Uma abordagem intercultural e interdisciplinar ao estudo da religião (hagiografia) e suas diferentes manifestações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/siwo.17-2.2

Palavras-chave:

Estudo sócio-religioso, hagiografía, interdisciplinaridade, interculturalidade, Costa Rica

Resumo

O objetivo deste artigo é fornecer uma abordagem conceitual para o estudo da religião através de uma abordagem intercultural e interdisciplinar. A título de exemplo, considera-se a hagiografia e as suas diversas manifestações, seja no âmbito artístico, seja no campo cultural, entre outros. Este estudo propõe três pontos de discussão. Primeiramente é abordada uma abordagem e delimitação do religioso, especificamente do culto a São Bento de Núrsia. Além disso, considera-se o contexto político latino-americano e sua forma de abordar a religião. Em segundo lugar, é realizada uma caracterização do religioso através da veneração do Cristo Negro de Esquipulas e do rito mariano da Candelária, que envolve o sincretismo da Pachamama. Por fim, valoriza-se a importância da interdisciplinaridade para abordar temas religiosos, tomando como exemplo a hagiografia de Santo Domingo de Heredia. Em síntese, este estudo propõe três eixos de análise para avaliar a importância de um estudo interdisciplinar no campo da religião.

Biografia do Autor

Andrea Calvo Díaz, Universidad de Costa Rica, Costa Rica

Andrea Calvo Díaz es Máster en Arte y Máster en Filosofía por la Universidad de Costa Rica. Es docente en la Universidad Nacional, Costa Rica; así como en la Universidad de Costa Rica. Actualmente cursa el Doctorado Interdisciplinario en Estudios Sociorreligiosos de la Escuela Ecuménica y Ciencias de la Religión de la Universidad Nacional, Costa Rica.

Referências

Almeigeiras, A. (2010). Religiosidad popular. Creencias religiosas populares en la sociedad argentina. Universidad Nacional de General Sarmiento.

Barreto Zamudio, C., Carpio Pérez, A., López Benítez, A. J., & Rivero Zambrano, L. F. (Coords.). (2017). Miradas históricas y contemporáneas a la religiosidad popular: Una visión multidisciplinaria. Universidad Autónoma del Estado de Morelos.

Blancarte, R. (2015). ¿Por qué la religión “regreso” a la esfera pública en un mundo secularizado? Estudios Sociológicos, XXXIII (99), 659-673. https://estudiossociologicos.colmex.mx/index.php/es/article/view/1394/1393

Carazo, J. (2019). Tradicional Alborada en Santo Domingo de Heredia. Sistema de Información Cultural Costa Rica. https://si.cultura.cr/expresiones-y-manifestaciones/tradicional-alborada-en-santo-domingo-de-heredia.html

Carazo, J. (2020). Comisión Domingueña de Mascarada y Aloradas. Sistema de Información Cultural Costa Rica. https://si.cultura.cr/agrupaciones-y-organizaciones/comision-dominguena-de-mascaradas-y-alboradas.html

Carvajal, Y. (2010). Interdisciplinariedad: desafío para la Educación Superior y la Investigación. Revista Luna Azul, 31, 156-169. http://www.scielo.org.co/pdf/luaz/n31/n31a11.pdf

Fornet, R. (2004). Filosofar para nuestro tiempo en clave intercultural. Verlag.

Fuentes, L. (2018). Politización evangélica en Costa Rica en torno a la agenda “provida”: ¿Obra y gracia del Espíritu Santo? Revista Rupturas, 9 (1), 85-106. https://revistas.uned.ac.cr/index.php/rupturas/article/view/2230/2639

Griffit, G. (2003). ¿Es la religión una invención occidental? Concilium Revista Internacional de Teología, (302), 15-25. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=698089

Ministerio de Cultura Juventud y Deporte. (4 de diciembre de 2020). Festividades al Santo Cristo de Esquipulas declaradas patrimonio cultural inmaterial. Sala de Prensa. https://mcj.go.cr/sala-de-prensa/noticias/festividades-al-santo-cristo-de-esquipulas-declaradas-patrimonio-cultural

Morin, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Unesco.

Morin, E. (2006). El Método 6. Ética. Gedisa.

Paoli, F. (2019). Multi, Inter y Transdisciplinariedad. Problema anuario de filosofía y teoría del derecho, (13), 347-357. http://dx.doi.org/10.22201/iij.24487937e.2019.13.13725

Pinho, M. (2018). ¿Sacralización política o mesianismo? Los liderazgos políticos de Néstor Kirchner, Hugo Chávez, Donald Trump y Jair Bolsonaro. Nueva Época, 13 (47), 322-342. http://www.apps.buap.mx/ojs3/index.php/tlamelaua/article/view/866/pdf

Sedó, P. (2014). El turno ¡una fiesta muy tica con olor a pueblo! San Pedro: Vicerrectoría de Acción Social de la Universidad de Costa Rica.

Walsh, C. (2007). Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, 19(48), 25- 35. https://flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1265909654.interculturalidad__colonialidad_y_educacion_0.pdf

Zamora, C. y Vives, I. (2005). La Basílica de Santo Domingo. Revista Patrimonio 5, 5(5), 11- 20. http://www.patrimonio.go.cr/biblioteca_digital/publicaciones/2005/r_patrimonio_05.pdf

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Calvo Díaz, A. (2024). Uma abordagem intercultural e interdisciplinar ao estudo da religião (hagiografia) e suas diferentes manifestações. Siwo Revista De Teología, 17(2), 1-28. https://doi.org/10.15359/siwo.17-2.2

Edição

Seção

Artículos

Como Citar

Calvo Díaz, A. (2024). Uma abordagem intercultural e interdisciplinar ao estudo da religião (hagiografia) e suas diferentes manifestações. Siwo Revista De Teología, 17(2), 1-28. https://doi.org/10.15359/siwo.17-2.2