Decepção e esperança durante a Grande Guerra: poetas e escritores latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.15359/tdna.31-58.1Palavras-chave:
Primeira Guerra Mundial, Josée Basileo-Acuña, Rubén Darío, Salomón de la Selva, Enrique Gómez-Carrillo, pensamento latinoamericano, história culturalResumo
O ano 2014 nos dá um grande resultado de materiais acadêmicos de abordagem historiográfica da Primeira Guerra Mundial. Na História Contemporânea fica uma abordagem baseada em um novo instrumento teórico de giro cultural, ou seja, a passagem da história social à história cultural da Guerra Grande. Este artigo analisa a Primeira Guerra Mundial do ponto de vista dos cronistas Latino-Americanos José Basileo Acuña (1897-1916) da Costa Rica, Salomón de la Selva (1893-1959) e o poeta Rubén Darío (1867-1916) da Nicarágua, e Enrique Gómez Carrillo (1873-1927) da Guatemala. Eles viveram e testemunharam o conflito e seus textos permitem-nos ter um olhar pessoal da Guerra. Este artigo dá-nos uma abordagem da vida cotidiana em tempos de guerra e mostra-nos a história dos heróis anônimos, e de pessoas mutiladas e deslocadas, através da visão destes escritores e poeta que participaram de um conflito que afetou toda a humanidadeReferências
Acuña, B. (2010). Obras completas. Peggy Von Mayer (Ed.). Costa Rica: EUCR.
Campagnom, O. (2014) América latina y la Gran Guerra. Argentina: Editorial Crítica.
Caro, D. H.(2014) La gran desilusión frente a Europa. Revista Arcadia.com. Recuperable en: www.revistaarcadia.com/impresa/periodismo/articulo/la-gran-desilución-frente-a-Europa/38053
Chen-Sham, J.(2014) Un poeta costarricense en la primera guerra mundial. La Nación Suplemento Ancora, 14 de noviembre, p. 9.
_______. (2014). La Primera Guerra Mundial y la poesía centroamericana: la contienda vista por José Basileo Acuña y Salomón de la Selva. Pensamiento actual. Universidad de Costa Rica, 13(21), p. 51-67.
Colombi, B. (2009). Una ciudad letrada extraterritorial: escritores hispanoamericanos en París en el fin – de- siglo. Recuperable en: http://www.iai.spk-berlin.de/
Darío, R. Poesía. Biblioteca Ayacucho. Recuperable en: www.bibliotecayacucho.gov. ve
de la Selva, S. (1922) El Soldado Desconocido. México: Editorial Cultura.
__________. (2005). El Soldado Desconocido y otros poemas. Selección, introducción y bibliografía Miguel Ángel Flores. Epílogo de Pedro Henríquez Ureña .México: Fondo de Cultura Económica.
Gómez Carrillo, E. (1919). Obras completas. Madrid: Editorial Mundo Latina.
___________. 2013. Mata Hari. México: Fontamara.
Junger, E. (2014). Tempestades de acero. Barcelona: TusQuest editores.
Langue, F. (2014). América Latina y la I Guerra Mundial: una historia cultural. Recuperable de: http://historia.fundacionmapfre.org/historia/es/blog/dossier-fm/tema-i-guerra-mundial.jsp.
Pérez Galdós, B. (1919). Prólogo. Campos de batalla y campos de ruinas. (Enrique Gómez Carrillo). Madrid: Editorial Mundo latino.
Prost, A. y Winter, J. (2013) Penser la Grande Guerre. Un essai d'histoiriographie. En: La Gran guerra de los intelectuales. Maximiliano Fuentes Cadera (Comp.). España en Europa. Ayer 1, p. 2.
Quesada, R. (2014). Enrique Gómez Carrillo (1873-1921) Cronista de la primera Guerra mundial. Revista Escáner Cultural, n 171, Marzo.
_______________(2014). Imperialismo y barbarie: la primera Guerra mundial y el asesinato de Rosa Luxemburgo. Exégesis. Año 28 (75) pp. 4-19
Torres, E. (1980). La dramática vida de Rubén Darío. Costa Rica: EDUCA.
_____________. (1956). Enrique Gómez Carrillo: el cronista errante. Guatemala: Librería Escolar.
Von Mayer, P. (2010). (Ed.). Obras Completas de Basileo Acuña. Costa Rica: Editorial Costa Rica.
White, S. (s/f). El Soldado Desconocido y Counter – Attack de Siegfried Sassoon. La poesía de Nicaragua: diálogos con Francia y los Estados Unidos. Jornal de poesía. Recuperable en: http://www.jornaldepoesia.jor.br/bh36white7.htm)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra de Revista Temas de Nuestra América está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Cualquier permiso que trascienda dicha licencia, debe solicitarse por escrito a la persona directora de la Revista