Representações Sociais, Subjetividades e Território: A Metamorfose na Formação Inicial de Professores de I e IV, na Carreira Docente de Estudos Sociais e Educação Cívica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.27.6

Palavras-chave:

Estudos Sociais, Formação Inicial de Professores, Geografia, Território, Subjetividades, Pensamento Geográfico

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a influência das Representações Sociais sobre o território, as experiências pessoais e o pensamento geográfico na formação inicial de professores dos alunos do I e IV nível da carreira em Docência de Estudos Sociais e Formação Cívica da Universidade Nacional de Costa Rica. Partiu-se das abordagens sobre as Representações Sociais da Escola Clássica para compreender como são construídas e que elementos intervêm. A metodologia utilizada assentou no paradigma qualitativo e na abordagem fenomenológico-construtivista que permitiu analisar as subjetividades dos sujeitos do estudo no processo de construção do conhecimento. Concluiu-se sobre a necessidade de transformar o ensino de Geografia na carreira, implementando metodologias práticas que abordem a materialidade do pensamento geográfico. Da mesma forma, a implementação do território foi levantada como um eixo integrador nos Estudos Sociais.

Biografia do Autor

Ruth Meza Bolaños, Investigadora independiente

Costarricense. Licenciada en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico: ruth.meza.bolanos@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7926-505X

Yasmine Moya Fernández, Investigadora independiente

Costarricense. Licenciada en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigadora independiente. Correo electrónico: yasmine.moya.fernandez@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4542-403X

Josué Cordero Benavides, Investigador independiente

Costarricense. Licenciado en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: josue.cordero.benavides@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2210-7645

Axel Calderón Hernández, Investigador independiente

Costarricense. Licenciado en Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica por la Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), campus Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Investigador independiente. Correo electrónico: axel.calderon.hernandez@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3202-5838

Referências

Araya, F. y Álvarez, S. (2019). “Desarrollo del pensamiento geográfico y formación ciudadana: Una mirada desde el espacio vivido”. Signos geográficos, 1, 2-18. https://www.revistas.ufg.br/signos/article/download/59376/33345

Araya, S. (2002). Las representaciones sociales: Ejes teóricos para su discusión. FLACSO. http://www.efamiliarycomunitaria.fcm.unc.edu.ar/libros/Araya%20Uma%F1a%20Representaciones%20sociales.pdf

Galeano, M. (2004). Diseño de proyectos en investigación cualitativa. EAFIT. http://www.digitaliapublishing.com.una.remotexs.co/visorepub/67605

Giménez, G. (1996). “Territorio y cultura”. Estudio sobre las Culturas Contemporáneas, 2(4), 9-30. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31600402

Gonzales, R. (2013). “Reflexiones acerca de la enseñanza de la geografía y la formación inicial docente”. Revista de Historia y Geografía, (28), 81-101. https://www.researchgate.net/publication/270761951_Reflexiones_acerca_de_la_ensenanza_de_la_Geografía_y_la_formacion_inicial_docente

Jodelet, D. (2000). “Develando la cultura: Estudios en representaciones sociales”. UNAM. https://www.researchgate.net/publication/327531245_Develando_la_Cultura_Estudios_en_representaciones_sociales .

Moscovici, S. (1991). Psicología social, I: Influencia y cambio de actitudes, individuos y grupos. PAIDÓS. https://www.researchgate.net/publication/31732502_Psicologia_social_I_Influencia_y_cambio_de_actitudes_individuos_y_grupos

Paulsen, A. (2021). “El pensamiento geográfico como acción y como resultado. Las relaciones entre la producción de un modo específico de pensar y la generación del conocimiento científico”. Revista de Geografía Norte Grande (78). https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022021000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Perera, M. (2003). A propósito de las representaciones sociales. Apuntes teóricos, trayectoria y actualidad. La Habana: CD Caudales. CIPS.

Ramírez, J. (2020). “La formación inicial y las prácticas docentes como categorías de investigación en los estudios sociales”. Revistas Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, (21), 1-24. https://doi.org/10.15359/rp.21.4

Rodríguez, D. (2011). “Territorio y territorialidad. Nueva categoría de análisis y desarrollo didáctico de la geografía”. Revista Uni-Pluri/Versidad, 10(3), 90-100. https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/9582

Ruiz, J. (2012). Metodología de la investigación cualitativa. DEUSTO.

Universidad Nacional de Costa Rica (2017). Plan de Estudios del Bachillerato en la Enseñanza de los Estudios Sociales y Educación Cívica.

Universidad Nacional de Costa Rica (2022). Programa de Curso Territorio y Ciudadanía, Escuela de Ciencias Geográficas y Escuela de Historia.

Universidad Nacional de Costa Rica (2022). Programa de Curso Fundamentos de Geografía para Estudios Sociales, Escuela de Ciencias Geográficas y Escuela de Historia.

Publicado

2023-07-01

Como Citar

Representações Sociais, Subjetividades e Território: A Metamorfose na Formação Inicial de Professores de I e IV, na Carreira Docente de Estudos Sociais e Educação Cívica. (2023). Perspectivas, 27, 1-17. https://doi.org/10.15359/rp.27.6

Edição

Seção

Convite geral à apresentação (secção de artigos arbitrados)

Como Citar

Representações Sociais, Subjetividades e Território: A Metamorfose na Formação Inicial de Professores de I e IV, na Carreira Docente de Estudos Sociais e Educação Cívica. (2023). Perspectivas, 27, 1-17. https://doi.org/10.15359/rp.27.6

Comentarios (ver términos de uso)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >>