O treinamento para a cidadania crítica como ferramenta contra a proliferação de discursos antidemocráticos: a importância de passar dos conceitos à experiência nos sistemas educacionais do Chile e da Costa Rica

Autores

  • Katherine Pamela Jara Pérez Colegio Los Pensamientos de San Bernardo, Santiago, Chile, Chile
  • Kenett Salazar Chavarría CINDEA Judas, Puntarenas, Costa Rica, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.29.6

Palavras-chave:

Estudos Sociais, cidadania, democracia, pensamento crítico, pluralismo, autoritarismo

Resumo

Encontramo-nos num cenário político internacional marcado por tensões: novos conflitos armados e outros que parecem recusar-se a desaparecer, discursos políticos que relativizam os princípios mais elementares da democracia e dos direitos humanos; situação da qual a América Latina não tem estado isenta, pelo contrário; o nosso tempo assiste a uma proliferação de movimentos populistas e autoritários. Diante desse panorama, o ensaio que se segue reivindica a pedagogia crítica como base para o desenvolvimento de uma cidadania crítica e disruptiva nos ambientes escolares em relação ao projeto hegemônico expresso nos currículos oficiais. Assim, a partir das reflexões geradas pela prática docente no Chile e na Costa Rica, da análise de documentos oficiais e da bagagem teórica herdada do pensamento crítico, propõe-se a necessidade de posicionar a cidadania como um exercício prático, que permite passar de abordagens conceptuais para outras experiências; onde a democratização da palavra, a deliberação, a defesa dos direitos humanos e da natureza, são ferramentas que permitem delinear sociedades verdadeiramente equitativas, respeitadoras e capazes de valorizar os patrimônios epistémicos existentes nas diferentes comunidades educativas. Tudo isso em resposta ao aumento da violência estrutural e à proliferação-materialização de discursos anti-democráticos que permeiam as sociedades latino-americanas como um todo.

Biografia do Autor

Katherine Pamela Jara Pérez, Colegio Los Pensamientos de San Bernardo, Santiago, Chile

Chileno. Mestre em Didática da História pela Universidad Alberto Hurtado, Santiago, Chile. Professor de História, Ciências Sociais e Educação para a Cidadania no Colegio Los Pensamientos de San Bernardo, Santiago, Chile.  katherine.jara@usach.cl https://orcid.org/0009-0000-8752-1121

Kenett Salazar Chavarría, CINDEA Judas, Puntarenas, Costa Rica

Costarriquenha. Formado em Estudos Sociais e Educação Cívica pela Universidad Internacional San Isidro Labrador (UISIL), Sede Grecia, Alajuela, Costa Rica. Professora de Estudos Sociais e Educação Cívica no CINDEA Judas, Puntarenas, Costa Rica.  kenneth.salazar.chavarria@mep.go.cr https://orcid.org/0000-0001-6133-3069

Referências

Adorno, T. (1998). La educación después de Auschwitz. Educación para la emancipación, 79-92.

Apple, M. W. (2002). Mercados, estándares y desigualdad ¿Pueden las pedagogías críticas parar las políticas derechistas? Revista de educación.

Apple, M. W. (2013). Creando educación democrática en tiempos neoliberales y neoconservadores. Praxis educativa, 17(2), 4.

Arce Ramírez, H. (2019). Competencias ciudadanas: una reconstrucción conceptual en el marco de la Educación Cívica costarricense. Actualidades Investigativas en Educación, 19(2), 258-279. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-47032019000200258&script=sci_abstract&tlng=es

Ascencio, S. (12 de abril de 2018). Biobío Chile. https://www.biobiochile.cl/noticias/nacional/chile/2018/04/12/estudio-revela-que-57-de-escolares-chilenos-se-muestran-favorables-a-tener-una-dictadura.shtml

Avendaño, A. C. (2007). Educación, política y escuela desde Freire y las pedagogías críticas. Educación y ciudad, (12), 99-114.

Bermúdez Vives, M. (2023, 18 de enero). Costa Rica encabeza el crecimiento de la tasa de homicidios en América. Semanario Universidad. https://semanariouniversidad.com/pais/costa-rica-encabeza-el-crecimiento-en-la-tasa-de-homicidios-en-america/#:~:text=Costa%20Rica%20encabeza%20el%20crecimiento%20en%20la%20tasa%20de%20homicidios%20en%20Am%C3%A9rica,-Por%20Mario%20Berm%C3%BAdez&text=Los%20asesinatos%20aumentaron%20un%2060,en%20la%20historia%20del%20pa%C3%ADs

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile (4 de septiembre de 2022). Con histórica participación electoral propuesta de nueva Constitución fue rechazada. https://www.bcn.cl/portal/noticias?id=historica-participacion-plebiscito-2022

Cabrera, F. (2002). Qué Educación para qué ciudadanía. En E. S. Ayala, Interculturalidad: Fundamentos, programas y evaluación (pp. 83-125). Madrid: La Muralla.

