permitisse integrar  a  funções universitárias  de magistério, pesquisa e extensão a partir de um problema social tão sensível como são os femicidios na Argentina.

Biografia do Autor

Silvia Siderac, Instituto de Ciencias de la Educación para la Investigación Interdisciplinaria.

Argentina. Magíster en Evaluación (UNLPam). Especialista en Investigación Educativa. Profesora Superior de Inglés (UNLPam). Docente en Práctica Curricular de la Facultad de Ciencias Humanas de la UNLPam. Directora del proyecto de investigación “Educación sexual integral e interculturalidad: Diseño de materiales alternativos para la enseñanza de inglés en la educación pública” de la Facultad de Ciencias Humanas. Miembro integrante del ICEII (Instituto de Ciencias de la Educación para la Investigación Interdisciplinaria). Secretaria Revista Praxis Educativa UNL Pam.

Ana Claudia Páez, Instituto de Ciencias de la Educación para la Investigación Interdisciplinaria.

Argentina. Esp. en Educación y Nuevas Tecnologías (FLACSO). Profesora de Inglés (UNLPam). Maestranda en Inglés con Orientación en Lingüística Aplicada (UNRC). Docente de la UNLPam. Jefa de Trabajos Prácticos Nivel II Inglés, Facultad de Ciencias Humanas, ayudante de Cátedra Inglés para Propósitos Específicos, Facultad de Agronomía, adjunta a cargo de Inglés Técnico, Facultad de Ciencias Naturales y Exactas. Miembro integrante del ICEII.

Referências

Apple M. y J. Beane. (2000). Escuelas democráticas. Madrid, España: Morata.

Argentina. (2016). Código Penal Procesal Argentino. Autor.

Berlanga Gayón, M. (2016). “Feminicidio” en H. Moreno y E. Alcántara (Coords.), Conceptos clave en los estudios de género. México, PUEG/UNAM.

Butler, J. (2010). Marcos de guerra. Las vidas lloradas. Barcelona, España: Paidós Ibérica.

Connell, R. (1997). Escuelas y justicia social. Madrid, España: Morata.

Freire, P. (2006). El grito manso. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI Editores.

Ley 26. 485. (2010). Ley de protección integral para prevenir, sancionar y erradicar la violencia contra las mujeres. Argentina.

Lagarde, M. (2012). El feminismo en mi vida. Hitos, claves y topías. México: Inmujeres.

Magendzo, A. (2008). Pensamiento e ideas – fuerza de la educación en derechos humanos en Iberoamérica. Cátedra UNESCO EDH/UAHC. VII. Fundación IDEAS. Santiago, Chile.

Siderac, S., Orden S., & Pichilef, A. (2015). Femicidios paradigmáticos en La Pampa. Discursos de resistencia y enseñanza de inglés en escuelas públicas. En Actas VIII Jornadas Nacionales y I Congreso Internacional de Formación del Profesorado. UNMdP, noviembre 2015.

Torres, J. (2011). La justicia curricular. El caballo de Troya de la cultura

escolar. Madrid, España: Morata.

Publicado

2017-09-26

Como Citar

Os direitos humanos na formação de professores. Feminicídio paradigmático na província de La Pampa, Argentina. (2017). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 28(1), 71-85. https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.3

Como Citar

Os direitos humanos na formação de professores. Feminicídio paradigmático na província de La Pampa, Argentina. (2017). Revista Latinoamericana De Derechos Humanos, 28(1), 71-85. https://doi.org/10.15359/http://dx.doi.org/10.15359/rldh.28-1.3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >>