Cidadania e currículo latino-americano: conquistas e fracassos das práticas docentes

Autores

  • Karol Quesada Brenes Colegio Los Ángeles School, San José, Costa Rica, Costa Rica https://orcid.org/0000-0003-0021-2903
  • María José Rodríguez Vargas Colegio Marista de Alajuela, Alajuela, Costa Rica, Costa Rica
  • Lilian Magdalena Llerena Delgado Ministerio de Educación (MED) en Lima, Perú, Peru https://orcid.org/0000-0002-0614-3171
  • Andrés David Lillo Brevis Pesquisador independente , Chile

DOI:

https://doi.org/10.15359/rp.29.7

Palavras-chave:

cidadania, currículo, Educação para Cidadania, sala de aula, ensino, Estudos Sociais

Resumo

Este artigo analisa a abordagem curricular da Educação para a Cidadania, considerando a experiência de quatro professores latino-americanos do Chile, Costa Rica e Peru. A investigação de diferentes partes da teoria curricular, como o contexto político da região, permitiu-nos encontrar algumas semelhanças entre os três países. Estes resultados ajudam a compreender os desafios que o ensino secundário tem. Utilizando uma perspectiva comparativa de uma conversa com três professores do Chile, Costa Rica e Peru, esta investigação tem como objetivo principal repensar a compreensão da incidência do currículo tradicional e o que este pode desencadear se for utilizado em espaço aberto, na sala de aula, na experiência do aluno e no contexto educacional mais próximo.

Biografia do Autor

Karol Quesada Brenes, Colegio Los Ángeles School, San José, Costa Rica

Costa-riquenha. Licenciada em Estudos Sociais e Educação Cívica pela Universidade Nacional da Costa Rica (UNA), Sede Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Professora de Estudos Sociais Estudos Sociais e Educação Cívica na Escola Colegio Los Ángeles, San José, Costa Rica. Correio eletrónico: karol.quesada.brenes@est.una.ac.cr ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0021-2903

María José Rodríguez Vargas, Colegio Marista de Alajuela, Alajuela, Costa Rica

Costa-riquenha. Licenciada em Estudos Sociais e Educação Cívica pela Universidade Nacional (UNA), Sede Omar Dengo, Heredia, Costa Rica. Professora de Estudos Sociais e Educação Cívica no Colégio Marista de Alajuela, Alajuela, Costa Rica. mariajrov@maristasalajuela.org

Lilian Magdalena Llerena Delgado, Ministerio de Educación (MED) en Lima, Perú

Peruana. Mestrado em Educação, menção, Avaliação e Credenciamento da Qualidade da Educação, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Professora do Ministério da Educação (MED) em Lima, Peru.   limalledel@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-0614-3171

Andrés David Lillo Brevis, Pesquisador independente

Chileno. Pesquisador independente. Mestre em História, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile.    andreslillob@educmvm.cl

Referências

Álvarez, J., Chaves, M. y Rodríguez, M. (2023). Ética, Estética y Ciudadanía”, un abordaje desde la memorización. Revista Perspectivas: Estudios Sociales y Educación Cívica, 26, 1-23. http://dx.doi.org/10.15359/rp.26.7

Barreto, V. y Moreno, V. (2021). Construyendo participación y ciudadanía desde la escuela: una propuesta pedagógica para la participación política de la niñez en la institución educativa y técnica Valle de Tenza (Municipio de Guateque, Boyacá). [Tesis inédita para optar por el grado de Licenciatura en Educación comunitaria con énfasis en Derechos Humanos]. Universidad Pedagógica Nacional.

Chinchilla Montes, M. (2013). Medio ambiente y construcción de ciudadanía. Revista Integra Educativa, 6(3), 181-201. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432013000300009&lng=es&tlng=es

De Alba, A. (1998). Curriculum: Crisis, Mito y perspectivas. Fundación Terras.

