El juego colaborativo como estrategia de cuidado; hacia una educación integradora y para la paz
DOI:
https://doi.org/10.15359/tdna.40-75.9Palavras-chave:
Educacao para a paz, jogo colaborativo, pratica de cidadania, educacao escolar, solidariedade, atividades ludicas, Latino AmericaResumo
O artigo busca tornar visível a importância das atividades lúdicas como estratégias de cuidado individual e coletivo para crianças em idade escolar. Além disso, visa a promover a educação para a paz a partir de uma abordagem latino-americanista. A perspectiva metodológica consistiu em duas oficinas com atividades lúdicas previamente validadas a partir de uma abordagem qualitativa. Em primeiro lugar, é feita uma descrição do contexto da população participante, seguida de uma apresentação teórica na qual se faz referência aos conceitos básicos para a compreensão do tema: pedagogia do cuidado e do afeto, solidariedade, paz, jogo colaborativo, etc. Em seguida, a análise dos resultados é realizada tomando como referência as expressões e os sentimentos (sentipensares) das crianças participantes de acordo com cada atividade.
Referências
Cerdas, E. (2013). Educación para la paz: fundamentos teóricos, epistemológicos y axiológicos. Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, (24), 189-201. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/derechoshumanos/article/view/5804/5673
Cerdas, E. (2015). Desafíos de la educación para la paz hacia la construcción de una cultura de paz. Revista Electrónica EDUCARE, (19), 135-154. https://www.scielo.sa.cr/pdf/ree/v19n2/a09v19n2.pdf
Comins, I. (2008). La ética del cuidado y la construcción de la paz. Icaria-Editorial 11-23. https://ceipaz.org/wp-content/uploads/2020/04/2.-Estica-del-cuidad0-IreneComin.pdf
Comins, I. (2015). La ética del cuidado en sociedades globalizadas: hacia una ciudadanía cosmopolita. THÉMATA. Revista de Filosofía, (52), 159-178. https://institucional.us.es/revistas/themata/52/9.%20Irene%20Comins.pdf
Freire, P. (2003). El grito manso. México: Siglo XXI
Garaigordobil, M. y Fagoaga, J. (2006). El juego cooperativo para prevenir la violencia en los centros escolares. Centro de Investigación y Documentación Educativa (CIDE). https://sede.educacion.gob.es/publiventa/PdfServlet?pdf=VP12153.pdf&area=E
Ghiso, A. (2007). Solidaridad como itinerario del quehacer pedagógico. Revista de Educación y Cultura, (65), 36-40. http://www.tarea.org.pe/images/Tarea65_36_Alfredo_Ghiso.pdf
Mujica, R. (2018). Pedagogía de los cuidados. Aportes para su construcción. Algunos criterios
para elegir metodologías para trabajar la Pedagogía de los cuidados en las escuelas. Fundación InteRed, 110-128. https://base.socioeco.org/docs/marco-teorico_completo.pdf
Patarroyo, L. (2018). Pedagogía de los cuidados. Aportes para su construcción. La realidad escolar y la Pedagogía de los cuidados. Fundación InteRed, 98-108. https://intered.org/pedagogiadeloscuidados/wp-content/uploads/2018/05/Marco-Teorico_Completo.pdf
Torrejón, M., Urquiza, A. y Meersohn, C. (2005). Imaginario social de la colaboración: voluntariado y solidaridad. Revista Mad. Revista del Magíster en Análisis Sistémico Aplicado a la Sociedad, (13), 1-11. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3112247390
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Temas de Nuestra América Revista de Estudios Latinoamericanos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta obra de Revista Temas de Nuestra América está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Cualquier permiso que trascienda dicha licencia, debe solicitarse por escrito a la persona directora de la Revista