Notas sobre o pensamento crítico latino-americano e a construção de democracias libertadoras

Autores

  • Héctor Altamirano-Martínez Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República Uruguay, Uruguai

DOI:

https://doi.org/10.15359/tdna.34-63.3

Palavras-chave:

Democracia; Pensa¬mento Crítico Latino-Americano; Li¬bertação; Horacio Cerutti

Resumo

O eixo central do artigo é o Pensamento Crítico Latino-Americano (PCL) e sua conexão com o que chamamos de demo­cracias de libertação. Partimos de algu­mas das contribuições de Horacio Ce­rutti Guldberg. Historicamente, o PCL teve como centro a busca de elementos para a liberação das populações subme­tidas e exploradas. Acreditamos que há conhecimento em relação ao que acon­tece nas diferentes esferas da sociedade que leva a futuros que podemos conside­rar utópicos. Consideramos que o lega­do do PCL propõe possíveis futuros para que todos os seres humanos possam se tornar sujeitos, desenvolvendo-se ple­namente em todas as áreas e em qual­quer atividade. Nesse entendimento é que as atuais democracias hegemônicas, podem se tornar democracias de outro tipo, permitindo que a maioria atenda às necessidades físicas e espirituais de que todo ser humano necessita, tornando-se democracias libertadoras.

Biografia do Autor

Héctor Altamirano-Martínez, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República Uruguay

Egresado del Instituto de Profesores Artigas, especialidad Historia, CFEANEP. Candidato a Magister en Ciencias Humanas, Opción Estudios Latinoamericanos, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Uruguay. Cuenta con una rica obra publicada en revistas arbitradas de especialidad. Participantes como ponente en actividades académicas internacionales.

Referências

Acosta, Y. (2005). Sujeto y democratización en el contexto de la globalización. Perspectivas críticas desde América Latina, Nordan, Montevideo, Uruguay.

Altamirano, H. (2012). Vigencia y validez de la propuesta político-pedagógica de Paulo Freire: su legado teórico-práctico, en Revista Convocación –revista interdisciplinaria de reflexión y experiencia educativa–. Nro 9, diciembre, pp. 20-34.

Altamirano, H. (2016). Democracias para la liberación y la necesidad de un proyecto transmoderno en Encuentros Latinoamericanos, Sección Pensamiento, Sociedad y Democracia, en Revista Interdisciplinaria del Centro de Estudios Interdisciplinarios Latinoamericanos, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República, Nro. 20, diciembre, pp. 249-271.

Altamirano, H. (2017). Disputas por la democracia: de las democracias hegemónicas a las democracias para la liberación, en Revista MILLCAYAC Revista Digital de Ciencias Sociales, Vol. 3, Nº 4, marzo, pp. 193-218.

Bautista, J.J. (2014). ¿Qué significa pensar desde América Latina? Hacia una racionalidad transmoderna y postoccidental, Akal, Madrid, España.

Borón, A. (2013). América Latina en la geopolítica del imperialismo, Luxemburg, Buenos Aires, Argentina.

Cerutti Guldberg, H. [1984] (2006). Filosofía de la liberación latinoamericana, Fondo de Cultura Económica, México.

Cerutti Guldberg, H. (2007). Democracia e integración en nuestra América (ensayos), EDIUNC, Mendoza, Argentina.

Cerutti Guldberg, H. (2009). Y seguimos filosofando, Editorial de Ciencias Sociales, La Habana, Cuba.

Cerutti Guldberg, H. (2015), Posibilitar otra vida trans-capitalista, Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe, Universidad Nacional Autónoma de México y Universidad del Cauca, Colombia.

De Giorgi, A. (2014). Sanguinetti. La otra historia del pasado reciente, Fin de Siglo, Montevideo, Uruguay.

Demasi, C. (2004). Un repaso a la teoría de los dos demonios, en A. Marchesi, V. Markarian, Á. Rico (comps.), El presente de la dictadura. Estudios y reflexiones a 30 años del golpe de Estado en Uruguay, Trilce, Montevideo, Uruguay, pp. 67-74.

Demasi, C. (2016), El apoyo de las cámaras empresariales, en El negocio del 61 terrorismo de Estado. Los cómplices económicos de la dictadura uruguaya, Debate, Montevideo, Uruguay, pp. 143-159.

Dussel, E. (2016). Filosofías del sur. Descolonización y transmodernidad, Akal, Madrid, España.

Gramsci, A. (1975). Los intelectuales y la organización de la cultura, Juan Pablos Editor, México.

Hinkelammert, F. (1981). Las armas ideológicas de la muerte, DEI, San José, Costa Rica.

Hinkelammert, F. (1984). Crítica a la razón utópica, DEI, San José, Costa Rica.

Hinkelammert, F. (2009). Economía, sociedad y vida humana. Preludio a una segunda crítica de la economía política, Altamira, Buenos Aires, Argentina.

Petruccelli, A. (2015). Ciencia y utopía en Marx y en la tradición marxista, Herramienta Ediciones/Editorial El Colectivo, Buenos Aires, Argentina.

Rebellato, J.L. (1995). La encrucijada de la ética. Neoliberalismo, conflicto norte-sur, liberación, Nordan, Montevideo, Uruguay.

Rebellato, J.L. (2000). Ética de la liberación, Nordan, Montevideo, Uruguay.

Rico, A (1989). 1968 El liberalismo conservador, EBO, Montevideo, Uruguay.

Rico, A. (coord.) Demasi, C., Radakovich, R., Wschebor, I., Sanguinetti, V. (2005). 15 días que estremecieron al Uruguay. Golpe de Estado y Huelga General, Fin de Siglo, Montevideo, Uruguay.

Rodríguez, R. (2016). La sempiterna im¬punidad, en Derechos Humanos en el Uruguay -Informe 2016, Servicio Paz y Justicia-Uruguay, pp. 50-58.

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Notas sobre o pensamento crítico latino-americano e a construção de democracias libertadoras. (2018). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 34(63), 41-61. https://doi.org/10.15359/tdna.34-63.3

Edição

Seção

ARTÍCULOS Y ENSAYOS (sección arbitrada)

Como Citar

Notas sobre o pensamento crítico latino-americano e a construção de democracias libertadoras. (2018). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 34(63), 41-61. https://doi.org/10.15359/tdna.34-63.3