Delors, J., Mufti, I. A., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., Padrón Quero, M., Savané, M. A., Sigh, K., Stavenhagen, R., Suhr, M. W. y Nanzhao, Z. (1997). La educación encierra un tesoro: informe para la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo Veintiuno. https://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/1847

Fishman, G. y Haas, E. (2015). Más allá de discursos idealizadores y simplistas en educación para la ciudadanía. Universidades, (64), 43-60. https://www.redalyc.org/pdf/373/37339256006.pdf

Flores-González, L. y García-González, C. (2014). Paradojas de la participación juvenil y desafíos de la educación ciudadana en Chile. Revista Internacional de Investigación en Educación, 6(13), 31-48. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/8781

Garretón, M. y Garretón, R. (2010). La democracia incompleta en Chile: la realidad tras los rankings internacionales. Revista de Ciencia Política, 30(1), 115-148. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=32414670007

Instituto Nacional de Estadística e Informática de Perú. (2017). Censo Poblacional de 2017. https://www.gob.pe/535-consultar-resultados-del-censo-nacional-2017

Kerr, D. (1999). Citizenship education in the curriculum: an international review. Theorizing Citizenship Education, Ii, 5-32.

Ministerio de Educación del Perú (MINEDU). (2016). Currículo Educativo Nacional de Educación Básica. https://www.minedu.gob.pe/curriculo/pdf/curriculo-nacional-de-la-educacion-basica.pdf

Ministerio de Educación del Perú (MINEDU). (2023). Aportes de la neuroeducación en el proceso de enseñanza y aprendizaje. https://es.scribd.com/document/680047387/Fasciculo-unidad-2-sesion-2

Ministerio de Educación del Perú (MINEDU). (2023). La convivencia democrática e intercultural en el aula y la escuela. https://www.collegesidekick.com/study-docs/4627262

Ministerio de Educación Pública. (2009). Proyecto de Ética, Estética y Ciudadanía. Programas de Estudios de Educación Cívica, Tercer Ciclo de la Educación General Básica y Educación Diversificada.

Ministerio de Educación. (2022). Plan de Formación Ciudadana Orientaciones para su elaboración y revisión. https://convivenciaparaciudadania.mineduc.cl/wp-content/uploads/2022/01/Plan-Formacio%CC%81n-Ciudadana.pdf

Ministerio del Ambiente-MINAM. (2023). Informe n°08-2023-OGASA de conflictos Socioambientales de agosto 2023 | SINIA. https://sinia.minam.gob.pe/documentos/informe-ndeg08-2023-ogasa-conflictos-socioambientales-agosto-2023

Pagés, J. y Santisteban, A. (2006). La Educación para la ciudadanía hoy. En A. Santisteban. (coord.), ¿Qué saben y qué deberían saber de política los alumnos al finalizar la enseñanza obligatoria? Una investigación sobre Educación Cívica y formación democrática de la ciudadanía (pp. 1-23). Wolters Kluwer. https://www.academia.edu/33752984/La_Educaci%C3%B3n_para_la_Ciudadan%C3%ADa_hoy_1

Plá, S. y Ross, E. W. (2022). Social Studies Education in Latin America: Critical Perspectives from the Global South. Routledge.

Ross, E .W. (1997). The Social Studies Curriculum Purposes, Problems and Possibilities. State University of New York.

Ross, E. W. (2006). Social Studies Teachers and Curriculum. The Social Studies Curriculum: Purposes, Problems, and Possibilities (3rd ed.). State University of New York.

Schiro, M (2013). Introduction to the curriculum ideologies. En S. Michael, Curriculum Theory Conflicting Visions and Enduring Concerns (pp. 1-15). SAGE Publications.

Villalón-Galvéz, G. (2021). Conocimiento histórico y formación ciudadana. Inclusión de otras narrativas históricas para una Nueva Historia Escolar. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales, (8), 89-105. https://www.researchgate.net/publication/350714117_Conocimiento_historico_y_for

Vinson, K. D. (1998). The “Traditions” Revisited: Instructional Approach and High School Social Studies Teachers. Theory and Research in Social Education, 26, 50-82.

Publicado

2024-07-01

Como Citar

Cidadania e currículo latino-americano: conquistas e fracassos das práticas docentes. (2024). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 29, 1-21. https://doi.org/10.15359/rp.29.7

Edição

Seção

Memórias, experiências e diálogos docentes: A cidadania nas práticas docentes latino-americanas (secção arbitrada)

Como Citar

Cidadania e currículo latino-americano: conquistas e fracassos das práticas docentes. (2024). Revista Perspectivas: Estudios Sociales Y Educación Cívica, 29, 1-21. https://doi.org/10.15359/rp.29.7

Comentarios (ver términos de uso)