“If Social Studies is Wrong, I Don’t Want to be Right”: Análise do pensamento de Wayne Ross e sua relevância para os Estudos Sociais na Costa Rica

Autores

  • Deyanira Grieco Agüero Sistema Educativo Saint Clare, La Unión, Cartago, Costa Rica, Costa Rica
  • Génesis López De La O Colegio Humboldt-Schule, Pavas, San José, Costa Rica, Costa Rica
  • Luis Peraza Orellana Investigador independiente, Costa Rica https://orcid.org/0000-0002-8653-2934

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.25.2

Palavras-chave:

Estudos Sociais, ensino secundário, formação de professores, teoria educacional, epistemologia

Resumo

Este artigo reflete sobre a construção e problematização do Wayne Ross em prática docente, currículo educacional e "Estudos Sociais". Busca aproximar os professores de Ciências Sociais —tanto graduados quanto estagiários— de seu pensamento e promover o debate sobre a docência diante dos desafios do século XXI. Para tanto, baseia-se em uma revisão teórica de seus artigos, livros e capítulos acadêmicos. O artigo termina com dois pontos específicos: o primeiro é um balanço geral de Wayne Ross e as mudanças —ou continuações— que suas ideias tiveram ao longo de sua carreira. A segunda é um convite ao debate epistêmico dos Estudos Sociais a partir do contexto atual do Costa Rica e das ideias de Ross.

Biografia do Autor

Deyanira Grieco Agüero, Sistema Educativo Saint Clare, La Unión, Cartago, Costa Rica

Costarricense. Licenciada en la Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Docente de secundaria en el Sistema Educativo Saint Clare, La Unión, Cartago, Costa Rica. Correo electrónico: dgrieco@saintclare.ed.cr

Génesis López De La O, Colegio Humboldt-Schule, Pavas, San José, Costa Rica

Costarricense. Licenciada en la Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Docente de secundaria en el Colegio Humboldt-Schule, Pavas, San José, Costa Rica. Correo electrónico: gdelao@colegiohumboldt.cr

Luis Peraza Orellana, Investigador independiente

Costarricense. Licenciado en la Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica por la Universidad Nacional (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: lperaza119@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8653-2934

Referências

Clift, R., & Larson, A. (1994). “Emphasizing the Personal in Research on Teachers’ Thinking: an Essay-Review of Teacher Personal Theorizing: Connecting Curriculum Practice, Theory, and Research” [reseña del libro: The Social Studies Curriculum. Purposes, Problems, and Possibilities de E. W. Ross (ed.)]. Teaching & Teacher Education, 10(1), 121-124. https://doi.org/10.1016/0742-051X(94)90045-0

Donnelly, D. (2015). “Review: The Social Studies Curriculum. Purposes, Problems, and Possibilities” [reseña del libro The Social Studies Curriculum. Purposes, Problems, and Possibilities de E. W. Ross (ed.)]. Journal of International Social Studies, 5(1), 153-154. https://www.iajiss.org/index.php/iajiss/article/view/191

Fanelli, C. (2015). “Critical Education and Insurgent Pedagogies: An Interwiew with E. Wayne Ross”. Alternate Routes, 26, 405-422. http://www.alternateroutes.ca/index.php/ar/article/view/22329

Gómez-Luna, E., Fernando-Navas, D., Aponte-Mayor, G., Betacourt-Buitrago, L. (2014). “Metodología para la revisión bibliográfica y la gestión de información de temas científicos, a través de su estructuración y sistematización”. DYNA, 81(184), 158-163. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=49630405022

González Sánchez, D. (2020). La enseñanza de los estudios sociales en la era de la calidad educativa. Revista Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, (20), 1-27. https://doi.org/10.15359/rp.20.2

González Sánchez, D. (2020). “Los estudios sociales de cara a la historia: Provocaciones para un debate urgente”. Actualidades Investigativas en Educación, 20(1), 1-18. https://doi.org/10.15517/AIE.V20I1.40176

Gónzalez Sánchez, D. (2021). “Unas primeras palabras: Estudios sociales y epistemología. Aportes para repensar la investigación en enseñanza de los estudios sociales”. Revista Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, (22), 1-10. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/perspectivas/article/view/15363

Grammes, T. (2015). “Review of the Book: The Social Studies Curriculum. Purposes, Problems, and Possibilities” [reseña del libro The Social Studies Curriculum. Purposes, Problems, and Possibilities de E. W. Ross (ed.)]. Journal of Social Science Education, 14(3), 98-99. https://doi.org/10.2390/jsse-v14-i3-1472

Pagès-Blanch, J., Sant, E. & Villa-Sepúlveda, M. (2015). “Interview with Professor E. Wayne Ross”. Revista Educación y Pedagogía, 27(69-70), 147-158. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/340184

Plá-Pérez, S. (2020). “Ciudadanía crítica y estudios sociales para el presente”. Revista Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, (20), 1-15. https://doi.org/10.15359/rp.20.1

Ramírez-Achoy, J. & Pagès-Blanch. (2019). “Pensar históricamente en la universidad: ¿Cómo aprende historia el futuro profesorado de Estudios Sociales en Costa Rica?”. En: M. Hortas, A. Dias & N. De Alba (Eds.), Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: La formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica (pp. 789-798). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, AUPDCS.

Ramírez-Achoy, J. & Pagès-Blanch. (2020). “Los desafíos de enseñar Historia en la formación inicial en Estudios Sociales. Un estudio de caso en el contexto costarricense”. Sophia Austral, (26), 115-129. http://www.sophiaaustral.cl/index.php/shopiaaustral/article/view/353

Ross, W. & Hannary, L. (1986). “Towards a Critical Theory of Reflective Inquiry”. Journal of Teacher Education, 37(4), 9-15. https://doi.org/10.1177/002248718603700402

Ross, W. (1987). “Teacher Perspective Development: A Study of Preservice Social Studies Teachers”. Theory and Research in Social Education, 15(4), 225-243. https://doi.org/10.1080/00933104.1987.10505547

Ross, W. (1992). “Critical Constructivism and the Use of Knowledge about Teaching”. Teacher Education Quarterly, 19(2), 19-31. https://www.jstor.org/stable/23475123

Ross, W. (2004). “Negotiating the Politics of Citizenship Education”. PS: Political Science & Politics, 37(2), 249-251. https://www.jstor.org/stable/4488814

Ross, W. (ed.). (2014). The Social Studies Curriculum (4a. ed.). State University of New York Press.

Ross, W & Marker, P. (2005). “(If Social Studies is Wrong) I Don't Want to be Right”. Theory & Research in Social Education, 33(1), 142-151. https://doi.org/10.1080/00933104.2005.10473275

Ross, W. & Marker, P. (2009). “Social Studies Teacher Education: Dare We Teach for Democracy?”. Teacher Education Quarterly, 36(1), 3-7. https://www.jstor.org/stable/i23478862

Publicado

2022-07-01

Como Citar

“If Social Studies is Wrong, I Don’t Want to be Right”: Análise do pensamento de Wayne Ross e sua relevância para os Estudos Sociais na Costa Rica. (2022). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 25, 1-23. https://doi.org/10.15359/rp.25.2

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

“If Social Studies is Wrong, I Don’t Want to be Right”: Análise do pensamento de Wayne Ross e sua relevância para os Estudos Sociais na Costa Rica. (2022). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 25, 1-23. https://doi.org/10.15359/rp.25.2

Comentarios (ver términos de uso)