El decir veraz y la práctica pedagógica universitaria de cara al ejercicio de la libertad

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/tdna.40-75.7

Palavras-chave:

dizer a verdade, discurso pedagógico universitário, pedagogía crítica, educacao para a liberdade

Resumo

O objetivo deste ensaio é fazer uma reflexão sobre a formação profissional oferecida pela universidade com vistas à busca e à vivência da verdade em relação à realidade e ao exercício da liberdade.  Propõe uma análise do discurso pedagógico no campo do ensino superior e uma breve descrição de como podem ser tomadas ações para promover uma formação profissional que seja exercida de forma coerente, influenciando a transformação da realidade local e global.  Conclui-se que, para alcançar uma educação superior libertadora e crítica, é necessário modificar o discurso pedagógico tradicional, integrar o treinamento da parrésia (dizer a verdade) e o desenvolvimento de modelos educacionais baseados em uma lógica diferente da tradicional. Isso implica mudanças significativas nas instituições universitárias e modificar os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Referências

Aragay, X (2017). Reimaginando la educación: 21 claves para transformar la escuela. España: Paidós Iberica.

Corazón, R. (2002). El problema del conocimiento. España: Eunsa.

Ellacuría, I. (2007). Filosofía de la realidad histórica. (2.ª reimpresión). El Salvador: UCA Editores.

Escobar-Galo, J. (2017). Libre albedrío y la vida escolar: los estudiantes narran sus experiencias sobre la convivencia escolar y el ejercicio de la libertad. Guatemala: Cara Parens-URL.

Escudero, M. Área, M. Bolívar, A. (2007). Diseño, desarrollo e innovación del currículum. Madrid: Editorial Síntesis.

ETEA (s/f). Tojeira: "las universidades están formando profesionales exitosos en sociedades fracasadas”. España: Universidad Loyola Andalucía. Disponible en línea en: https://www.teol-granada.com/web/etea/noticia/-/journal_content/56_INSTANCE_m3CO/10192/933623

Foucault, M. (2010). El coraje de la verdad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.

Foucault, M. (2004). Discurso y verdad en la antigua Grecia. Barcelona: Ediciones Paidós, Ibérica, S. A.

Freire, P. (2006). Pedagogía de la indagación. (2.ª ed.). España: Morata.

Freire, P. (1996). Cartas a Cristina. Reflexiones sobre mi vida y mi trabajo. Madrid: Siglo

veintiuno editores.

González, A. (2014). Introducción a la práctica de la filosofía. Texto de iniciación. San Salvador: UCA editores.

Morin, E. (1999). La cabeza bien puesta. Repensar la reforma-reformar el pensamiento. Buenos Aires: Nueva Visión.

Ortega, J. (2018). Microfísica del poder y pedagogía universitaria. Barcelona: UOC.

Pinar, W. (2014). La teoría del currículum. Estudio introductorio de José María García Garduño. Madrid: Narcea.

Zuluaga, O., Noguera, C., Quiceno, H. (2018). Estudios foucaultianos y educación. Pensar de otro modo. España: Magisterio Editorial.

Publicado

2024-04-25

Como Citar

El decir veraz y la práctica pedagógica universitaria de cara al ejercicio de la libertad. (2024). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 40(75), 1-22. https://doi.org/10.15359/tdna.40-75.7

Como Citar

El decir veraz y la práctica pedagógica universitaria de cara al ejercicio de la libertad. (2024). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 40(75), 1-22. https://doi.org/10.15359/tdna.40-75.7

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >>