Inserir, adaptar e construir: participação do exílio chileno nas universidades estatais da Costa Rica a partir de 1974

Autores

  • Marcela Ramírez-Hernández Instituto de Estudios Latinoamericanos, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.15359/tdna.37-69.10

Palavras-chave:

Exílio chileno, migração, cultura,, educação superior, redes sociais, pensamento latino-americano

Resumo

Profissionais de vários ramos profissionais e disciplinas foram expulsos do Chile como resultado de políticas repressivas e do desmantelamento do Estado durante a ditadura de Augusto Pinochet. A Costa Rica, como país receptor deste fluxo migratório, contou entre os anos 70 e 80 com a presença
de mais de uma centena de profissionais chilenos, que encontraram nas universidades locais um campo fértil para o fortalecimento e desenvolvimento
das suas competências. Este artigo procura reconhecer os seus perfis socioprofissionais e as suas viagens através do meio académico, utilizando como fontes arquivos universitários e entrevistas pessoais. A partir da investigação identificou-se que, através do trabalho académico, várias destas pessoas geraram contribuições significativas da produção intelectual, da inovação temática, da administração universitária, da fundação de carreiras ou do enriquecimento metodológico e teórico para múltiplas áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Marcela Ramírez-Hernández, Instituto de Estudios Latinoamericanos

Académica investigadora
Universidad Nacional
Costa Rica

Referências

Entrevistas.

Azúa, L. (29 de enero 2018). Comunicación personal.

Baraona, M. (19 de mayo 2017). Comunicación personal.

Cabrera, J. (24 de noviembre de 2017). Comunicación personal,

Camacho, D. (30 de marzo 2017). Comunicación personal.

Cevo, J. (3 de noviembre 2016). Comunicación personal.

Cuenca,L. (20 de setiembre 2017). Comunicación personal.

Gaínza, G. (11 de noviembre 2016). Comunicación personal.

L.C. (24 de mayo 2017). Comunicación personal.

Krauskopf, D. (26 de mayo 2017). Comunicación personal.

Mourguiart, V. (7 de abril 2017). Comunicación personal.

Romero, R. (10 de abril 2017). Comunicación personal.

Archivos Universitarios

Azúa, L. (1974). La capacitación profesional de los funcionarios aduaneros. San José, Costa Rica: Dirección General de Aduanas, Ministerio de Hacienda. Mimeografiado.

Camacho, D. (2012). “La autonomía universitaria, la vigencia del III Congreso Universitario y una obligada referencia a Rodrigo Facio”. Revista de Ciencias Sociales 138 (IV): 11-20.

Escuela de Ciencias Biológicas (1990). Plan de Estudios Carreras Bachillerato en Bilogía Tropical y Licenciatura en Biología Tropical con énfasis en Manejo de recursos naturales. Heredia, Costa Rica: ECB, UNA.

Katevas, Juan. 2091 TU (1/1). Teatro Universitario. Anteproyecto Repertorio y presupuesto para el año 1977 del Teatro Universitario.

Universidad Estatal a Distancia. Junta Universitaria. Acta n. 126. 31 de enero 1979. Recuperado de: https://www.uned.ac.cr/conuniversitario/images/actas/1979/00126-79.pdf

Universidad Nacional. Actas Comisión Organizadora Ad-Hoc. Acta n. 66. 22 de noviembre 1973.

Vicerrectoría de Docencia. Creación de la Cátedra Sara Astica. Resolución VD-R-8958-2013. 27 de mayo 2013.

Vicerrectoría de Docencia. Creación de la Cátedra Conmemorativa Gastón Gaínza. Resolución VD-R-9839-2017. 4 de setiembre 2017.

Periódicos

García, R (7 de noviembre 1999). “Del sur al sur”. La Nación, 6 Recuperado de: http://wvw.nacion.com/dominical/1999/noviembre/07/dominical6.html

O’Neal, Katzy. (28 de junio 2011). “Enrique Margery Peña: lingüista de grata memoria”. Oficina de Divulgación e Información, UCR. Recuperado de: https://www.ucr.ac.cr/noticias/2011/06/28/enrique-margery-pena-linguista-de-grata-memoria.html

“Universitarios forman Comité de Solidaridad con Chile”. (6 de julio 1974). Libertad, p. 5

Fuentes Secundarias

Archivo Chile. (15 de octubre 2005). La dictadura y la educación. Recuperado de: http://www.archivochile.com/edu/doc_analit/est_doc_analit00015.pdf

Azúa, L. (1979). Repertorio para clasificación arancelaria de las mercancías en Centroamérica: índice alfabético de las nomenclaturas aduaneras. San José CR: Imprenta y litografía San Martín

Azúa, L. (1989). Arancel de Aduanas. San José, CR: CONDECOR

Bernal, J. (1983). Textos para el taller. Compilación de escritos: Curso Calidades del Espacio Arquitectónico. San José, Costa Rica: Escuela de Arquitectura, UCR.

Bernal, J. (1991). Una biografía de San José. Sin lugar: sin editor. Mimeografiado.

Camacho, Daniel. (2012). “La autonomía universitaria, la vigencia del III Congreso Universitario y una obligada referencia a Rodrigo Facio”. Revista de Ciencias Sociales 138 (IV): 11-20.

Castellón, M. (2007). Trayectoria teatral de un exilio chileno: Grupo Surco. Tesis para optar al grado de Magister Artium. Sistema de Estudios de Posgrado, Universidad de Costa Rica: San José, Costa Rica.

Cerdas, D. (2014). Escuela de Arte Escénico. Heredia: EUNA.

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (11 de abril). “Hugo Behm Rosas, la coherencia y el compromiso”, San José, Costa Rica. Recuperado de: https://www.cepal.org/celade/noticias/noticias/5/43335/

Durán, J. (2003). Senderos de identidad. San José, Costa Rica: Editorial Costa Rica.

Escuela de Estudios Generales. (1979). Seminarios Participativos. San José, Costa Rica: Escuela de Estudios Generales, Universidad de Costa Rica.

Escuela de Psicología (2017). Docentes eméritos: Armando Campos Santelices. UCR. Recuperado de: https://www.psico.ucr.ac.cr/index.php/es/personal/docentes-emeritos#dr-armando-campos-santelices

Escuela de Promoción y Planificación Social (1979). Perfiles profesionales del planificador

García, B.; Ortíz, B. (2012). “Conceptualizaciones sobre el trabajo académico del profesor universitario”. Recuperado de: http://die.udistrital.edu.co/sites/default/files/doctorado_ud/publicaciones/conceptualizaciones_sobre_trabajo_academico_del_profesor_universitario.pdf

Garretón, M. (2005). “Las Ciencias Sociales en Chile. Institucionalización, ruptura y renacimiento”. Social Sciences in Latin America (44) Special Issue. Recuperado de: http://www.manuelantoniogarreton.cl/documentos/07_08_06/sociales.pdf

González, P. (2008). La sociabilidad y la historia política. Nuevo Mundo Mundos Nuevos. https://DOI: 0.4000/nuevomundo.24082

Krauskopf, D. (2007). Adolescencia y Educación. San José, CR: EUNED

Montes, M. (2001). “Teatro Universitario 1977-1986: la época dorada”. Revista Escena 47 (1-2): 141-158.

Núñez, B. (1974). Hacia la Universidad Necesaria. Heredia, Costa Rica: UNA.

Pacheco, F. (diciembre 2012). “Don Juan Bertoglia Richards, forjador de las ciencias marinas en la Universidad Nacional de Costa Rica”. Revista de Ciencias Marinas y Costeras (4): 9-12

Romero, R.; Arias, A.; Morales, M. (1989). La cuestión fronteriza en la Región Brunca: algunos elementos para discusión. Ciudad Cortés, CR: UNA, EPPS.

Serra, Jaime y Ramírez, Gonzalo. (Junio-setiembre 1988). “La experiencia del programa de salud en la comunidad ‘Hospital sin Paredes’”. Revista de Ciencias Sociales de la Editorial de Costa Rica, 40-41: 101-120.

Serra Stepke, Soledad y Serra Stepke, Ignacio. (2015). “Biografía del profesor Dr. Jaime Serra: de la Hepatitis viral a la Salud Integral”. Cuadernos Medicina Social 55 (3 y 4): 175-186. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/309617472_Biografia_del_profesor_Dr_Jaime_Serra_de_la_Hepatitis_viral_a_la_Salud_Integral

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Inserir, adaptar e construir: participação do exílio chileno nas universidades estatais da Costa Rica a partir de 1974. (2021). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 37(69), 195-218. https://doi.org/10.15359/tdna.37-69.10

Como Citar

Inserir, adaptar e construir: participação do exílio chileno nas universidades estatais da Costa Rica a partir de 1974. (2021). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 37(69), 195-218. https://doi.org/10.15359/tdna.37-69.10