Análise da situação do jogo na concepção de tarefas no basquetebol formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/mhs.20-1.12

Palavras-chave:

basquetebol, treinamento, metodologia, SIATE

Resumo

Introdução: O conhecimento do treinamento é fundamental para otimizar o processo de formação dos jogadores. Portanto, uma das estratégias mais utilizadas pelos treinadores para otimizar o processo de treinamento é modificar o número de jogadores (Situação do jogo).

Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de um treinador de basquetebol em idade escolar, e também descobrir a associação entre a Situação do Jogo e as variáveis Pedagógicas, de Carga Externa e Organizacionais utilizadas que influenciam o desenho das tarefas.

Método: Para este fim, foram analisadas 20 sessões de treinamento compostas de 100 tarefas, registradas através do Sistema Integral de Análise de Tarefas de Treinamento. Foi realizada uma análise descritiva e inferencial entre as variáveis levantadas na pesquisa em relação à situação do jogo.

Resultados: Os resultados mostraram uma relação significativa entre as variáveis analisadas e a situação do jogo. A forma de agrupar os jogadores durante o desenvolvimento das tarefas de treinamento condiciona os resultados das demais variáveis que definem uma tarefa de treinamento, tanto ao nível pedagógico, organizacional e de carga externa.

Conclusão: Estas evidências reafirmam a importância de conhecer os fatores que influenciam as tarefas de treinamento. Além disso, os resultados mostram que existem diferenças no uso de Situações de Jogo dependendo do resto das variáveis utilizadas.

Referências

Alarcón, F., Cárdenas, D., & Ureña, N. (2008). Influencia de los factores de organización de las tareas de aprendizaje sobre los tiempos de práctica del jugador de baloncesto. Apunts: Educación Física y Deportes (92), 46-55. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=551656933006

Cañadas, M., & Ibáñez, S. J. (2010). La planificación de los contenidos de entrenamiento de baloncesto en equipos de iniciación. E-balonmano com, 6(1), 49-65. https://www.researchgate.net/publication/45396884_La_planificacion_de_los_contenidos_de_entrenamiento_de_baloncesto_en_equipos_de_iniciacion

Cañadas, M., Ibáñez, S. J., Feu, S., García, J., & Parejo, I. (2011). Análisis de los medios de entrenamiento en un equipo minibasket y la influencia de un programa formativo para el entrenador. Un estudio de caso. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 13(3), 363- 382. http://hdl.handle.net/11162/176505

Cañadas, M., Ibáñez, S. J., García, J., Parejo, I., & Feu, S. (2012). Estudio de las fases de juego a través del análisis del entrenamiento deportivo en categoría minibasket. Cuadernos de Psicología del Deporte, 12(2), 73-82. https://revistas.um.es/cpd/article/view/170341

Cañadas, M., Ibáñez, S. J., García, J., Parejo, I., & Feu, S. (2010). Las situaciones de juego en el entrenamiento de baloncesto en categorías base. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fisica y del Deporte, 13(49), 41-54. https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/12268/59768_3.pdf?sequence=1

Crewson, P. (2014). Applied Statistics (First Edition). Leesburg AcaStat Software.

Feriche, B., Chirosa, L. J., & Chirosa, I. (2002). Validez del uso de la RPE en el control de la intensidad de entrenamiento en balonmano. Archivos de Medicina del Deporte, 19(91), 377-383. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5266988

Field, A. (2009). Discovering statistics using SPSS. Third Edition. Londres, Reino Unido: SAGE.

Gamero, M. G., García-Ceberino, J. M., Reina, M., Feu, S., & Antúnez, A. (2020). Estudio de las variables pedagógicas de las tareas de baloncesto en función de las fases de juego. RETOS: Nueva Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 556-562.

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243320

Gamero-Portillo, M. G., García-Ceberino, J. M., González-Espinosa, S., Reina, M., & Antúnez, A. (2017). Análisis de las variables pedagógicas en las tareas diseñadas para el balonmano en función del género de los docentes. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 13(3), 217-224.

https://www.redalyc.org/pdf/865/86554636010.pdf

Gamonales, J. M., Gómez-Carmona, C. D., Córdoba-Caro, L. G., & Ibáñez, S. J. (2019). Influencia del perfil de entrenador en el diseño de las tareas en el fútbol. Estudio de caso. Journal of Sport and Health Research, 11(1), 69-82. http://www.journalshr.com/papers/Vol%2011_suplemento/JSHR%20V11_supl_01_07.pdf

García-Ceberino, J. M., Antúnez, A., Feu, S., & Ibáñez, S. J. (2020). Quantification of Internal and External Load in School Football According to Gender and Teaching Methodology. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(1), 344. http://doi.org/10.3390/ijerph17010344

García-Rubio, J., Parejo, I., & Cañadas, M. (2010). Valoración de la carga de entrenamiento. Una experiencia real con un equipo de baloncesto de Liga EBA. Revista Internacional de Deportes Colectivos, (5), 4-17. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6284324

González-Espinosa, S., Feu, S., García-Rubio, J., Antúnez, A., & García-Santos, D. (2017). Diferencias en el aprendizaje según el método de enseñanza-aprendizaje en el baloncesto. Revista de Psicología del Deporte, 26(1), 65-70. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235150578011.pdf

González-Espinosa, S., Ibáñez, S. J., & Feu, S. (2017). Diseño de dos programas de enseñanza del baloncesto basados en métodos de enseñanza-aprendizaje diferentes. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 13(2), 131-152. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=86553841007

