Reflexões sobre o impacto das práticas discriminatórias na construção da cidadania em alunos com deficiência física da Escola Noturna de Cartago, Costa Rica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.26.8

Palavras-chave:

Estudos Sociais, Educação Cívica, cidadania, deficiência física, discriminação, vida quotidiana, educação

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre o impacto das práticas discriminatórias na construção da cidadania dos estudantes com deficiências físicas no Colégio Nocturno de Cartago, através da aplicação de um workshop participativo. Para tal, foram incorporadas as experiências dos participantes no âmbito do sistema educativo. Elementos como a vida quotidiana, a deficiência e as práticas discriminatórias que poderiam experimentar foram tidos em conta. As estratégias metodológicas incluíram a utilização de um conjunto completo de frases e, subsequentemente, o desenvolvimento de um caderno de desenho. Os resultados encontrados mostraram que a cidadania proposta pelo Programa Ética, Estética e Cidadania funciona como uma conceptualização homogeneizante que se afasta das diferentes identidades que compõem a comunidade estudantil. Da mesma forma, tornou-se evidente a urgência de incorporar aspectos como a deficiência, o género e a discriminação no estudo da construção da cidadania.

Biografia do Autor

Sinaí Badilla Sánchez, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica (UNA), Universidad Nacional de Costa Rica, Sede Central, Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico: sinai.badilla.sanchez@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7122-2773

Mariana Blanco Ortiz, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica (UNA), Universidad Nacional de Costa Rica, Sede Central, Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico:  mariana.blanco.ortiz@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4300-4031

Yendry Castillo Cedeño, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica (UNA), Universidad Nacional de Costa Rica, Sede Central, Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico: yendry.castillo.cedeno@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4882-3869

Karol Quesada Brenes, Investigadora independiente

Costarricense. Bachiller en Enseñanza de los Estudios Sociales y la Educación Cívica (UNA), Universidad Nacional de Costa Rica, Sede Central, Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico: karol.quesada.brenes@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0021-2903

Referências

Arzate, J. G. (1995). Educación de adultos y teorías de enseñanza aprendizaje: un acercamiento desde la sociología del conocimiento. Convergencia, 8(9), 67-80. https://convergencia.uaemex.mx/article/view/9757

Belcastro, J.; Coicaud, S.; Coicaud, A.; Falón, L.; Maza, L.; Saracho, E. y Vidoz, S. (2015). La Educación en ciudadanía como construcción de subjetividad política. Miño y Dávila Editores.

Cruz, M. P. (2012). Teoría feminista y discapacidad: un complicado encuentro en torno al cuerpo. Revista de investigación y divulgación sobre los estudios de género, 19(12), 51-71. http://revistasacademicas.ucol.mx/index.php/generos/article/view/634

Ghiso, A. (1999). Acercamientos: el taller en procesos de investigación interactivos. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 5(9), 141-153. https://www.redalyc.org/pdf/316/31600907.pdf

Gonzalbo, P. (2006). Introducción a la historia de la vida cotidiana. Colegio de México. https://doi.org/10.2307/j.ctv47wf1b

Heller, A. (1998). La revolución de la vida cotidiana. Península.

Ministerio de Educación Pública. (2009). Programas de Estudios de Educación Cívica. Tercer Ciclo de la Educación General Básica y Educación Diversificada. República de Costa Rica. https://www.mep.go.cr/programa-estudio/educacion-civica

Morris, J. (1991). Pride, against and prejudice. Transforming attitudes to disability. The Women’s Press.

Nussbaum, M. (2010). Sin fines de lucro. Por qué la democracia necesita humanidades. Katz Editores.

Pallisera, M. y Puyalto, C. (2014). La voz de las personas con discapacidad intelectual en la investigación: hacia el desarrollo de investigaciones inclusivas. Revista nacional e internacional de educación inclusiva, 7(2), 84-91. https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/149

Ruiz, J. (2012). Metodología de la investigación cualitativa. Universidad de Deusto.

Tamayo, S. (2010). Crítica de la ciudadanía. UNAM.

Touraine, A. (2014). Crítica a la modernidad. Fondo de Cultura Económica.

Ubaldo, S. (2009). Modelo Andragógico: Diálogos y perspectivas del desarrollo curricular. UVM.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Reflexões sobre o impacto das práticas discriminatórias na construção da cidadania em alunos com deficiência física da Escola Noturna de Cartago, Costa Rica. (2023). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 26, 1-19. https://doi.org/10.15359/rp.26.8

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Reflexões sobre o impacto das práticas discriminatórias na construção da cidadania em alunos com deficiência física da Escola Noturna de Cartago, Costa Rica. (2023). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 26, 1-19. https://doi.org/10.15359/rp.26.8

Comentarios (ver términos de uso)