Bio-pedagogia e aprendizagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15359/ra.1-34.13

Keywords:

autopoiese, educação holística, ensino, experiências educativas, meios digitais, processo educativo, saúde

Abstract

Este artigo aborda a importância da bio-pedagogia e da aprendizagem. O ser humano é um ser pensante que se desenvolve em seu ambiente e interage com outros seres vivos. Para aprender é necessário ter as condições para tal, como uma boa saúde, um ambiente agradável para estudar e os meios tecnológicos para fazê-lo. Graças à tecnologia e à bio-pedagogia holística, o processo educacional torna-se mais dinâmico, criativo e versátil.

References

Asmann, H. (2002). Placer y ternura en la educación. Hacia una sociedad aprendiente. Madrid: Narcea de Ediciones.

Bohm, D. (1988). La totalidad y el orden implicado (3ª ed.). Barcelona: Kairós.

Boff, L. (2002). Ecología: grito de la tierra, grito de los pobres (3ª ed.). Barcelona: Totta.

Bunge, C. O. (2018). El espíritu de la educación. Londres: Forgotten Books.

Capra, F. (1998). Creativity and Leadership in Learning Communities. California: Center for Ecoliteracy.

Capra, F. (2002). La trama de la vida: una nueva perspectiva de los sistemas vivos. Barcelona: Anagrama.

Clark, E. T., Juárez, V. D., Krishna, P., Lee, M., Roberts, T. B., Gang, P. S., & Gallegos Nava, R. (comps.) (1997). El destino indivisible de la educación (1ª reimp.). México: Pax.

Durán Guardeño, A. (2012). Newton: la ley de la gravedad. La fuerza más atractiva del universo. Em: Libros Maravillosos. National Geographic. Recuperado el 3 de abril, 2023, de http://www.librosmaravillosos.com/newton/index.html.

Gallegos Nava, R. (1999). Educación Holista (1ª reimp.). México: Pax.

Gallegos Nava, R. (2001). Una visión integral de la educación. El corazón de la educación holista. México: Fundación Internacional para la Educación Holista. Recuperado el 6 de mayo, 2022, de https://www.ramongallegos.com.

Gallegos Nava, R. (2003a). Comunidades de Aprendizaje. Transformando las escuelas en comunidades que aprenden. Guadalajara: Fundación Internacional para la Educación Holista.

Gallegos Nava, R. (2003b). El espíritu de la educación. México: Fundación Internacional para la Educación Holista.

Gutiérrez, F. & Prado R., C. (2001). Ecopedagogía y ciudadanía planetaria. Heredia: Instituto Latinoamericano de Pedagogía de la Comunicación-Editorialpec 97.

Huxley, A. (1947). La filosofía perenne (4ª ed., marzo de 1999). C. A. Jordana (trad.). Buenos Aires: Editorial Sudamericana.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2017). Educación para los objetivos de desarrollo sostenible. Objetivos de aprendizaje. París. ISBN 978-92-3-300070-4.

Palacios, L. (2006). El valor del arte en el proceso educativo. Reencuentro, No. 46. México: Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Xochimilco. ISSN: 0188-168X.

Payán de la Roche, J. L. (2000). Lánzate al vacío, se extenderán tus alas. Santa Fe de Bogotá: Mc Graw-Hill Interamericana.

Theilhard de Chardin, P. (1968). La vida cósmica. Escritos del tiempo de guerra. Madrid: Taurus.

Varela, F. (2000). El fenómeno de la vida. Santiago: Dolmen Ediciones.

Published

2024-11-15

How to Cite

Bio-pedagogia e aprendizagem. (2024). Repertorio Americano, 34, 1-16. https://doi.org/10.15359/ra.1-34.13

Issue

Section

Artículos (sección arbitrada)

How to Cite

Bio-pedagogia e aprendizagem. (2024). Repertorio Americano, 34, 1-16. https://doi.org/10.15359/ra.1-34.13

Most read articles by the same author(s)

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >>