Mecenato corporativo e independência editorial na mídia digital latino-americana. O caso da Google News Initiative

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15359/tdna.40-76.3

Palavras-chave:

mídia de massa, internet, patrocínio , ideología, influência social, América Latina

Resumo

Este artigo analisa como os meios digitais independentes ou alternativos latino-americanos gerem o financiamento necessário para permanecer no ambiente da internet sem perder sua autonomia político-ideológica. Este tema é examinado a partir do caso das nove mídias favorecidas pela Google News Initiative (GNI) em suas convocatórias de 2019 e 2021, para mostrar, mediante a utilização do método de análise documental, a relação entre a ideologia e a política editorial das mídias que participaram das convocatórias e os requisitos colocados pela empresa tecnológica que as selecionou. Pretende-se saber se as mídias que apresentaram projetos que receberam esse tipo de mecenato empresarial conseguem manter e preservar sua linha político-ideológica, relacionando-se com agentes financiadores que, ao que parece, pretendem ampliar sua influência a partir de novas práticas de mercado ou sua própria agenda político-ideológica. Nesse sentido, o artigo demonstra que recorrer ao apoio de big techs como Google é uma estratégia importante para a sobrevivência da mídia alternativa. No entanto, neste caso concreto, a empresa propõe e espera que os meios que financia caminhem no sentido da construção de uma estrutura financeira capaz de gerar autonomia económica, com a observância de critérios operacionais, procedimentos e metas normalizadas que, em última análise, poderiam transformar as organizações de notícias em plataformas de negócios, com um nítido viés comercial.

Biografia do Autor

Regina Aída Crespo, Universidad Nacional Autónoma de México

Investigadora en el Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe

Doctora en Historia Social

Universidad Nacional Autónoma de México

México

Jenny Teresita Guerra-González, Universidad Nacional Autónoma de México

Investigadora del Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información

Doctora en Ciencias de la Documentación

Universidad Nacional Autónoma de México

México

Referências

Bisquerra, R. (2004). Metodología de la investigación educativa. Editorial La Muralla.

De Zúñiga y Navajas, H. G. y Rojas, H. (2009). Análisis de los efectos de los blogs en la sociedad de la información. Comunicación y ciudadanía, 2, 60-71. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3707702

Deleuze, G. (2006). Post-scriptum sobre las sociedades de control. Polis, 13. https://journals.openedition.org/polis/5509

Fumero, E. P., Guerra, Y. H., López, J. R. D. y Matamoros, L. Z. (2017). Un modelo periodístico. Interrelación teórica del Nuevo periodismo electrónico y la plataforma Twitter, en el escenario mediático latinoamericano. Perspectivas de la comunicación, 10(1), 157-186. http://revistas.ufro.cl/ojs/index.php/perspectivas/article/view/724

Godoy, G. M. (15 de octubre de 2020). Un ¡adiós!, con la frente en alto. Nómada, Guatemala. https://nomada.gt/pais/actualidad/un-adiós-con-la-frente-en-alto/

Google Initiative News. (2021). Overview. Google Initiative News. https://newsinitiative.withgoogle.com/intl/es/

Google Initiative News. (2021). Proceso para las postulaciones Latin America. Mountain View. Google News Initiative. https://newsinitiative.withgoogle.com/info/intl/es_419/innovation-challenges/how-to-apply/latam/#application-process

Google Initiative News. (2022). Desafíos de Innovación. Mountain View. Google News Initiative. https://newsinitiative.withgoogle.com/intl/es_419/innovation-challenges/funding/latin-america/

Iglesias, A. (2020). Ser creíble o desaparecer. Retos de los medios digitales independientes en América Latina ante la incertidumbre que provoca la pandemia de COVID-19. https://ddd.uab.cat/record/236623

Meléndez, J. Y. (2014). Primer estudio de medios digitales y periodismo en América Latina. Factual.

N. A. (2003). El imperativo de una comunicación contrahegemónica. Federación Latinoamericana de Periodistas. http://www.revistas.unam.mx/index.php/archipielago/article/view/19666

Pelegrini, M. y. Browne Sartori, R. (n. d.). Hacia una “arqueología de los medios” contrahegemónicos en América Latina. Una propuesta de investigación temática. Nhengatu. Revista Iberoamericana Para Comunicação e Cultura Contrahegemônicas, 2. https://doi.org/10.23925/nhengatu.v1i2.34199

Peruzzo, C. M. K. (2009). Vista do Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia, 17, 131-146. https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2108/1247

Sarlo, B. (1992). Intelectuales y revistas : razones de una práctica. America, 9(1), 9-16. https://doi.org/10.3406/ameri.1992.1047

Waisbord, S. (2020). ¿Es válido atribuir la polarización política a la comunicación digital?: sobre burbujas, plataformas y polarización afectiva. Revista SAAP, 14(2), 249-279. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7791273

Zuluaga, J. y Gómez, S. (2019). Medios nativos digitales en América Latina: agenda, sostenimiento e influencia. Chasqui Revista Latinoamericana de Comunicación, 1(141), 301-316. https://doi.org/10.16921/chasqui.v0i141.3333

Publicado

2024-07-13

Como Citar

Mecenato corporativo e independência editorial na mídia digital latino-americana. O caso da Google News Initiative. (2024). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 40(76), 1-22. https://doi.org/10.15359/tdna.40-76.3

Edição

Seção

ARTÍCULOS Y ENSAYOS (sección arbitrada)

Como Citar

Mecenato corporativo e independência editorial na mídia digital latino-americana. O caso da Google News Initiative. (2024). Temas De Nuestra América Revista De Estudios Latinoamericanos, 40(76), 1-22. https://doi.org/10.15359/tdna.40-76.3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >>