Prevención de la violencia: La voz de jóvenes adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15359/tdna.37-70.8Palavras-chave:
Direitos Humanos, América Latina, dolescentes, prevenção da violênciaResumo
Este artigo investiga as opiniões e atitudes dos adolescentes dentro e fora da escola na comunidade de Ciudad Colón relativamente ao seu papel na prevenção da violência. A investigação que precede este artigo é qualitativa e o método de investigação é fenomenológico, as técnicas utilizadas foram a entrevista aprofundada, a biografia e a escala Likert. A população participante era constituída por adolescentes escolarizados e não escolarizados entre os 15 e 17 anos de idade. O estudo mostra que os participantes consideram que a prevenção da violência implica resultados ligados a uma maior segurança pessoal, uma diminuição da violência directa, paz de espírito e é considerada uma forma de influenciar a mudança nas pessoas para que haja menos violência interpessoal. As opiniões e atitudes são configuradas em torno da assunção de um papel pessoal ligado às práticas de prevenção ligadas ao lazer e lazer, educação, diálogo, solidariedade, comunicação e informação
Referências
Asamblea General de Naciones Unidas (1948). Declaración universal de derechos humanos, A/RES/217A/III. Recuperado de: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=spn
Chesnais, J.C. (1992). Historia de la violencia: el homicidio y el suicidio a través de la historia. Revista Internacional de Ciencias Sociales, 8, 23-32. Recuperado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000915/091531so.pdf
Domínguez, P; Filgueira, C; Fridlenderis; D; Robertt, P. (2000). El estado de la paz y la evolución de las violencias. La situación de América Latina. CIIP. Uruguay: Trilce.
Ferrándiz, F. & Feixa, C. (2004). Una mirada antropológica sobre las violencias. Alteridades, 14() 159-174. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=74702710
Galtung, J. (2003). Paz por medios pacíficos. Paz y conflicto, desarrollo y civilización. Bilbao: Gernika Gogoratuz.
Hernández, T. (2002). Descubriendo la violencia. En R. Briceño-León (Ed.), Violencia, sociedad y justicia en América Latina (pp.57-75). Buenos Aires, Argentina: Clacso. Recuperado de: http://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/116376/MEMORIA%20FINAL%202012.pdf?sequence=1
Hernández, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. Sexta edición. México: Mc Graw Hill.
Jiménez, F. y Muñoz, F. (2004). Violencia Cultural. En López, M. (Dir.). Enciclopedia de Paz y Conflictos. Granada: Universidad de Granada/Junta de Andalucía. Pp.1161-1162.
Madrigal, K. (2017). Costa Rica, segundo peor de América Latina en bullying, según OCDE. La Republica.net. Recuperado de https://www.larepublica.net/noticia/costa-rica-segundo-peor-de-america-latina-en-bullying-segun-ocde
Martínez, V. (2000). Saber Hacer las Paces. Epistemologías de los Estudios para la Paz. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 7(). Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10502303
Martín, J.M. (2004). Qué es la violencia. En F. Muñoz y B. Molina (Eds.), Manual de paz y conflictos (pp. 225-247). España: Universidad de Granada. Recuperado de: http://www.ugr.es/~eirene/publicaciones/eirene_manual.html
Mertens, D. (2005). Research and Evaluation in Education and Psychology. Integrating Diversity with Quantitative, Qualitative, and Mixed Methods. 2da. ed. Thousand Oaks, CA: SAGE.
Mertens, D. (2015). Research and evaluation in education and psychology: integrating diversity with quantitative, cualitative, and mixed methods. Fourth edition. USA: Gallaudet University.
Moreno, E. (2005). La violencia en las escuelas. Revista Educación 29(2), pp. 139-155.
OECD (2017). PISA 2015 Results (Volume III): Students’ Well-Being. Paris: PISA, OECD Publishing. Recuperado de: http://dx.doi.org/10.1787/9789264273856-en
PANI (sf.). La violencia en centros educativos. Recuperado de: http://www.pani.go.cr/libreria/violencia%20en%20centros%20educativos.pdf
Peña, M. (12/5/2011). Analizan la violencia en los centros educativos costarricenses. Recuperado de: http://www.ucr.ac.cr/noticias/2011/12/05/analizan-la-violencia-en-los-centros-educativos-costarricenses/imprimir.html
Poder Judicial (2018). Estadísticas Violencia doméstica. Observatorio de Violencia de Género contra las Mujeres y Acceso a la Justicia. Recuperado de: https://observatoriodegenero.poder-judicial.go.cr/soy-especialista-y-busco/estadisticas/violencia-domestica/
Poder Judicial (2020). Estadísticas Femicidio. Observatorio de Violencia de Género contra las Mujeres y Acceso a la Justicia. Recuperado de: https://observatoriodegenero.poder-judicial.go.cr/soy-especialista-y-busco/estadisticas/femicidio/
Programa estado de la nación (2012). Costa Rica: Human development assessment and dilemas. San José: PEN. Recuperado de: http://www.estadonacion.or.cr/files/biblioteca_virtual/otras_publicaciones/Costa-Rica_HDA-2012_digital.pdf
Programa Estado de la Nación (2013). Cuarto Informe Estado de la Educación. Parte 3. La voz de los actores del sistema educativo. Pp. 351-375. San José: PEN. Recuperado de: http://www.estadonacion.or.cr/files/biblioteca_virtual/educacion/004/13-Parte-3-voces-de-los-actores.pdf
Programa Estado de la Nación (2017). Sexto Informe Estado de la Educación. Cap.4. Educación secundaria en Costa Rica. Pp. 183-239. San José: PEN.
Programa Estado de la Nación. (2017a). Estadísticas Centroamérica 2017. Recuperado de: https://www.estadisticascentroamerica2017.estadonacion.or.cr/estadisticas-erca2017.html#social
Recio, P. (2017). “60% de estudiantes de Costa Rica han sido víctimas del 'bullying'. nación.com. Recuperado de: https://www.nacion.com/el-pais/educacion/60-de-estudiantes-del-pais-han-sido-victimas-del/M6NRIEP6KRHYFJR6KEIJFWFEKA/story/
Ruiz, I. (2012). Metodología de la investigación cualitativa. 5ª. Ed. Bilbao: Universidad de Deusto.
Unicef (2017). Una revisión sistemática de los determinantes de la violencia que afecta a niños, niñas y adolescentes: Costa Rica. San José. Recuperado de: https://www.unicef.org/Innocenti-ViolenciaCR4-final_13012017.pdf
Unesco (1992). Manifiesto de Sevilla sobre la violencia. Preparar el terreno para la construcción de la paz. Recuperado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000943/094314so.pdf
Zavaleta, J.A. (2018). Elementos para la construcción del concepto de campo de la violencia. Sociológica, año 33, número 93, enero-abril, pp. 151-179.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra de Revista Temas de Nuestra América está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Cualquier permiso que trascienda dicha licencia, debe solicitarse por escrito a la persona directora de la Revista