Referenciais conceituais para a abordagem das representações sociais da paz

Autores

  • Evelyn Cerdas Agüero Universidad Nacional, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/tdna.34-64.7

Palavras-chave:

representações sociais, paz, paz negativa, paz positiva, Estudos de paz na América Latina

Resumo

Neste ensaio lida conceitualmente com representações sociais e sua relação com aspectos de paz positiva e paz negativa. O objetivo deste ensaio é abordar elementos  teóricos sobre os conceitos de paz negativa e paz positiva que afetam as representações sociais (RS). Para tanto, os conceitos foram pesquisados e uma análise de seu conteúdo foi realizada  para reflexão. Conclui-se que as reflexões e análises de elementos teóricos sobre os conceitos de paz negativa e paz positiva nos permitem reconhecer que muitos dos significados da paz que emergem
da realidade são construídos pela influência de conceitos que regem os sistemas sociais, a cultura e as instituições e, em grande medida, as representações sociais sobre a paz são moldadas pela influência da informação mediada por uma intenção.

Referências

Abric, J. (2001). Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Coyoacán.

Araya, S. (2002). Las representaciones sociales. Ejes teóricos para su discusión. Cuaderno de Ciencias Sociales 127, San José, FLACSO. Recupe¬rado de: http://unpan1.un.org/intra-doc/groups/public/documents/ICAP/ UNPAN027076.pdf

Asamblea General de Naciones Unidas (1999). Declaración y programa de acción sobre una cultura de paz, A/RES/53/243. Recuperado de: file:///E:/nuevas%20lecturas%20 a%20marzo2013/paz/declara¬cion%20cult%20paz.pdf

Banchs, M.A. (2001). Jugando con las ideas en torno a las representaciones sociales desde Venezuela. Fermentum. Revista Venezolana de Sociología y Antropología, 11(30) 11-32. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=70512127003

Bobbio, N. (1982). El problema de la guerra y las vías de la paz. Barcelona: Gedisa.

Claggett-Borne, E. (2013). Definitions of Peace and Reconciliation in Latin America. International Handbook of Peace and Reconciliation. En: Malley-Morrison, Kathleen, Mercurio, Andrea, Twose, Gabriel (Eds.). Cap. I. Pp. 99-106. New York: Springer Science Business Media.

Cuevas, Y. & Mireles, O. (2016). Representaciones sociales en la investigación educativa. Estado de la cuestión: producción, referentes y metodología. Perfiles Educativos, XXXVIII (153), 65-83. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo. oa?id=13246712005

Galtung, J. (2003). Paz por medios pacíficos. Paz y conflicto, desarrollo y civilización. Bilbao: Gernika Gogoratuz.

Ibáñez, T. (2001). Representaciones sociales, teoría y método. En Tomás Ibáñez (Coord.), Psicología social construccionista, pp. 123-216. Guadalajara: Universidad de Guadalajara.

Jares, X. (1999). Educación para la paz. Su teoría y su práctica. Madrid: Editorial Popular. 128

Jiménez, F. (2009). Hacia un paradigma pacífico: la paz neutra. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 16, 141-189. Recuperado de: http://www.redalyc. org/articulo.oa?id=10512244007

Jiménez, F. (2011). Racionalidad pacífica. Una introducción a los estudios para la paz. Madrid: Dikinson.

Jodelet, D. (2007). Imbricaciones entre representaciones sociales e intervención. Representaciones sociales. Teoría e investigación. En: Rodríguez, T. y García, M.L. (Coords.). Pp. 191-1977. Universidad de Guadalajara. Guadalajara: Editorial CUCSH-UDG.

Lederach, J.P. (2000). El abecé de la paz y los conflictos: educar para la paz. Madrid: Los Libros de la Catarata.

Materán, A. (2008). Las representaciones sociales: un referente teórico para la investigación educativa. Geoenseñanza, 13(2), 243-248.

Moscovici, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Buenos Aires: Editorial Huemul S.A.

Moscovici, S. (2008). Psychoanalysis. Its Image and Its Public. Cambridge: Polity Press.

Pascual, A. (2013). Educación en y para los derechos humanos y la paz: principios y prácticas medulares. Cultura y educación en derechos humanos en América Latina. En Tosi, G., Zenaide, M. De N., Rodino, A.M. y Fernández, M.B. Joao Pessoa – Paraíba, Brasil: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Valencia, S. (2007). Elementos de la construcción, circulación y aplicación de las representaciones sociales. Representaciones sociales. Teoría e investigación. En Rodríguez, T. y García, M.L. (Coords.). Pp. 51-88. Universidad de Guadalajara. Guadalajara: Editorial CUCSH-UDG.

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Referenciais conceituais para a abordagem das representações sociais da paz. (2018). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 34(64), 109-128. https://doi.org/10.15359/tdna.34-64.7

Edição

Seção

NUESTRA AMÉRICA EN FEMENINO (sección arbitrada)

Como Citar

Referenciais conceituais para a abordagem das representações sociais da paz. (2018). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 34(64), 109-128. https://doi.org/10.15359/tdna.34-64.7