A educação diante da policrise da humanidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rnh.12-2.19759

Palavras-chave:

cidadania planetária, complexidade, educação, interdisciplina, policrise

Resumo

Introdução: Este ensaio oferece uma reflexão aprofundada sobre a policrise que a humanidade enfrenta diante das posições de vários autores que indicam os caminhos imprescindíveis para enfrentá-la. Objetivo: Sob essa perspectiva, o objetivo é analisar algumas das principais crises que a humanidade enfrenta atualmente, como as guerras, a violência, o narcotráfico, a crise climática e a segurança alimentar, entre outras. Discussão: O ensaio se fundamenta nas crises globais que se interligam e, em seguida, desencadeiam novas crises de caráter planetário. O conceito de policrise é explorado sob a ótica da complexidade, com a realização
de um diálogo intertextual e intratextual. Conclusões: Ao final, propõe-se que a educação deve adotar uma postura necessariamente política em suas práticas, por meio de transformações paradigmáticas fundamentadas no amor, no sentir, na espiritualidade, nas emoções e no entrelaçamento colaborativo. Considera-se necessário que os sistemas educacionais precisam fomentar aprendizagens que formem gerações com plena consciência planetária, tanto nos espaços formais quanto nos informais.

Referências

Baraona, M. (2023). Fundamentos para una ciencia de la hipercomplejidad. Revista Nuevo Humanismo, 11(2), 153-179. https://doi.org/10.15359/rnh.11-2.6

Baraona, M., y Herra, E. (2019). Danzando en la bruja junta al abismo. Las cuatro crisis y el futuro de la humanidad. Editorial Arlekín. https://www.academia.edu/26616582/Danzando_en_la_bruma_junto_al_abismo_Las_cuatro_crisis_y_el_futuro_de_la_humanidad

BBC News Mundo. (10 de noviembre del 2022). Guerra en Ucrania: EE.UU. estima en más de 240.000 el número de víctimas del conflicto. BBC News Mundo. https://www.bbc.com/mundo/noticias-nternacional-63584866

Carta de la Tierra Internacional (s. f.). Aclaraciones sobre temas controversiales Carta de la Tierra. https://cartadelatierra.org/wp-content/uploads/2020/02/La-Carta-de-la-Tierra-y-la-Religi%C3%B3n.pd

CNN Español. (1 de marzo del 2024). Resumen de noticias de la guerra entre Israel y Hamas del 29 de febrero. CNN Español. https://cnnespanol.cnn.com/2024/02/29/guerra-israel-hamas-vivo-noticias-muertes-rehenes-22-orix/

Casas, N. (18 de enero de 2023). Policrisis, el nuevo concepto para definir el nuevo orden mundial. El último Foro Económico Mundial. ON Economía. https://www.elnacional.cat/oneconomia/es/economia/policrisis-nuevo-concepto-definir-mundo-donde-vivimos_953943_102.html

Chuprine, A. (2022). Origen y evolución de la complejidad e investigación desde el Nuevo Humanismo. En M. Baraona (Coord.), Humanismo, complejidad e interdisciplina (pp. 159-183). EUNA.

Colombo, D. (s. f.). 25 Frases de Humberto Maturana para pensar en el sentido de la vida. Daniel Colombo.com. https://www.danielcolombo.com/25-frases-de-humberto-maturana-para-pensar-en-el-sentido-de-la-vida-por-daniel-colombo/

Gallegos, R. (1999). Educación holista. Pedagogía del amor universal. BECA.

Gómez, J. D. (2022). La epistemología de la complejidad. En M. Baraona (Coord.),Humanismo, complejidad e interdisciplina (pp. 189-203). EUNA.

Gutiérrez, F. y Prado, C. (2015). Ecopedagogía y ciudadanía planetaria. De la Salle Ediciones. https://abacoenred.org/wp-content/uploads/2020/04/Ecopedagog%C3%ADa-y-ciudadana-planetaria.pdf

Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA). (2012). Situación de la seguridad alimentaria en las Américas: documento para alimentar el diálogo de la 42.a Asamblea General de la Organización de los Estados Americanos. https://repositorio.iica.int/bitstream/handle/11324/2640/BVE3255000000e.pdf?sequence=1&isAllowed=y

La Razón. (28 de febrero de 2024). La guerra en Gaza deja ya casi 30.000 muertos y con amenaza de hambruna. La Razón. https://www.la-razon.com/mundo/2024/02/28/amenaza/

Lissardy, G. (8 febrero del 2024). Bukele se ha vuelto un fenómeno mediático y muchos políticos de América Latina sueñan con hacer lo mismo, pero es un espejismo. BBC News Mundo. https://www.bbc.com/mundo/articles/cpw79166j9go

Morin, E., y Delgado, C. J. (2017). Reinventar la educación. Abrir caminos a la metamorfosis de la humanidad. Editorial UH. https://www.academia.edu/43973443/Reinventar_la_educaci%C3%B3n_Abrir_caminos_a_la_metamorfosis_de_la_humanidad

Mpoke Bigg, M. (28 de febrero de 2023). Guerra en Ucrania: 6 consecuencias que ha tenido en el mundo. The New York Times. https://www.nytimes. com/es/2023/02/28/espanol/guerra-ucrania-impacto.html

National Geographic. (08 de diciembre del 2022). ¿Cómo afecta el cambio climático a los humanos? National Geographic. https://www.nationalgeographicla.com/medio-ambiente/2022/12/como-afecta-el-cambio-climatico-a-los-humanos

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Arce Cascante, O. P. (2024). A educação diante da policrise da humanidade. Revista Novo Humanismo, 12(2). https://doi.org/10.15359/rnh.12-2.19759

Edição

Seção

Humanismo y Educación (sección arbitrada)

Como Citar

Arce Cascante, O. P. (2024). A educação diante da policrise da humanidade. Revista Novo Humanismo, 12(2). https://doi.org/10.15359/rnh.12-2.19759