Halouani, J., Chtourou, H., Gabbett, T., Chaouachi, A., & Chamari, K. (2014). Small-sided games in team sports training: a brief review. The Journal of Strength & Conditioning Research, 28(12), 3594-3618. http://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000564

Hill-Haas, S., Coutts, A., Rowsell, G., & Dawson, B. (2009). Generic versus small-sided game training in soccer. International Journal of Sports Medicine, 30(9), 636-642. http://doi.org/10.1055/s-0029-1220730

Hill-Haas, S. V., Dawson, B., Impellizzeri, F. M., & Coutts, A. J. (2011). Physiology of small-sided games training in football. Sports medicine, 41(3), 199-220. http://doi.org/10.2165/11539740-000000000-00000

Ibáñez, S. J. (2000). La enseñanza del baloncesto dentro del contexto educativo. Habilidad Motriz: Revista de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, (15), 12-21. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=654422

Ibáñez, S. J. (2008). La planificación y el control del entrenamiento técnico-táctico en baloncesto. En: Terrados, N., & Calleja, J. (Eds.). Fisiología, Entrenamiento y Medicina del Baloncesto (1.º edición, pp. 299-314). Paidotribo.

Ibáñez, S. J., Feu, S., & Cañadas, M. (2016). Sistema integral para el análisis de las tareas de entrenamiento, SIATE, en deportes de invasión. E-Balonmano com, 12(1), 3-30. http://e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/331

Ibáñez, S. J., Jiménez, A., & Antúnez, A. (2015). Diferencias en las cargas de entrenamiento en baloncesto entre los modelos de enseñanza/entrenamiento comprensivo y técnico. Revista de Psicología del Deporte, 24(3), 47-50. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=235143644010

Ibáñez, S. J., Pérez-Goye, E., García-Rubio, J., & Courel-Ibáñez, J. (2020). Effects of task constraints on training workload in elite women’s soccer. International Journal of Sports Science & Coaching, 15(1), 99-107. http://dx.doi.org/ 10.1177/1747954119891158

Mancha-Triguero, D., García-Ceberino, J. M., Antúnez, A., & García-Rubio, J. (2018). ¿Afecta la fase de juego al diseño de las tareas de un equipo de baloncesto de formación? Sport-TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 7(2), 27-36. https://revistas.um.es/sportk/article/view/343201

Mitchell, S. A., Oslin, J. L., & Griffin, L. L. (2003). Sport foundations for Elementary Physical Education. A tactical games approach. Human Kinetics.

Montero, I., & León, O. G. (2007). A guide for naming research studies in Psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 847-862. https://www.redalyc.org/pdf/337/33770318.pdf

Newell, J., Aitchison, T., & Grant, S. (2014). Statistics for sports and exercise science: a practical approach. Routledge Taylor & Francis Group.

Práxedes, A., Moreno, A., Sevil, J., Pizarro, D., & Del Villar, F. (2016). Efecto de la igualdad y desigualdad numérica en juegos modificados sobre el rendimiento táctico en jóvenes futbolistas. Journal of Sports Pedagogy & Research, 2(1), 22-29.

Reina, M., Gamero-Portillo, M. G., León, K., & Ibáñez, S. J. (2018). Desarrollo y estructura pedagógica de tareas de entrenamiento en baloncesto formativo. Education, Sport, Health and Physical Activity, 2(2), 145-161. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6693626

Reina, M., García-Rubio, J., Antúnez, A., & Ibáñez, S. J. (2020). Comparación de la carga interna y externa en competición oficial de 3 vs. 3 y 5 vs. 5 en baloncesto femenino. Retos, (37), 400-405. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243297.

Ribeiro, D. B., Werneck, F. Z., Oliveira, H. Z., Panza, P. S., Ibáñez, S. J., & Vianna, J. M. (2021). From talent identification to Novo Basquete Brasil (NBB): Multifactorial analysis of the career progression in youth Brazilian elite basketball. Frontiers in Psychology, 12, 617563. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.617563

San Román, J., Casamichana, D., Castellano, J., & Calleja-González, J., (2014). Comparativa del perfil físico y fisiológico de los juegos reducidos vs partidos de competición en fútbol. Journal of Sports and Health Research, 6(1), 19-28. https://profesoradoonline.com/wp-content/uploads/2020/08/Juegos-Reducidos.pdf

Ziv, G., & Lidor, R., J. (2009). Physical attributes, physiological characteristics, on-court performances and nutritional strategies of female and male basketball players. Sports Medicine, 39(7), 547-568. http://doi.org/10.2165/00007256-200939070-00003

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Moreno-Ariza, J. M., Mancha-Triguero, D., Gamonales, J. M., & Ibáñez, S. J. (2023). Análise da situação do jogo na concepção de tarefas no basquetebol formativo. MHSalud: Revista En Ciencias Del Movimiento Humano Y Salud, 20(1), 1-13. https://doi.org/10.15359/mhs.20-1.12

Como Citar

Moreno-Ariza, J. M., Mancha-Triguero, D., Gamonales, J. M., & Ibáñez, S. J. (2023). Análise da situação do jogo na concepção de tarefas no basquetebol formativo. MHSalud: Revista En Ciencias Del Movimiento Humano Y Salud, 20(1), 1-13. https://doi.org/10.15359/mhs.20-1.12

Comentarios (ver términos de uso)