Escalante, P. L. (2021). Enseñanza de las ciencias sociales. Pensar, sentir, hacer. Querétaro: Fondo Editorial Universidad Autónoma de Querétaro.

Freire, P. (2017). Pedagogía de la esperanza: un reencuentro con la pedagogía del oprimido.

Garrido, M. (2015). Reconocimiento del espacio escolar: una mirada de casos a los mecanismos validadores y anuladores de la experiencia espacial en liceos del Gran Santiago. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, 19. https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/article/view/15110/18313

Guerra entre Israel y Gaza: resumen del 03/12/2023 (2023, 3 de diciembre). El País. https://elpais.com/internacional/2023-12-03/guerra-entre-israel-y-gaza-en-directo.html

Herrera, J. J. (2024, 8 de enero). Al mejor estilo de Bukele, diputado propone crear megacárcel en Costa Rica. Teletica.com. https://www.teletica.com/politica/al-mejor-estilo-de-bukele-diputado-propone-crear-megacarcel-en-costa-rica_350331

May Grosser, S. (2022, 16 de noviembre). Estado Nación 2022: Costa Rica registró retroceso en equidad en 2021. Delfino. https://delfino.cr/2022/11/estado-nacion-2022-costa-rica-registro-retroceso-en-

Mata-Rivera, E. (2007). La misión chilena y sus recomendaciones a la educación costarricense. Acta Académica, 40, 45-62.

Monge Pacheco, B. (2018, 23 de julio). Costa Rica en el top 10 de los países más desiguales del mundo. Semanario Universidad. https://semanariouniversidad.com/opinion/costa-rica-en-el-top-10-de-los-

Ministerio de Educación Pública de Costa Rica. (2009). Programa de Estudio de Educación Cívica, Proyecto Ética, Estética y Ciudadanía. San José, Costa Rica. http://cse.go.cr/sites/default/files/acuerdoseducacion_civica_iii_ciclo_y_educacion_diversificada.pdf

Oraisón, M. M. (2009). Participación, escuela y ciudadanía: perspectiva crítica y praxis política. Investigación en la escuela.

Osandón, L., Águila, E. y Carrasco, A. (2016). Desafíos y brechas en formación ciudadana. Relato de una experiencia con profesores. Revista Docencia (Colegio de Profesores de Chile), (58), 60-71.

Peña, C. (2015). Escuela y vida cívica. En C. C. Castillo, Aprendizaje de la Ciudadanía. Contextos, experiencias y resultados (pp. 25-50). Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile.

Plá, S. (2022). Interculturalidades y currículum en América Latina. En A. Gallardo y C. Rosa (coord.), Epistemologías e interculturalidad en educación (pp. 291-316). Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.

Pulso ciudadano. (2023). 50 años del Golpe de Estado en Chile.

Resultados escrutinio definitivo: por cuánto le ganó Javier Milei a Sergio Massa en el balotaje. (2023, 28 de noviembre). El Cronista. https://www.cronista.com/economia-politica/escrutinio-definitivo-elecciones-2023-por-cuanto-le-gano-javier-milei-a-sergio-massa/

Seman, P. y Welschinger, N. (2023). Cómo entender el “voto anticasta”. 11 tesis sobre Milei. Anfibia. https://www.revistaanfibia.com/11-tesis-sobre-milei/

Sepúlveda, U. (2018). Recuperando la espacialidad de los sujetos: metodologías cualitativas para el análisis espacial, un modelo de topos, paisajes y tecnologías. Investigaciones Geográficas.

Unos 24,000 palestinos han muerto por ataques israelíes en 100 días de ofensiva en Gaza. (2024, enero 14). Forbes México. https://www.forbes.com.mx/unos-24000-palestinos-han-muerto-por-ataques-israelies-en-100-dias-de-ofensiva-en-gaza/

Publicado

2024-07-01

Como Citar

O treinamento para a cidadania crítica como ferramenta contra a proliferação de discursos antidemocráticos: a importância de passar dos conceitos à experiência nos sistemas educacionais do Chile e da Costa Rica. (2024). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 29, 1-21. https://doi.org/10.15359/rp.29.6

Edição

Seção

Memórias, experiências e diálogos docentes: A cidadania nas práticas docentes latino-americanas (secção arbitrada)

Como Citar

O treinamento para a cidadania crítica como ferramenta contra a proliferação de discursos antidemocráticos: a importância de passar dos conceitos à experiência nos sistemas educacionais do Chile e da Costa Rica. (2024). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 29, 1-21. https://doi.org/10.15359/rp.29.6

Comentarios (ver términos de uso)